quinta-feira, setembro 24, 2015

Sobre prazer...ou minha Liberdade


Acredito que quem costuma acompanhar o blog constantemente deve ter percebido que dei uma sumida daqui nos últimos dias. E infelizmente quero confessar a vocês que isso foi intencional. Do fim de semana passado até o dia de hoje eu simplesmente não senti vontade nem de abrir o blog. Cheguei a um tal estado de exaustão que até mesmo pensar na blogosfera estava me chateando, cogitei fechar blog, twitter e todas as redes sociais que me conectavam a esse mundo. Mas no fundo tinha algo gritando para que eu não desistisse, então a solução foi me afastar por uns dias. 

Não posso dizer que estou voltando com tudo, não sei se estou, mas hoje um bichinho me picou e eu senti saudades de escrever algo por aqui. E porque não usar essa vontade para explicar o que anda se passando na minha cabeça, né mesmo? Acho que todo esse desanimo começou com uma ressaca literária. Há uns dias atrás eu li tantos livros seguidos, todos muito rapidamente, e também fiz tantas resenhas e postagens que chegou um momento que eu me senti cansada de escrever, de comentar, de falar e até mesmo de pensar sobre livros. 

Usei esse pequeno afastamento que me propus para me desligar. Nesse meio tempo me apaixonei por um novo gênero musical, o qual se você me perguntasse há um tempo atrás se eu gostava eu iria te mandar catar coquinho, estou falando de Sertanejo e principalmente de Munhoz e Mariano. Também percebi que estou levando minha vida para um lugar que eu nunca quis realmente estar, o que me fez pensar em mudanças, e finalmente me dei conta que só eu posso gerar essas mudanças. Mesmo não sendo muito boa com novidades vou tentar o máximo que posso. Já ouvi diversas vezes a máxima "A vida é feita de momentos", chegou minha hora de mudar e criar meus bons momentos. Chega de dar sorte para o azar! É assim que vou seguir a partir de hoje.

Quanto ao blog e os livros, eles estão por aí, assim como eu, e vamos nos esbarrando no decorrer dessa caminhada, mas não mais farei disso o centro da minha vida. Chegou a hora de relaxar e viver por prazer e com prazer, não por obrigações. Talvez eu esteja falando isso agora, talvez daqui alguns dias eu volte ao ritmo, mas no momento a intenção é viver para mim e por mim, o blog é um complemento e não vai mais tomar conta do que eu sou. Espero que compreendam, amo vocês!

10 comentários:

  1. Ah que você encontre o que procura! Eu acho que me sinto assim mais da metade do ano rs
    Mesmo que seja algo passageiro acho bom sempre refletirmos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. OI, Ju!
    Que fase, ne? Não vou mentir dizendo que está tudo bem comigo também, pois não. Estou sumida também. Em parte por estar sem internet em casa (morar no mato da nisso), mas também acredito que o momento que estou vivendo está me pedindo mais calma, inclusive nas leituras. Não estou começando leituras pesadas (apenas os que já tenho dos parceiros), nem filmes do tipo. Tenho que dar prioridade ao que to vivendo agora, e que é tão bom também, mas o blog precisa ser um escape, um meio de desabafar sobre tanta leitura, mas jamais um compromisso desgastante, afinal, a gente nem mesmo é pago para isso, né? Embora tenhamos um retorno muito legal das editoras e leitores, não podemos esquecer do que nos faz bem. Tenho várias resenhas pendentes que quero colocar em dia (invejinha de você, que conseguiu postar tanta coisa em pouco tempo), mas não adianta stress. Vou fazendo o que posso e sei que você também fará o que pode. Sempre que der vontade de postar esses desabafos, vai fundo. É bom pra gente se identificar com você e perceber que a coisa anda difícil pra todo mundo, que a gente exige demais de nós mesmos. Keep calm :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que momento complicado, mas lhe desejo sorte. Espero que consiga criar as mudanças que procura. Quando passamos a ser controlados pela exaustão ou obrigações, é quase como deixar de viver.
    Descobrir coisas novas e redescobrir a si mesma é algo que leva tempo, e talvez sua decisão atual mude de uma hora para outra, mas estou na torcida.
    Ler e resenhar são coisas que deveríamos fazer por prazer, infelizmente, vejo que você não é a única sendo sufocada por esses e outros problemas.
    Abraços e boa sorte no que procura.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Temos de nos permitir descansar um pouco. Toda rotina repetitiva nos cansa e com o blog, mesmo que seja prazeroso, é cansativo mesmo e por vezes nem temos o retorno que precisamos.
    Curta e aproveite a vida, faça as mudanças que acha necessárias e venha quando puder, estaremos (pelo menos eu estarei) por aqui...
    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”(Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Realmente deve ser cansativo, conciliar o blog e as leituras junto com tudo do dia a dia, realmente as vezes é bom dar uma descaçada, espero que você fique melhor e que consiga achar o que procura para mudar.

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Embora eu não tenha blog acho que entendo um pouco o que você quis dizer. Recentemente percebi também que minha vida estava indo pra um lado que não gostava e assim como você vi que somente eu sou capaz de mudar as coisas.
    Os livros estão ai pra nos ajudar a sonhar, mas às vezes é bom realizar sonhos fora deles né? Espero que encontre seu caminho!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ju, que complicação esteve a sua vida por esse tempo de maratona de resenhas da Novo Conceito, não é mesmo? Todos nós temos momentos que paramos para refletir e vemos o que está nos desgastando, então pensamos: "Essa é a hora de diminuir o ritmo aqui, aumentar o prazer acolá.", então ficamos um tempo pensando e tiramos umas férias para nosso cérebro, as vezes tudo volta ao normal, outras vezes não. Em relação ao blog, já tive um e sei como focamos nele por um bom tempo do nosso dia, desfalcando todas as nossas outras tarefas por fazer. Uma dica que te dou é ler livros que contenha um tom mais humorado, como o chick-lit nesse momento de reflexão, aliado à poesias e não forçar a leitura nem ler muitos livros seguidos e, principalmente, aceitar, a partir de hoje, desafios mais leves. Força, Ju!

    ResponderExcluir
  8. Já passei por isto, também tenho um blog e confesso, que por uma ressaca literária eu fiquei mega desanimada, mais não acreditei que isso tava acontecendo só pela ressaca, talvez seja pouco tempo, exaustão, ou seja esta crise, ou esta fase por qual estou passando. Reconheço que todos precisamos de um tempo.

    ResponderExcluir
  9. Ju, não sei realmente há quanto tempo você esta nessa vida de blogueira literária mas imagino que realmente chega um momento que cansa. Como leitora (não muito presente, eu admito) do seu blog eu espero que você não o abandone por completo; Mas se for algo que deva acontecer então que seus próximos projetos dêem tão certo quanto este. O importante é você fazer algo que goste, te de prazer e não por obrigação. Quero te ver bem e feliz. <3

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Acho que esse momentos são necessários em nossas vidas,nos faz repensar o rumo de algumas situações e até nos auto descobrir novamente.Entendo você,as vezes você acaba fazendo de algo uma prioridade tão grande que chega um momento em que você não aguenta mais nem se deparar com isso.Espero que você aproveite essas novas mudanças e que elas acrescentem muita coisa na sua vida e no seu cotidiano,deixando tudo mais feliz,leve e descontraído.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)