terça-feira, fevereiro 14, 2017

[Resenha] O menino no alto da montanha - John Boyne

O menino no alto da montanha
Autor: John Boyne 
Editora Seguinte
225 Páginas
Skoob


Sinopse: Quando fica órfão, Pierrot é obrigado a deixar sua casa em Paris para recomeçar a vida com sua tia Beatrix, governanta de uma mansão no alto das montanhas alemãs. Porém, essa não é uma época qualquer: estamos em 1936, e a Segunda Guerra Mundial se aproxima. E essa não é uma casa qualquer: seu dono é Adolf Hitler. Logo Pierrot se torna um dos protegidos do Führer e se junta à Juventude Alemã. Mas o novo mundo que se abre ao garoto fica cada vez mais perigoso, repleto de medo, segredos e traição. E pode ser que Pierrot nunca consiga escapar.

A guerra nunca é fácil para ninguém e nessa história não é diferente, e John Boyne nos mostra uma visão oposta da que vimos em “O menino do pijama listrado”. Pierrot filho de alemão e de uma francesa morava em Paris e não era o único que tinha apenas um dos pais. Sua mãe fica doente e acaba falecendo, e com isso surge a possibilidade de ficar com a família de seu amigo Anshel, mas sua família é judia e os tempos não são os melhores para os seus. Então Pierroy vai para um orfanato por um curto período e depois disso é mandado a casa em que sua tia Beatrix é governanta, porém a casa é de nada mais e nada menos que a de Adolf Hitler. 

A história se passa antes, durante e depois da guerra. Vivendo na mesma casa que Hitler, sua tia pede ao garoto para não usar mais o nome de Pierrot e sim Pieter. Hitler da um uniforme da Juventude Hitlerista e pede ao garoto para fazer o juramento.
"Na presença desta bandeira de sangue que representa nosso führer , juro devotar toda a minha energia e toda a minha força ao salvador de nosso país, Adolf Hitler. Eu estou disposto a sacrificar minha vida por ele, que Deus seja minha testemunha.". 
É neste momento que o personagem muda de uma criança boa, inocente, gentil e amorosa, para o garoto prepotente, mesquinho e invejo que cresceu ao lado de Adolf Hitler. Boyne nos mostra como o poder pode moldar uma pessoa, está é mais uma história que faz cada um dos leitores refletir como o ser humano é corruptível, aderindo a situações que acabam fazendo com que passem por cima de outros em benefício próprio. 

A escrita que tem esse livro é maravilhosa, voltada para todas as idades. É um livro que tem que ser lidos para nos fazer melhores a cada dia. 
"Você viu tudo. Sabia de tudo. E sabe também das coisas pelas quais foi responsável. As mortes que carrega na consciência. Você ainda é jovem, tem só dezesseis anos. Tem muitos anos pela frente para ficar em paz com sua cumplicidade no que foi feito. mas jamais convença a si mesmo de que não sabia."

Um comentário:

  1. O livro parece ser incrível!!
    Eu só posso imaginar como se molda um jovem, tanto para o bem como para o mal. Ainda mais em tempos como aqueles. Sem dúvida, o título me chamou a atenção.

    Espero gostar tanto quanto vocês.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)