terça-feira, abril 26, 2016

[Resenha] A Rebelde do Deserto - Alwin Hamilton

A resenha de hoje é sobre um livro que me instigou desde que soube de seu lançamento e que não me decepcionou em nada, na verdade é uma excelente e excepcional aventura que não pode faltar na estante de ninguém que adora o estilo!

A Rebelde do Deserto

A Rebelde do Deserto # 1
Autora: Alwin Hamilton
Compre: Saraiva | Amazon



Sinopse: O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher.
 Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.
 Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por lhe revelar o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.
Um dos livros que mais chamaram minha atenção no evento de livreiros e blogueiros da Editora Companhia das Letras foi sem sombra de dúvidas A Rebelde do Deserto. Devido as informações passadas pelos mediadores do evento deu-se certa impressão que ele seria uma ótima recomendação para quem já havia lido e gostado bastante de A Rainha Vermelha, e como eu me encaixava perfeitamente nesse perfil não foi difícil criar expectativas. Felizmente recebemos a prova do livro em primeira mão e tive a oportunidade de ler assim que minha pilha de leituras diminuiu. O que posso dizer é que não me decepcionei, A Rebelde do Deserto é uma história com muito potencial e vou contar para vocês exatamente porque ela é muito boa.

A história de Alwin Hamilton começa como toda e qualquer obra que se propõe a nos apresentar uma protagonista forte e disposta a ir em busca de algo melhor. Amani Al’Hiza é a personagem da vez e seu maior desejo é poder escapar da Vila da Poeira, um vilarejo afastado de tudo o que parece ser empolgante. Durante boa parte de sua vida ela dividiu esse sonho com a mãe, mas agora que a única pessoa que parecia realmente se importar com ela não está mais por perto torna-se ainda mais urgente a necessidade de escapar e Amani não irá medir esforços para conseguir alcançar seu objetivo. Nem que para isso tenha que se envolver com um forasteiro desconhecido que pode ser mais do que aparenta. Por este breve perfil é possível perceber que Amani é uma protagonista impetuosa e destemida, e eu não estou exagerando. Porém, apesar disso ela é muito mais do que nos dá a entender no início, sua força e lealdade será testada e desenvolvida no decorrer da narrativa, acompanhar o crescimento de Amani como protagonista é um dos melhores pontos da obra.

A jornada que a protagonista terá que empreender vai fazê-la amadurecer bastante e abandonar um pouco de sua ingenuidade, sua inocência me fez rir em momentos cruciais mas me causou medo pela protagonista que já foi enganada por quem eventualmente deveria estar cuidando dela. Porém, Amani não confia facilmente exceto talvez em Jin, que apesar de misterioso é como um imã para ela. Tive uma certa desconfiança deste personagem em um momento crucial e fiquei meio decepcionada por não ter se concretizado, mas acredito que da forma que foi desenvolvido ficou muito melhor do que minha frágil imaginação.

O cenário e ambientação da obra é, no mínimo, instigante. É como se a autora conseguisse entranhar o deserto em nossas veias. A magia e mitologia contida na obra é fascinante e a desmistificação de algumas histórias mesmo quando os mitos são reais foi uma sacada e tanto, o que ajuda a instigar ainda mais o leitor. Me senti sufocada e com medo junto com Amani, e também forte e destemida quando ela precisava ser. Isso meus caros, se chama empatia pura e simples e há muito anos não sentia esse tipo de identificação com uma personagem. O desenrolar dos fatos não é lá muito surpreendente, ou melhor, é sim, mas ainda assim alguns pontos são bastante previsíveis. Então posso dizer que o enredo é bem contraditório e ao mesmo tempo em que há uma reviravolta que mal esperávamos damos de cara com algo que não poderia ser de outra forma. O final não deixa a desejar e quando terminei quis chorar de frustração por saber que o próximo livro não foi nem finalizado, mas fazer o que, acho que essa espera ajuda a baixar as expectativas caso eu me decepcione, o que eu não espero que aconteça.

