sexta-feira, setembro 25, 2015

[Resenha] A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Oi Oi
Hoje venho com a resenha de um livro que me chamou muito atenção quando foi publicado, mas devido a demora para ele chegar aqui em casa acabei perdendo um pouco da empolgação e ele foi pro fim da pilha de leituras. Acredito que isso foi até melhor, pois minha leitura aconteceu sem grandes expectativas. O livro em questão é A Playlist de Hayden, prontos?
A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Como já disse antes quando a Editora Novo Conceito anunciou a publicação de A Playlist de Hayden eu fiquei bastante empolgada com a história, mas confesso que eu imaginava uma história diferente da que li. Para começar eu pensava que Hayden era uma garota, pois é, isso que dá não ler sinopses, outra coisa que me surpreendeu é que a Playlist deixada por Hayden acaba não fazendo sentido nenhum na narrativa. Pelo menos para mim não fez, não consegui me conectar com as ideias que Hayden quis deixar e acho que nem mesmo Sam conseguiu isso. Apesar disso, o livro traz uma história gostosa de ler, mesmo que a demora para que as coisas comecem a acontecer no início torne a leitura um pouco monótona. 

Contudo, em meio a algumas recordações acompanhamos o processo de aceitação de Sam com relação a morte do melhor amigo, mas não apenas isso, a autora nos faz pensar que uma história pode ser vista por vários pontos de vista, apesar de aqui só acompanharmos o de Sam. No decorrer da história acabamos descobrindo o que desencadeia certas atitudes, não que as justifiquem mas percebemos a intenção por trás das atitudes de determinados personagens. Compreendemos o porque de tal ação e como o personagem se sente em relação ao que o rodeia.  A narrativa não gira apenas em torno do que levou Hayden ao suicídio, ela traz histórias muito mais complexas aliadas a outros personagens. Um dos que mais me encantaram foi Astrid, que no início do livro é uma incógnita mas que aos poucos vai se revelando até que finalmente descobrimos qual sua real ligação com Hayden.

Apesar de ser um livro adolescente, a autora buscou abordar alguns temas bastante complexos. Como perda (óbvio), bullying, homossexualidade, assuntos que apesar de estarem muito presentes na sociedade são praticamente tachados como tabu. Achei bastante interessante a abordagem leve que a autora fez com relação a esses temas, pois caso contrário poderiam acabar pesando em um livro infanto juvenil. Falkoff soube tratá-los de forma leve e verdadeira, sem exaltação ou exagero, a simplicidade desta história é o mais tocante.

Enfim, A Playlist de Hayden é um livro que aborda temas complexos de forma leve, fala de amizade e acima de tudo de aceitação. Não espere por lágrimas, ao menos eu não cheguei a chorar, apesar disso o livro me deixou uma forte impressão e por dias fiquei pensando sobre os aspectos centrais da história. Indico esta história para leitores de todas as idades, desde que goste de livros infanto juvenis. Sobre a edição a Editora novo Conceito está de parabéns, muito bem feita, sem contar a capa que apesar da simplicidade é linda.
Melhores Quotes:

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

"Como eu poderia descrever a minha relação com Hayden? Ele era meu melhor amigo. Meu único amigo. Eu achava que levaria algum tempo para que essa situação mudasse, ao contrário de Hayden, e então ele tinha ido embora. Ele podia me obrigar a ficar ali sentado durante o tempo que quisesse que eu não conseguiria responder àquela pergunta." 

"Sentir raiva só reiniciava o ciclo, um ciclo que já se tornava familiar. Ficar com raiva. Culpar Hayden. Sentir culpa. Ficar com saudade do meu amigo. Sentir raiva de novo. Tudo isso era ocasionalmente pontuado por um desejo quase incontrolável de gritar ou destruir coisas, apesar de eu não ser capaz de fazer nada disso."

"Ele me deixou sozinho e eu jamais tinha feito isso com ele, não importava o quanto estivesse com raiva."



