Essa é uma semana pra se lembrar, na verdade o dia 27 de novembro de 1945 e todos os anos da Segunda Guerra Mundial nunca deveriam ser esquecidos. Mas nesta semana em especial uso o blog para apresentar um pouco do real e do ficcional sobre esse período e hoje é dia de lhes apresentar os melhores personagens da literatura que se ambienta neste período, dando destaque aos personagens judeus. Vem comigo!

A Vida é Bela - Filme 1995 - Roberto Benigni
Guido e Giosué: A Vida é Bela conta a história de Guido, um italiano dono de uma livraria judaica que é capturado junto com seu filho e mandado para um campo de concentração em Berlim. Para tornar a experiência de seu filho o menos traumática possivel ele inventa pra Giosué que estão participando de uma jogo e o primeiro a completar 1.000 pontos ganha um tanque de guerra de verdade. Essa história está marcada na minha memória, lembro de assistí-la diversas vezes e me emocionar em todas. A força de Guido e a inocência de Giosué mexem com o telespectador de forma profunda. Apesar do tema eu particularmente me lembro desse filme como uma comédia dramática, ter decidido escrever essa postagem me fez ter vontade de tornar a vê-lo, o que farei o mais rápido possível!
A Menina Que Rouba Livros - Markus Zusak
Max Vandenburg: Max é um judeu que tenta se esconder da fúria nazista na casa dos pais adotivos de Liesel Memminger em A Menina que Roubava Livros. Além de sua grande importância no romance ele é um personagem cativante. Max compartilha da solidão de Liesel e eles desenvolvem uma linda amizade regada a boxe e literatura. Esse é um dos meus livros preferidos da vida, e personagem também.
O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Shmuel: é o garoto do outro lado da cerca em O Menino do Pijama Listrado. Essa história eu conheci inicialmente através do filme e só depois fui ler o livro. Bruno, filho de oficial nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sente-se solitário em sua nova casa, e resolve explorar o terreno, é assim que conhece Shmuel, um garoto judeu prisioneiro em um campo de concentração, um drama sobre amizade e pontos de vista. Não gosto nem de lembrar do fim.
Resistência - Affinity Konar
Pearl e Stacha: As irmãs gêmeas são personagens do livro Resistência, capturadas e levadas ao campo de extermínio em Auschwitz as duas são selecionadas para fazerem parte das experiência do Dr. Mengele, o "Anjo da Morte", que tinha predileção por gêmeos. Apesar de serem identicas em sua aparência ambas tem personalidades bastante distintas, resenhei o livro a pouco tempo no blog, dêem uma olhada. Resenha.
As Gêmeas de Auschwitz - Eva Mozes Kor
Eva e Miriam Mozes: As gêmeas de Auschwitz é um relato real contado pela ótica de uma das sobreviventes do Holocausto. Nesta narrativa Eva Mozes Kor conta sua trajetória desde a infância na Hungria, passando pelo campo de Auschwitz em que precisou ser resistente para que ela e sua irmã saissem de lá com vida e se prolongado por toda sua vida até a derradeira decisão de perdoar, apenas em seu próprio nome, seus torturadores. Uma relato emocionante, na próxima sexta feira sai resenha dele aqui no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)