segunda-feira, dezembro 23, 2013

Resenha: Como eu fui esquecer Você - Jennifer Echols

Como eu fui esquecer Você
Autora: Jennifer Echols
Páginas: 264
Skoob

Sinopse: Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar - a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida - uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.
As coisas começam a mudar para Zoey quando ela "descobre" que seu pai mantém um caso com a secretária e que em consequência disso a mesma está grávida. Quando sua mãe, não sabendo como lhe dar com essa situação, entra em colapso Zoey é obrigada a morar com o pai e com a nova madrasta, mas esse não é o maior de seus problemas. Seu maior medo é que descubram que sua mãe enlouqueceu, e a única pessoa que sabe sobre isso a odeia e seria bem capaz de dar com a língua nos dentes. Por outro lado, Doug nem sempre foi assim, mas algo aconteceu e o tornou intragável aos olhos de Zoey. Depois de sofrer um acidente e perder parte da memória as coisas começam a mudar novamente, Doug está mais próximo enquanto o seu atual parece cada dia mais distante. E Zoey fará de tudo para saber o que realmente aconteceu antes daquela fatídico acidente.

Como fui esquecer você é uma leitura leve, mas fútil em certo ponto, sem um objetivo que a torne surpreendente. Eu poderia dizer que ela é mais do mesmo. O que talvez me tenha feito gostar desse livro é que comecei a lê-lo sem grandes expectativas, já li tantos YA's que esperava pela mesma ladainha de sempre. Tanto que já li há algum tempinho e ao tentar iniciar a resenha fiquei me perguntando se não estava confundindo duas histórias. Bom, depois de uma básica refrescada me lembrei porque esse livro se destacou entre os YA's que eu li. Apesar de abordar o tema Sexo, ele de forma diferente dos livros do gênero não romantiza o ato, não faz com que seja algo completamente especial. A autora aborda o assunto de forma natural, exatamente como os adolescentes hoje em dia. É algo que faz parte da vida e das experiências de cada um.

Quanto a personagem principal: Zoey é mimada. Ou talvez ela só seja uma garota chata mesmo. Durante boa parte do livro ela simplesmente encuca com o fato de que tem um relacionamento com Brandon, tudo porque eles acabam trasando no carro dele. O problema é que está mais do que claro que esse relacionamento não existe, mas ela não cansa de frisar que tem um namorado. E ninguém, nem uma amiga ou até mesmo Doug tenta colocar a verdade na cabeça dela, simplesmente deixam que ela acredite nisso. Lendo sobre as "aventuras" da personagem e sua relação com os amigos eu só conseguia pensar no quanto o Colegial é superficial. Se há um personagem que equilibra bem a narrativa esse é Doug ele é um marrentinho encantador e completamente diferente de Brandon que faz o típico jogador de futebol, com músculos demais e cérebro de menos. Não sei como Zoey pode acreditar que gostava dele.

O pano de fundo central da narrativa é a perda de memória de Zoey, mas o livro dá grandes voltas no mesmo assunto. Sabe quando você tem vontade de sacolejar a personagem principal e obrigar ela a fazer o que você acha que é certo? Pois bem, senti muito disso. O Fato de ela não contar a ninguém sobre sua amnésia faz com que a história dê muitas voltas. Mas é gostoso acompanhar a forma como ela vai desconstruindo suas certezas e o papel de Doug em tudo isso. Os dois como um casal me conquistou, ele me pareceu meio que um equilíbrio para ela, tanto na chatice quanto na teimosia.

Quanto a diagramação é simples, não há algo que pode-se destacar a não ser o fato de que não há página branca no final, não curti isso. Já o trabalho de revisão e tradução me pareceu bem feito. Não havia lido até então nada da autora, mas depois dessa leitura fiquei com vontade de conhecer um pouco mais. Caso você assim como eu ainda não conheça eu aconselho que dê uma chance, apesar das minha ressalvas me lembro de ter terminado de ler e ter gostado bastante da leitura. Aproveito para fazer uma observação e dizer que sempre que demoro demais para fazer uma resenha eu acabo sendo muito mais crítica do que se estivesse ainda no clima do livro. Enfim, se você gosta de comédias românticas leia!

Talvez "Muito Bom!" apesar das ressalvas negativas!

Quotes do Livro:
‘Todo bom nadador tem uma história sobre quase morrer afogado. Essa é a minha’


"Você só teve o controle sobre a ilusão de que tinha controle. E se a ilusão é tudo o que você quer, então você deve estar mesmo maluca."

"- Sei que não posso ter você. Mas quero que saiba que você estará no mundo comigo."

6 comentários:

  1. Sou louca para ler algum livro dessa autora! Adorei a resenha.
    Biejos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu até gosto do gênero, mas sei lá... o livro não me cativou. rs A personagem principal parece bem chatinha, coisa que não curto muito. Apesar disso o enredo é bem legal, gostei da trama em si. Mas creio que a leitura não fluiria pra mim, não por agora.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e como você ressaltou, pela sua resenha também não encontrei nada que torne esse livro uma história maravilhosa. É um tema clichê essa coisa de perda de memória, mas se bem encaminhado pode se tornar até uma boa história. Não sei se leria, mas se lesse, leria sem muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa com esse livro, deu vontade de ler mas também um lado meu sabe que eu vou começar a não gostar no meio dele ou até no começo, mas vamos ver se eu leio. Não gostei dessa capa, me lembrou sessão da tarde da globo, não sei porque kkkk

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Cá e/ou a Lú falaram super bem sobre o livro e como nós temos um pouco de gosto romântico bem abobalhado vou ver se pego pra lê-lo. U.u
    Essa personagem é bem mimada e geralnente eu quero matá-la. Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Acho legal quando os livros são interessantes pela sua simplicidade. Mostra que o autor estava querendo mostrar sua história pura e simples, sem precisar recorrer a firulas que, muitas vezes, acaba estragando tudo. Outra coisa legal é esse equilíbrio que o casal teve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)