9 comentários:

  1. A Playlist de Hayden é um livro que me empolgou bastante quando foi lançado, mas abaixei minhas expectativas de forma natural com o tempo, mesmo querendo conferir a história ainda.
    Algo que me desaponta é ver que você não foi a única que não entendeu a playlist deixada por Hayden para Sam e que também teve a impressão que o narrador não conseguiu decifrar nada. Afinal, se for assim mesmo, qual o papel da playlist? Ela deveria ser um dos pontos chave da trama e isso tirou parte da minha empolgação inicial, mesmo podendo ser algo que varia muito do ponto de vista do leitor. São tantas resenhas meio contraditórias que já li que não sei mais o que realmente esperar do livro.
    Mas, por outro lado, se o risco da playlist ser algo sem sentido me desanimou, fiquei curiosa para ver como a autora demonstrou como diversos outros personagens tem seus motivos - mesmo turvos e que não justificam nada -, para agir como agem. É algo que até então, não vi em outros livros que abordassem o suicídio que li.
    Acredito que o livro ainda é agradável de se ler, mesmo podendo ter suas falhas. Não sei quando o lerei, mas espero que ele me conquiste, mesmo que pouco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Desde o lançamento desejo ler esse livro, porém até hoje nunca o recebi...
    Como aborda temos que devemos mesmo discutir como bullying, homessexualismo, suicídio...etc...Adoraria ler.

    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”(Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros que abordam esse tema, acredito que a Playlist de Hayden seja meio que de forma geral como o livro Os 13 Porquês, só que no caso com músicas em vez de explicar por que do suicídio, acho que esses livros fazem o leitor refletir e prestar mais atenção nas pessoas a sua volta.
    Desde o lançamento desse livro fiquei bem curiosa em relação a história, sua resenha está muito boa, pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!!
    Também estava com muita expectativa pra ler esse livro, mas vi vários comentários negativos e acabei sem saber se lia ou não.
    O clima do livro me lembra Os 13 Porquês, que é um livro ótimo. Também pensava que Heyden era uma menina até ler a sinopse kkkk
    Agora, o ruim mesmo, é o livro ter uma playlist que não condiz com a história kkk Mas deve passar uma boa mensagem, e também sempre é bom conhecer músicas novas.
    Beijo!

    Joseph Luis
    http://planetliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando soube do lançamento do livro por aqui fiquei bem curiosa com a leitura porque apesar de ultimamente ter muitos livros assim nunca peguei pra ler um com o tema mais "forte" como bullying, depressão ou algo assim.
    Me lembrou um pouco Os 13 Porquês apesar que aqui parece que é mais a questão de aceitação.
    Jura que você pensou que a Hayden era mulher? Desde a primeira leitura da sinopse já sabia que era homem, mas é divertido ver que as pessoas imaginam coisas diferentes quando leem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ju, depois dessa resenha me desanimei um pouco com a leitura de A Playlist de Hayden. O que mais me chamava a atenção no livro era a playlist de músicas criada pelo personagem, mas não a sua estória. Então acaba ficando difícil essa relação de contraposição das músicas e da estória.

    ResponderExcluir
  7. É triste quando se perde um ente querido, ainda mais um amigo, com quem passamos a maior parte do tempo na escola, a quem nos acompanha, isso explica o motivo deu querer ler A Playlist de Hayden, gostaria de saber o porque dele ter feito isso. É bom ver uma mistura de musicas em livros.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que tive quase o mesmo sentimento que você ao ler este livro, Ju! Quando solicitei estava super empolgada, mas demorou tanto que desanimei total e mesmo assim fui ler... Acabei que não gostei da leitura, apesar de ter achado o livro em si muito interessante. A forma como a autora o escreveu deixou a leitura bem leve mesmo com seus temas tão pesados, como você disse: considerados como um tabu.
    Sobre as músicas eu sempre fico animada com livros que tem ~trilha sonora~ e sempre me ferro, geralmente não tem nada do que eu gosto e acabo ficando triste e sem conseguir me conectar com esse aspecto do livro. Mesmo assim achei as musicas escolhidas bem no clima depressivo que o livro tem.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Quanto eu vi a capa também jurava que Hayden era uma menina só depois de algumas resenhas que fui descobrir que é o contrário.E livros que trazem todos esses assuntos a tona mas de uma maneira leve e descontraída são bons de se ler,não há toda aquele drama e melancolia que temas assim geralmente desencadeiam.Espero o ler em breve pra entender melhor,se eu entender né,a relação dessa playlist com o restante da história.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)