segunda-feira, junho 27, 2016

[Resenha] Sedução da Seda - Loretta Chase

Resenha de hoje é de mais um Romance de época de Loretta Chase que não me surpreendeu em ser tão bom rs. Sedução da Seda é o primeiro de uma série de quatro livros que trazem o estilo irônico e bem humorado de Chase assim como em todas as suas histórias.
Sedução da Seda
As Modistas #1
Autora: Loretta Chase
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon

Sinopse: Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon.
Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna.
O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas.
Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.
Loretta Chase se tornou uma das minhas autoras preferidas de Romances de Época, suas histórias tendem a fugir do clichê e trazem personagens fascinantes, fortes, decididos e perfeitamente definidos. Sedução da Seda não foi diferente e já começa quebrando convenções do gênero. A protagonista não é uma jovem inocente que só pensa em arranjar um marido, e apesar de esta ser uma característica recorrente nas personagens da autora, isso não a torna clichê ou banal. Obviamente que ela é determinada, impetuosa, mandona e teimosa, assim como as outras protagonistas de Chase mas ainda assim é diferente da maioria das heroínas do gênero que eu conheci até agora.

Marcelline Noirot é uma modista que não mede esforços para conseguir as clientes que quer, ela não se importa com a ética e a moral. Nascida de uma família de famigerados golpistas ela não é muito diferente de seus antepassados. O alvo da vez é lady Clara Fairfax, mas para alcançar a jovem ela precisa antes atingir seu futuro noivo, o duque Clevedon. Acontece que dessa vez o jogo vai ser um pouco mais perigoso, e Noirot não imagina que encontrou um rival a altura em questão de sedução. No entanto, Noirot não está disposta a deixar que a forte atração que sente pelo duque arruíne seus planos e vai lutar com todas as forças para não se render ao charme de Clevedon. O que se torna praticamente impossível quando além de lindo e sedutor o Duque se mostra também inteligente e espirituoso.
"Ele era um predador. Ela também era."
Loretta Chase tem o dom de escrever histórias que trazem diversas pontos de forma dosada, sem exagerar em detalhes. Ela não explora apenas um único ponto, suas narrativas trazem questões importantes, criticas à sociedade e no meio disso tudo romance. Chase consegue trabalhar muito bem seus personagens e criar diálogos espirituosos que fluem e deixam a narrativa leve e divertida. Em Sedução da Seda já temos contato com os personagens dos livros que estão por vir e já é possível assimilar qual vai ser o próximo casal, eu sinceramente estou bem curiosa para continuar acompanhando estas histórias.

Se há um único defeito na narrativa é que a em certo momento a personalidade da protagonista chega a ficar "entediante". A negação ou a forma como ela se mostra tão teimosa em suas decisões chegaram a ficar repetitivas, contudo isso não atrapalha a obra de forma alguma. É apenas a obstinação de Marcelline falando mais alto. Tudo isso de alguma forma colabora para o final magistral da autora, apesar de previsível é gostoso ver como as coisas não acabam acontecendo de um jeito muito clichê. Há um certo mistério sobre a família de Marcellina durante a narrativa que é mantido escondido dos outros personagens até o fim e a revelação é o ponto inicial do final feliz do casal. Gostei bastante de como tudo se definiu.

Enfim, Sedução da Seda é um romance épico gostoso de ler e o mais importante uma história inovadora em um gênero que já se mostra bastante batido e clichê. A edição da editora Arqueiro é bem simples como sempre, mas impecável, só não posso dizer que amei a capa, contudo ela segue o padrão do gênero então não tenho do que reclamar. No mais, não vejo a hora de ler os outros livros da série e imploro que a Editora continue trazendo outros livros e séries da autora, porque são romances gostosos de ler.
Melhores Quotes:

"A vida não era uma roda que girava sem parar. Nunca voltava ao mesmo ponto. Não se limitava a um simples vermelho e preto e um leque de números. A vida ria da lógica. Sob o manto de ordem imposta pelo homem, a vida era uma total anarquia."

"Ele se esqueceria de tudo isso, da mesma maneira que se esqueceria dessa noite. As lembranças permaneceriam por algum tempo, mas acabariam por perder importância. A dor que sentia agora, a frustração, a raiva e a dor – tudo isso também desapareceria.Ela lhe dera uma noite da qual se lembrar, mas é claro que ele se esqueceria."

"Ela era incorrigível. Era a mulher mais insensível, calculista, irritante...E ele era um cãozinho, porque ainda a queria."

 "O amor não fazia parte do jogo. Não estava nas cartas. E esse jogo já chegara ao fim." 

3 comentários:

  1. JULIAAAAAAANA
    melhor livro, melhor romance de época, estou in love ♥ solicitei esse livro super de bobeira, quase que não peço mas graças a Deus porque eu gostei demais mesmo. Marcelline é minha meta de vida quanto a confiança em si mesma UHAUSHAUS e até o "defeito" que você apontou eu curti, a mulher é turrona demais, adooooro. Não vejo a hora de ter os outros livros. Mas vamos confabular aqui, são 3 irmãs, 4 livros, quem você acha que é a 4° mocinha?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!!

    Estou LOUCA para ler esse romance!! <3
    A Loretta também é uma das minhas autoras favoritas no quesito romance de época. Seus personagens nunca são os queridinhos da sociedade e ela tem um tom sarcástico que torna os livros únicos.

    Acho que Marcelline deve ser uma das personagens mais realistas de acordo com a época, né? Mal posso esperar para conhecê-la!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa autora faz uns livros maravilhosos do gênero. E é diferente, não é aquela hist´pria batida e cheia de clichê mesmo. Ela faz uns personagens tão fortes, independentes e cheios de opinião. Muito bom de ler.
    Estou ansiosa para ver o que ela fez com esse livro. E espero que a garota não seja chatinha...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)