terça-feira, outubro 27, 2015

Semana Proibido - O que andam falando sobre Proibido

Proibido é um livro que apesar de não ter se tornado favorito para alguns, ainda assim é um livro lindo, e reflexivo que deve ser lido por todos. Então, para continuar a convencê-los de que você precisa comprá-lo ou tirá-lo da estante para ler imediatamente eu reuni a opinião de alguns blogueiros, dispostos a te convencer a agir mais do que rápido, mesmo a opinião que não é exatamente negativa vai te fazer curioso com essa narrativa que é tão intensa, polêmica e angustiante.
Proibido
Autora:
Tabitha Suzuma

Editora Valentina
Skoob

Sinopse:
 Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

"Proibido é um livro lindo e perturbador. Perturbador porque mostra um tipo de amor que nos enche de dúvidas e receios. Lindo porque passamos a entender o mundo e suas relações de outra forma. É um livro que vai mexer no seu senso crítico, lhe deixar vulnerável e acender opiniões que você nem sabia que havia." (Tamires - Pausa para um Livro)
"Quando eu li a primeira resenha do livro eu fiquei realmente intrigado e interessado pela leitura do livro, principalmente por que ele mexia com a emoção de quem lia então claro que resolvi ler! Quando enfim consegui o livro e anunciei a leitura recebi vários tweets do tipo "quero ver sua reação", "você vai ficar destruído". Eu já tinha conhecimento do tema abordado e isso não me incomodou, assim pensei estar pronto para a leitura. Doce ilusão! O livro é intenso, com um drama de tocar o coração e caramba! Eu não estava pronto para ele, eu simplesmente o amei, mas não estava pronto, não consegui digerir, não consegui acreditar, não consegui aceitar!
Proibido é um daqueles livros que te deixam uma marca, uma daquelas lindas, porém doloridas que você nunca vai esquecer, que você ama e admira mesmo quando ele te fez sofrer tanto." (Alisson - Re.View)
"Chocante, angustiante, sensível e comovente são palavras que não descrevem a infinidade de sentimentos o qual a autora arranca do leitor no decorrer da historia. De uma escrita extremamente poética, vamos acompanhando o desfechado que tem tudo para dar muito errado e mesmo assim torcemos do inicio ao fim por um final feliz. Proibido teve a capacidade de me esgotar emocionalmente e ao mesmo tempo me fez questionar o quanto nós condenamos tudo o que não foi pregado como certo pela sociedade sem ao menos pararmos para analisar os sentimentos das pessoas envolvidas." (Leticia - Coisas de Mineira)
 "Nossa, é um pouco difícil falar sobre Proibido pois ele é um livro que mesmo depois de praticamente um ano que o li sempre que me lembro dele ainda fico abalada, sabe? Mas enfim, é um livro diferente de praticamente tudo que eu já li e me tirou da zona de conforto. Geralmente nos livros de romance nós torcemos pelos personagens mas sempre sabemos que no final tudo vai dar certo (na maioria dos livros, pelo menos); O que não acontece neste livro. É um amor impossível e quanto mais torcemos por ele mais sofremos, quanto mais o final se aproxima pior o leitor se sente pois o sofrimento dos personagens se tornam os nossos de uma forma que não da para definir." (Silviane - Estilhaçando Livros)

O livro aborda um tema muito delicado e que eu sempre tratei como repulsivo. Mas a autora nos conta uma história de amor acima de qualquer coisa e é isso que encanta, a forma que ela trata o amor. Mesmo que seja chocante imaginar algumas cenas do livro, mas o mundo que eles pertencem a falta de carinho e cuidado fraternal, tudo isso agrega na hora da leitura. E eu me apaixonei por Maya e Lochan. E acho que todo mundo deveria ler esse livro não só com a mente, mas com o coração aberto também. (Nathalya Monteiro - Um Livro que não Li) 
 
"Se é um livro lindo? Claro que é. Mas devido a tantos elogios, minha expectativa foi além do que o livro pode me oferecer. Sem dizer que o final me deixou chocada e revoltada ao mesmo tempo. Não vou dizer o motivo, se não seria um spoiler daqueles! E é um assunto ainda mais complicado de comentar. Foi uma leitura interessante, posso dizer. No entanto, achei reflexivo demais, pesado demais e os assuntos abordados são realmente polêmicos, não há como negar." (Thaysa - Guardiã de Bibliotecas)
Opinião de leitores do LiteRata

"É sem dúvidas o melhor livro que já li na vida! A mais linda história de amor proibido. Eu li e fiquei devastada com essa história! ♥" (Maiara Vieira)

"Desconstrução é a palavra pra esse livro, vc o termina e percebe que não sabe de nada, muito menos pode julgar o que não conhece ou o que os outros sentem." (Suh Rodrigues)

"Você começa a ler "com um pé atrás" por curiosidade e tals...quando termina está completamente envolvido com a estória e todas suas sólidas convicções se desmancham ao final das trezentas e tantas páginas!" (Lissandro Lima)

"Eu não apoio o incesto mas este livro em minha opinião é um história de amor, intolerância e preconceito. Eu me senti extremamente perturbada com as consequências que uma família disfuncional pode acarretar na vida dos jovens." (Mel Souza)

Obs: algumas opiniões foram retiradas de comentários na Resenha de Proibido, para conferir é só clicar neste LINK. Obrigado a todos que colaboraram ♥

Um comentário:

  1. Amei o post Juh! Vou ver se faço algum post lá pro blog para não sair em branco!! E adorei os comentários do pessoal e principalmente por que nem todo foram positivos, mas mostram que sim o livro é realmente maravilhoso e merece uma chance!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)