quarta-feira, maio 04, 2016

[Resenha] Uma história incomum sobre Livros e Magia - Lisa Papademetriou

Hoje vou falar de um livro que solicitei apenas pelo título e pela capa, que sozinhos me deixaram tão entusiasmada pela leitura que até agora me repreendo por não ter pensado melhor. Não que ele seja péssimo, é fofo, mas "fofo" não foi o suficiente.
Uma história incomum sobre Livros e Magia
Autora: Lisa Papademetriou
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. 
Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. 
Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. 
Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. 
Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.
O problema de julgar um livro pela capa ou título é quando você cria expectativas apenas em cima disso, mas quando chega na hora de ler toda a empolgação vai embora e a aquisição do livro não parece uma boa ideia. Bom, foi exatamente isso que aconteceu entre mim e Uma história incomum sobre Livros e Magia. Quando ele chegou e eu finalmente peguei para ler poucas páginas foram essenciais para me mostrar que o livro não tinha nada ver com o que eu esperava e muito menos a ver com minhas preferências literárias atuais. Mas ai vocês me perguntam: Ué, não é você que gosta de livros mágicos, fantásticos e bem ficcionais? Sim, sou eu, mas não tenho me dado tão bem com infanto juvenil desde Harry Potter e li o ultimo logo quando saiu (exagerada). Deixando o drama de lado a verdade é que realmente não me sinto mais tão confortável com livros do gênero e só tenho amor pelos que já li e que moram no meu coração, o resto não é essencial. Então já viu...

Quando me dei conta da minha grande falha precisei abandonar o livro por um tempinho, antes de criar coragem para voltar a ler esperei por um momento oportuno em que eu não me importaria em ler algo leve, morno e que normalmente consideraria sem graça. Mesmo assim o início da leitura foi um martírio. As protagonistas são duas pré-adolescentes com vidas razoavelmente normais que insistem que vivem um drama, nada muito sério, é claro, mas já estou tão saturada disso. Ok, elas são personagens jovens que agem de acordo com a idade e transmitem essa perspectiva, mas tudo pareceu bem insosso para mim, sem empatia, não consegui simplesmente me colocar no lugar de nenhuma das duas. Do outro lado temos uma história de amor que não chega a convencer e que por fim tive a impressão que foi tão rasa quanto à personalidade das duas pré-adolescentes.

O problema talvez esteja na narrativa em terceira pessoa por um narrador onisciente e bem intruso, ou intrusa, não sei dizer, o fato é que me senti meio burra ou como se este narrador me qualificasse assim, de qualquer forma não gostei pelo formato da narrativa e sim pela forma como o narrador intervém, dando pequenos detalhes desnecessários que pareciam alfinetadas na minha capacidade de compreensão.

Quanto à definição de incomum e Magia acho que a autora acertou de certa forma, gostei principalmente de como no fim todas essa histórias se interligam, mas para ser bastante sincera o desenvolvimento do enredo foi meio surreal. Tudo bem que é um livro de ficção que por si só já se propõe a algo diferente, mas algumas situações me soaram tão absurdas que me peguei sentindo um pouquinho mais de desgosto com a história. Ou seja, posso estar sendo rabugenta ao escrever essa resenha, mas o fato de ter achado o livro chato no começo e em boa parte de seu desenvolvimento não foi totalmente suplantado pelo final interessante.

Em uma analise geral não dei uma nota totalmente baixa porque sei que os maiores problemas que tive com a leitura estão ligados única e exclusivamente a minha incapacidade de me conectar com a história e principalmente a falta de bom senso ao escolher um livro para ler. Então, deixando esses pontos de lado tenho que dizer que, sim, Uma história incomum sobre Livros e Magia é um livro fofo, até gostoso de ler, desde que você não se incomode tanto quanto eu com livros do gênero. A dica que fica é não julgue (mesmo, mesmo, mesmo!!!) um livro pela capa ou título, na melhor das hipóteses você pode amar, na pior perceber que o livro só não foi bom porque você não gosta do gênero.

