terça-feira, julho 05, 2016

[Resenha] Coração? - Gail Carriger

A resenha de hoje é de um livro especial, mas nem por isso menos sincera. O Protetorado da Sombrinha é uma das minhas série literárias preferidas e é quase complicado demais explicar porquê, mesmo assim eu sempre tento, já que nada é impossível!
Coração?
O Protetorado da Sombrinha #4
Autora: Gail Carriger
Editora Valentina
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação. 
Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?
Resenhas da série: Alma? | Metamorfose? | Inocência?

Talvez eu esteja errada ao começar está resenha desta maneira, porém não consigo pensar em outro jeito para falar de "Coração?" sem antes confessar que este livro me pareceu bem menos frenético do que os anteriores. Boa parte da história narra as adaptações de Alexia e seu grupo de amigos com relação à condição bastante inconveniente da protagonista, como a mesma descreve muitas vezes. E apesar de alguns outros personagens terem maior destaque aqui eu senti que faltou mais ação no desenrolar dos fatos. Obviamente que, como marca registrada de Gail Carriger os capítulos finais compensam por tudo e me surpreendi muito com a narrativa, como sempre, mas ainda assim achei o livro bem morno no quesito agilidade.

Acontece que Alexia está empenhada em descobrir quem está querendo matar a rainha, e entre investigações monótonas, mas bastante hilariantes ela tem que lidar com seu peso enorme e sua fome insaciável. Ou seja, o livro praticamente gira em torno de um jogo de adivinhações que não fez muito sentido para mim, talvez porque não o fizesse para Alexia também. Mas como disse antes neste volume acabamos descobrindo um pouco mais sobre alguns outros personagens, por exemplo, algo importante sobre Lorde Maccon e as maquinações de poder que o envolveram e o transformaram no temido alfa da alcateia de Woolsey ou até mesmo algo "insignificante" sobre as verdadeiras intenções de uma das irmãs mais jovens de Alexia, Felicity Loontwill. Mas o que mais despertou minha atenção neste livro é que todas as dúvidas com relação a uma determinada personagem foram sanadas e consegui capturar e esmagar aquela malvada pulga que me incomodava atrás da orelha. Mudando da água ara o vinho temos Ivy Tunstell (Hisselpenny) que vira estrela dos momentos cômicos e/ou vexatórios (como preferir), ela é a melhor amiga de Alexia e tem o dom de me fazer rir sempre que aparece. Portanto há muito que se descobrir sobre personagens importantes da trama e isso é um estimulo e tanto.

Dito tudo isso até mesmo eu chego a pensar que talvez o livro não tenha sido tão monótono assim, mas acontece que tudo foi tão espaçado que algumas vezes eu necessitava de agitação, por boa parte da história o ritmo foi muito lento, diferente dos livros anteriores da série, o que me deu essa impressão de monotonia. Mas não dá para negar que tudo isso é compensado pelos capítulos finais. É ali que Carriger pega todas as frustrações dos leitores no colo e as transforma, recompensando o leitor por tudo o que ele pode não ter gostado, já que esse pequeno inconveniente é completamente esquecido em meio ao arrebatamento final, que sem sobra de dúvidas vai deixar os leitores curiosos como sempre. Já disse que Carriger tem esse Dom?

Quanto a Alexia em si acredito que já disse tudo o que poderia dizer sobre ela nas resenhas anteriores, o problema é que nada parece traduzir o que ela realmente é. Obviamente que praticidade e determinação são características fortes de sua personalidade, mas ainda assim é difícil defini-la. Acho que só lendo o livro para se ter uma ideia, o que posso dizer é que ela consegue traduzir o amor e amizade de uma forma natural e completamente prática. Se alguém um dia me perguntar como praticidade e sentimentalismo andam juntos eu falaria de Alexia, tentaria explica-la e, no entanto iria nadar, nadar e morrer na praia.

Enfim, O Protetorado da Sombrinha é uma das minhas séries preferidas e apesar de “Coração?" não ser o melhor livro da série ele mantém a essência e acaba trazendo muito mais informação do que os livros anteriores. Não tem como não se ver envolvido por personagens tão interessantes e indescritíveis que cativam sem muito esforço. Quando a edição eu tenho um carinho especial pois há um pequeno quote que eu escrevi para série e só tenho a agradecer por esse convite, é mágico ser uma pequena parte de algo tão maior, e como não poderia deixar de ser a Editora Valentina teve um capricho impecável com todo o trabalho de edição. Recomendo essa série para todos que gostam de um bom romance sobrenatural que não peca por ser piegas.
Melhor Quote:

" - Bom, nós sabemos que, embora os vampiros receiem o que seu filho pode vir a ser, são inteligentes o bastante para saber que, se educado com as devidas precauções, até mesmo o maior predador nato saberá se comportar civilizadamente. A senhora, por exemplo.Lady Maccon arqueou a sobrancelha.O marido soltou um bufo."
ps: não estava inspirada para separar quotes quando li, sorry :( 

2 comentários:

  1. Oi, Ju!!

    Ainda estou em Metamorfose?, mas fiquei completamente apaixonada por Alma? e pretendo continuar a série assim que conseguir um tempo extra para organizar as leituras.

    Uma pena que Coração? não foi tão legal assim, mas tenho fé pelos outros livros! Hahahaha
    E ainda falta o último, né?! Mal posso esperar!!

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de ler essa série, são histórias bem legais e frenéticas mesmo. Não sei esse, tinha visto tanta resenha boa dele...Será que a coisa fica mais parada mesmo? Hummmm...
    Ainda assim é um bom livro e talvez a mudança no ritmo seja bom para pegar algumas informações a mais para a trama, não? Só lendo pra entender isso...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)