terça-feira, dezembro 24, 2013

Fim de Ano TOP 5 #2 - Top 5 Livros individuais Lidos em 2013

Dando continuidade ao nosso Fim de Ano TOP 5 hoje é dia de falar dos melhores livros que li no ano, independentes de séries, já que no Top5 anterior eu mostrei para vocês as melhores séries e trilogias que li. Prontos?

Top 5 Livros Individuais



As Violetas de Março foi um livro totalmente despretensioso, resolvi lê-lo apenas para passar um tempo e fui maravilhosamente surpreendida. A Leitura é rápida e prazerosa. Este é um livro que trata de escolhas e dos fatores que nos levam a escolhe-las, e nos faz perceber que os enganos da vida podem nos levar a um destino completamente diferente do esperado, do desejado. só consegui largar do livro quando cheguei a última página. Foi inspirador!


Quando decidi ler este livro eu já tinha ouvido falar maravilhas dele, mas só tive certeza que queria ler depois de ler uma resenha da Thaís do Pronome Interrogativo. Não me arrependi nem um pouco. Apesar de ser um livro bem curtinho ele me fez pensar em quantas coisas deixamos simplesmente passar por nossas vidas sem que nos darmos conta. Recomendo com toda certeza, vocês também vão precisar de menos de 24 horas para se apaixonar pelo livro, podem ter certeza!




Como fã de Tolkien que sou confesso que demorei até tempo demais para ler esse livro, primeiro porque não tinha e depois porque a primeira vez que peguei para ler eu simplesmente não conseguia evoluir na leitura. Poderia ter entrado para o rancking dos piores do ano, mas eu não desisti e quando cheguei ao fim da leitura fiquei satisfeita por ter persistido. Apesar de complexo, este é um livro que todo fã de O Senhor dos Anéis deveria ler.



Záfon é um dos melhores autores que conheço, a aura de mistério dos seus romances prende o leitor de uma forma irrevogável. Apesar de não ser tão bom quanto A Sombra do Vento este livro me arrebatou. Acredito que isso tenha relação com o fato de eu não ter lido a sinopse dele antes e ter sido pega de surpresa em uma pequena confusão que tornou o livro ainda melhor do que eu imaginava. O autor sabe misturar maravilhosamente mistério e poesia, sua narrativa flui exatamente como uma sonata.



Em 5º lugar mas não menos importante, coloco este livro nesta posição porque ele foi uma releitura, mas se tenho algo a dizer é que ele é o meu livro favorito de todos os tempos. Os personagens dessa narrativa me conquistaram para no fim o autor quebrar meu coração em um zilhão de pedaços. Em meio ao horror da 2º Guerra Mundial e o autoritarismo de Hitler, vamos conhecer uma garota apaixonada pelas palavras e sedenta de conhecimento. A singeleza dessa obra é quase palpável.

Bom, por hoje é isso pessoal, não necessariamente nessa ordem, mas esses são as minhas 5 melhores leituras do ano. E vocês? Conseguem recordar quais os melhores que leram.

14 comentários:

  1. A Menina que roubava livros é lindo, incrível! Sem dúvidas também está no meu top 5! Um que entraria no meu top é A Culpa é das estrelas, sim eu amei. ♥ Eu tenho vontade de ler A Probabilidade... (título pequeno haha), parece ser ótimo. Eu tenho As Violetas de Março aqui, mas ainda não li! :/ Mas vai ser um dos primeiros de 2014! hehe

    ResponderExcluir
  2. Estou com "As Violetas de Março" para ler na minha estante, mas depois dessa opinião tão positiva, acho que vou pegar para ler ainda nesses últimos dias do ano. "A Menina que Roubava Livros" foi a minha melhor leitura, mas há muito tempo atrás, no ano que lançou. Li e se tornou o meu preferido entre todos os meus livros já lidos. Esse livro é de uma sensibilidade gritante, chorei horrores.
    Esse ano, minhas melhores leituras foram: "Após a Tempestade", "Dom Casmurro", "O Diário de Suzana para Nicolas", "O momento Mágico" e "Bubble Gum". Não necessariamente nessa ordem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista!!
    Tive a oportunidade de comprar "As Violetas de Março" e desperdicei :(
    Profundamente arrependida, ano que vem ele não me escapa!
    Espero poder ler todos os outros livros que citou em 2014 *.*

    ResponderExcluir
  4. Ratinha, já li "A probabilidade estatística do amor à primeira vista" e gostei!

