terça-feira, outubro 27, 2015

[Opinando!!!] Semana Proibido - O que aprendi com Proibido?


É unanime a opinião de que os livros nos trazem cada vez mais conhecimento, através deles podemos, além de aprender, sentir. E Proibido foi um dos livros que mais me fizeram sentir nos últimos tempos. Ele não é só a história da dificuldade de dois irmãos que acabam se apaixonando. É também, uma história sobre negligência familiar por parte dos pais, sobre união e sobre fazer o possível para manter a unidade familiar, mesmo que ela esteja deturpada ao olhos da sociedade.

Porém, Proibido é acima de tudo uma história que nos ensina que todo amor é válido. Acredito que esta foi a maior lição que a narrativa me passou. Ao ler o livro me dei conta de como estamos sempre dispostos a julgar sem conhecer uma história a fundo. Foi este romance que me abriu os olhos e me ensinou a prestar mais atenção ao meu redor, a perguntar antes de julgar, a tentar compreender as pessoas acima do meu preconceito. Afinal de contas, não vamos ser hipócritas aqui, todas as pessoas no mundo, por mais que neguem, sentem algum tipo de preconceito, e acho que levando em conta a temática deste livro esta situação é ainda mais pior.

Essa lição se aplica não apenas ao caso incesto, muito pelo contrário. É cada vez maior a luta para que as pessoas possam se amar livremente e sem julgamentos, para que possam assumir seu verdadeiro "eu". Enfim, aprendi que toda forma de amor é válida e que as pessoas deveriam ter o direito de amar quem quer que faça seus coração bater mais forte.


No quesito incesto não estou aqui defendendo todos os casos, confesso que ainda não faço ideia de com que frequência acontece, ou qual a causa e motivo por trás de decisões que levem a esse tipo de relacionamento. Cresci minha vida toda escutando que isso é errado, e definitivamente não me vejo amando meu irmão de outra forma que não a que amo agora, ou seja, na minha vida isso é inconcebível. Contudo, no contexto de Proibido eu aprendi muito sobre julgamentos e talvez antes de tacarmos a primeira pedra, deveríamos buscar saber o "porque?" e o "como?", para podermos compreender sem julgar. O que posso dizer é que em Proibido, Tabitha Suzuna me ensinou a ser um pouco mais humana e menos carrasca com o que não sei. 

Para ler a Resenha de Proibido é só clicar no link a seguir: http://goo.gl/a9kBIY

7 comentários:

  1. Oiee!!!
    Já tinha visto a capa desse livro que é linda e só por isso já tinha me interessado em fazer a leitura!!
    Nunca li nada que abordasse nada um assunto tão polemico quanto o incesto e fiquei bem curiosa para descobrir como que a autora abordou o assunto!!
    Gosto de livros que trazem irreflexões e ensinamentos de todos os tipos!!
    ótimo texto, grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Se teve um livro que não me convenceu foi esse. Achei o relacionamento do casal forçado. Não consegui sentir sinceridade neles. Para mim eles se envolveram mais por conveniência para ter alguém com que se apoiar. Se a situação fosse outra, se a mãe não fosse ausente e eles não tivessem tanto afazeres em casa, me pareceu que eles não se envolveriam. Não me envolvi com eles. A história é tocante? É. Mas achei os personagens sofridos demais. O irmão, cujo nome eu nem me lembro mais, é totalmente perturbado, ele precisava de ajuda. Sem contar que, depois de certo ponto, o livro se tornou previsível. O final foi beeeeem obvio e não consegui me emocionar. Já estava prevendo aquilo desde quando eles começaram a se envolver.
    Não foi um livro de destaque pra mim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler Proibido, mas não faço ideia do que irei sentir com a obra e se farei parte do grupo que a amou.
    Mas admito a autora por ter conseguido criar um livro que a partir de um tema tão polêmico, conseguiu ensinar para muitas pessoas algo. Todo livro tem uma lição a dar, mesmo nas entrelinhas e que não seja óbvio para todos os leitores, e ao que parece Proibido conseguiu fazer isso com louvor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu não sou nem um pouco fã de romances, mas tenho vontade de ler esse livro por conta dos preconceitos que você abordou no seu texto. Não sei se farei parte do grupo que gostou do livro ou dos que não gostou, estou na duvida, mas espero poder tirar alguma lição da leitura e quem sabe, escrever um texto legal como o que eu vi aqui. Parabéns.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tenho muito curiosidade em ler esse livro por conta das diversas opiniões que encontrei na blogosfera relativas a essa história. Muitos amaram e se emocionaram, mas muitos outros acharam a história de amor dos irmãos forçada. Eu também acredito que toda forma de amor é válida, mas assim como você não me imagino amando meus irmãos de forma diferente. Enfim, quero ler para tirar minhas próprias conclusões.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Eu sempre tive uma "visão" um pouco diferente sobre o incesto, talvez por ser algo próximo a minha realidade (meus pais são primos). O livro me mostrou uma perspectiva no caso entre irmãos que eu nunca tinha analisado muito bem, sempre considerei aqueles casos em que eles não se conheciam e etc; Por isso foi tão dolorosa a leitura dele. Mas de modo geral o que mais me afetou no livro foi a negligencia familiar, o modo como a mãe trata seus filhos e os abandonou. Por mais que isso seja comum na nossa sociedade me espantou muito mais.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem???
    Bom sim o livro nos mostra que toda a forma de amor é válida, mas acredito que se eles tivessem uma estrutura familiar, isso não teria acontecido... hoje eu dia eu sou daquele tipo de pessoa que respeito a individualidade de cada um e que não sou ninguém para julgar e apontar o dedo... o que eu sei é que jamais conseguiria olhar para o meu irmão como um homem, nós tivemos uma criação louca, mas mesmo assim nunca pensei nele assim... então como isso acontece acho que nem o casal do livro conseguiu entender... se eles tivessem um lar mais tranquilo, também não sabíamos se eles seriam imunes a esse tipo de sentimento... então são muitas coisas contraditória que pensamos, mas que não chegamos a um ciclo final, porque tratamos de uma história fictícia... enfim o que eu posso dizer... que fiquei odiosa com a mãe desses meninos... e isso me fez pensar na atenção que eu dou a minha filha... sempre fico imaginando se é suficiente... e sempre eu quero preenchê-la, a leitura desse livro me fez medir melhor as coisas... Xero!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)