Enfim, não posso dizer que não recomendo, principalmente porque sei o quão diversos são os leitores, o que não me agradou totalmente pode ser perfeito para o meu vizinho ou amigo. Então pese os prós e os contras e se você chegar à conclusão que eu sou apenas uma blogueira rabugenta eu posso chegar a concordar com você! No mais... gente olha essa capa não tem como não chamar atenção do leitor, e para melhorar livros de títulos imensos geralmente são perfeitos, né?! Bom... nem sempre. Boa leitura!
Melhores Quotes:

"- Tudo é mágico – disse. – O céu, as estrelas, o mundo inteiro. É um milagre se a gente pensar bem".

"Não sabia que, às vezes, encontrar um amigo de verdade pode nos fazer perceber melhor a solidão que há na nossa vida até aquele momento."

10 comentários:

  1. Olá! Olha acho que tem algum problema com esse livrinho, pq vi você e Alisson avaliando ele com poucas estrelas. Eu te entendo, tenho certa dificuldade com infanto juvenil. Ai jovem depois de ler sua resenha não dá para ficar com vontade de ler. haha. Esse é aquele livro que você compra pela capa e pá, não curte. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Primeiramente queria lhe parabenizar pela sinceridade na resenha, visto que esse livro está fazendo um barulho pela blogosfera.
    Infelizmente vou preferir deixar essa leitura de lado, pois, esses pequenos pontos que lhe incomodou acredito que irá me incomodar também, logo é melhor nem arriscar...
    Espero que sua próxima leitura seja mais agradável...

    ResponderExcluir
  3. Olá, nossa adorei a sua resenha, pela sinceridade e pela explanação do livro. Eu sou dessas que escolhe o livro pela capa, mas de uns tempos para cá, tenho evitado isso e só lido mais indicações. Ler também o que gosto, me ajuda não deixar a leitura tão entediosa! Espero que a próxima seja mais agradável. Boa leitura para nós!
    Beijos
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que triste que não gostou! Realmente a capa é linda, me encantei com ela. Eu sempre dou uma boa lida na sinopse e tento entender o universo que o livro se passa antes de escolher. Tenho tendência de escolher personagens que tenham idade próxima a minha, que sempre me identifico mais. Espero que a próxima leitura seja melhor!


    Beijos, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha na época que esse livro foi lançado pela arqueiro ate pensei em pedi, mas ai eu vi uns comentários sobre que desanimei, vendo sua resenha agora agradeço por não ter pedido, não faz meu gênero.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que pena que não curtiu tanto assim... Bem, vou ler e ver o que eu acho. Pode ser que eu goste :)

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Fiquei bem tentada a solicitar esse livro quando o vi entre os lançamentos da Arqueiro, mas sabe aquela sensação de "esse livro não é pra vc"? Foi o que me fez frear a mão a tempo. rs
    Gosto muito de livros infanto juvenis, mas essa história não é o tipo que me apetece. E lendo sua resenha tenho ainda mais certeza disso. Com certeza vai agradar a muitos leitores, mas acho que eu não conseguiria me sentir presa à história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Olha, esse livro não me conquistou nem pela capa e nome e tal :3 Eu já tive impressões só assim, mas eu não sou uma leitora de fantasia ai é meio obvio eu não curtir de cara. É uma pena que o livro não tenha te agradado, mas acho que não foi assim só para você já que li outras resenhas que pontuavam as mesmas coisas que você.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu também já julguei livros pela capa, algumas vezes deu certo, outras não tanto. Mas a capa desse livro eu também achei bem interessante. Fantasia e magia não fazem muito o meu tipo, mas que bom que apesar de tudo você recomenda o livro e que no final os enredos se interligam.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mulher olha que eu criei milhões de expectativas com base nessa capa hauhuahuhauah, foi a primeira resenha que li dele e acho que minhas expectativas se esvaíram, vou deixar esse para próxima <3

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)