    Feliz Natal!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua lista! Fiquei curiosíssimo para "As violetas de março", parece ser o tipo de livro que eu gosto. Ah, e estou bem ansioso para o filme de "A Menina que Roubava Livros", eu acho que vai ficar bom :3


    Feliz Natal e abençoado 2014! Que seja um ano de muitas e muitas leituras...
    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Dos livros citados, o único que eu li e que também está no meu Top 5 do ano é A probabilidade estatística do Amor à Primeira Vista *-*

    Feliz Natal!
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  7. kkk Eu quase levei um susto quando vi A menina que roubava livros em 5ª lugar, '-' é o meu livro preferido de todos os tempos também, alívio quando vi que é por ser uma releitura >.< amo demais esse livro, e o menino dos cabelos cor de limão me cativou demais, assim como todos os outros personagens.
    Outro livo da lista que eu já li é A probabilidade estatística do amor a primeira vista, um nome tão longo para um livro tão deliciosamente curto, queria que tivesse páginas e mais páginas, é um livro muito sutil, fofo, e tocante, eu amei demais os dois, acabou que eu esqueci o nome dos personagens O_o mas eu lembro muito bem da história, e já recomendei pra muita gente.

    A capa de Violetas de Março, me chamou atenção, e breve sinopse também, quem sabe eu ponha ele na minha lista, mas ela está tão longa que temo que não terei tempo pra ela tão cedo... amei sua lista, eu nao sei se conseguiria fazer um tOp tendo em vista o tanto que eu li esse anos rs..

    Bjo, Feliz Natal

    ResponderExcluir
  8. Os dois primeiros livros eu estou super ansiosa para ler e o livro 5 é muito bom, estou ansiosa para ver o filme. *o*
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Como vai?
    Li apenas A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, dentre os citados. Quero muito ler O Simarillion e todas as outras obras de Tolkien, porém me falta dinheiro, e como você sabe, elas não são baratas. Me interesso por As Violetas de Março, e fiquei com ainda mais vontade de ler. Nunca li um livro do Záfon, e não sei se um dia eu irei. Já A Menina Que Roubava Livro é um livro que eu tenho e pretendo ler no ano que vem. Ótimas escolhas!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. incrivelmente lindo as violetas de março, me emocionou, tocou... refletiu!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A menina que roubava livros é um dos meus livros preferidos tbm, amo demais! Me apaixonei pela história desde a primeira vez q o li, é um dos livros responsáveis pelo amor a leitura hoje <3333
    Violetas de março eu lembro q li enquanto andava de onibus, na ida e volta do trbaalho, e tbm amei... mto bom <333
    Ainda nao li nada do Zafón #ShameOnMe...
    Linda postagem Ju
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Desses livros ai eu só li A Menina que Roubava Livros e é encantador, quando eu li eu tinha pegado na escola e tive vontade de pegar pra mim de tãaao perfeito que é, os personagens conquistam mesmo e o final meu Deus, acho que vou morrer quando ver o filme (só espero que o filme seja parecido com o livro u-u )

    ResponderExcluir
  13. Espero ter a chance de ler as violetas de março, as probabilidades e estatisticas eu não lembro se li uma resenha muito negativa sobre ele. E ai, você gostou de assistir o filme da menina que roubava livros?

    ResponderExcluir
  14. Dos que você citou, li apenas "A Probabilidade..." e, mesmo não gostando do protagonista, dei cinco estrelas pra ele. Também entrou no meu Top 5. E o Carlos Ruiz Zafón está na minha listinha de leituras. Espero que consiga agora em 2014.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)