sexta-feira, janeiro 24, 2025

Resistência - Affinity Konar

Resistência
Autora: Affinity Konar
Editora: Fábrica231
320 Páginas

Sinopse: Pearl é responsável pela tristeza, pela bondade e pelo passado. Stasha é responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal. O ano é 1944 quando as irmãs gêmeas chegam em Auschwitz com sua mãe e avô. E neste novo mundo, Pearl e Stasha Zagorski usam suas semelhanças para se refugiar, usando uma linguagem particular para se comunicar e jogos que recuperam parte da infância deixada para trás. Como parte dos experimentos com gêmeos conhecidos como o Zoológico de Mengele, as meninas experimentam privilégios e horrores desconhecidos aos demais prisioneiros. Experiências que desolam as suas personalidades e alteram os limites da dor e da culpa. Até que um dia Pearl desaparece. Stasha se desespera, mas sustenta as esperanças de que sua irmã esteja viva. E quando o campo de concentração é desfeito pelo exército russo, Stasha e Feliks, um menino sedento por vingança pela morte de seu irmão gêmeo, atravessam a devastada Polônia em busca de justiça e conforto. Em uma jornada perigosa, eles encontrarão muita hostilidade, a companhia dos refugiados e a luta da resistência, em busca de que algo melhor, além do horror que seus olhos testemunham, lhes permita um futuro em paz. Inspirado nas histórias reais dos experimentos feitos pelos nazistas nos campos de concentração, Resistência já é um bestseller e um novo clássico, dos que nos permitem sonhar com um mundo melhor.

Resistência conta a história das irmas gêmeas Pearl e Stacha, apesar de serem identicas em sua aparência cada uma tem sua própria identidade, sendo Stacha mais dada a imaginação e Pearl a mais realista das duas. Através de seus relatos acompanhamos o sofrimento destas duas meninas durante a Segunda Guerra Mundial no campo de extermínio Auschwitz. Vindas de família Judia as duas são selecionadas para fazerem parte das experiência do Dr. Mengele, o "Anjo da Morte", que tinha predileção por gêmeos.

"Livros nunca me levaram na direção errada. Parecia tolice tentar sobreviver sem os conselhos deles ao meu lado."

A narrativa é feita pelo ponto de vista de ambas as meninas, e tem um tom poético, o que para minha experiência teve lados negativos e positivos. O fato de trazer essa narrativa poética ajudou a suavizar a tensão que a história traz, a carga dramática estava ali, mas não me afetou tanto, contudo senti que alguns detalhes se faziam necessários e ficaram faltando, talvez tenha sido intencional. Outro ponto que notei durante a narrativa é que apesar de ser narrado pelas protagonista como se estivessem passando por aquilo naquele momento a maturidade do pensamento não condizia com uma criança, mesmo a inocência de Stacha e sua pronunciada imaginação não convenceram.

Com relação ao desenvolvimento da história na minha opinião foi bastante conciso, porém no final da história achei que novamente ficou faltando informações, não vou detalhar o que, mas alguns personagens foram deixados de lado e alguns fatos eu gostaria que tivessem sido melhor explorados. Apesar disso gostei bastante do livro, dou nota 4 apenas porque algumas coisas não me agradaram. 

Essa história é baseada na história real de Eva e Mirian Mozes, e após a leitura eu senti necessidade de conhecer mais sobre a inspiração, foi assim que descobri o livro As Gêmeas de Auschiwitz, deixo a indicação dessa leitura para vocês. Espero que gostem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)