Enfim, os mediadores do evento da Companhia das Letras não estavam errados ao dizer que este livro é para os leitores que gostaram de A Rainha Vermelha, mas acrescento a fala deles que com certeza A Rebelde do Deserto é ainda mais instigante e a protagonista bem mais empática do que a outra. Mas o ponto aqui não é esse, o que você deve ter em mente é que se procura um livro com magia, aventura, adrenalina, o qual invada todos os seus poros este é o livro que você procura. Como disse no início minha edição era apenas a prova do livro então não posso dar uma avaliação final sobre o trabalho gráfico da editora, mas pelo pouco que vi nas redes sociais parece estar impecável. Esperando o que para garantir o seu exemplar?
Melhores Quotes:

"- Quero várias coisas, Bandida. Sair deste maldito país, tomar um banho gelado. comer uma refeição decente ... - Jin deixou a frase solta, e por um momento podia jurar que seu olhar flutuou até mim."

"Eu era uma garota do deserto. Achei que sabia o que era calor. Estava enganada."

10 comentários:

  1. Oiii Ju, tudo bem?
    Tu acredita que eu nunca li um livro que o deserto no meio? Fiquei feliz com isso e animada por ser algo bem diferente do que costumo ler, gostei do fato também de ter essa magia toda e o mistério, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parece ser um ótimo livro, também faço parte das pessoas que gostaram do livro Rainha vermelha e pela sua resenha já percebi que também vou gostar desse livro. Já faz parte da minha lista de leitura, mas talvez eu espere sair todos primeiro porque fico muito ansiosa esperando as continuações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá dona Juliana,
    E estou desejando esse livro desde o dia que a seguinte falou que iria lançar e fui procurar a sinopse. Depois vi você comentando dele no grupo e agora eu quero. Aceito de presente. hahaha. Olha já gostei que a protagonista que vai atrás do que quer. Ai nem sei o que dizer depois de ler essa resenha, muito bem escrita e me deixou com "água na boca" para sentir tudo isso. Parece ser aquele livro que você ler e só se sacia ao terminar e mesmo assim ainda quer mais. Estou esperando dinheiro, dinheiro minha cara para adquirir o exemplar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei A Rainha Vermelha, se esse é melhor ainda preciso ler!! Hahaha
    Achei a premissa muito interessante, parece ser muito enolvente,uma pena que ainda não saiu a continuação. Adorei os quotes que você separou!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO este tipo de leitura. Tem magia e aventura já quero. É a primeira resenha que eu leio da obra, e fiquei encantada por tudo. Adorei saber que a escrita da autora é tal envolvente que nos faz praticamente nos sentir no deserto. Eu adoro quando isso acontece. Não li A rainha vermelha ainda, então não tenho uma base, mas a obra em si já me chamou a atenção.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Assim como vc, fiquei super empolgada quando vi esse livro entre os lançamentos da editora. Jà fiquei querendo, mas com um pouco receosa de não ser tudo que estava imaginando.
    Essa é a primeira resenha que leio dele e gostei demais!!! Adoro protagonistas que são decididas e que não ficam esperando tudo cair do céu (me dá uma raiva, uma vontade de dar uma mãozada na cara). A história parece ser recheada de aventuras e reviravoltas, adoro!
    Espero que o segundo livro não demore tanto a chegar e que vc possa ter suas dúvidas respondidas nele. o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais dessa história. Nunca ouvi falar do livro, tb ando por fora dos lançamentos, me informou mais quando visito os blogs.
    Vou dar uma procurada nessa obra. Valeu a dica!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro histórias com protagonistas fortes, como você contou sobre essa! Ainda mais se passando no deserto, com seus mitos e lendas. Vai entrar para minha lista de leitura com certeza. Para fechar com chave de ouro a indicação, ainda com um final forte, me conquistou! Também vou aguardar finalizarem a continuação e depois leio esse, pois acho que não dou conta de aguardar "chorando" como você mencionou!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. 10 de cada 10 blogueiros brasileiros ou gringos são unânimes em afirmar que esse livro é sensacional. Preciso adquirir meu exemplar logoooooo! Mas acho que só em maio.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juzinha.
    Primeira vez que eu paro pra reparar na capa desse livro e achei linda! Tem uns detalhes bem legais na imagem.
    Essa Amani é jovem? Adulta? Meio termo? kkk
    MAs olha aqui, ela consegue fugir e aí? Ela vai enfrentar o que? Monstros do deserto, ladrões do deserto, calor do deserto (só consigo pensar no deserto) aaaushuas fiquei curiosa pra saber o tipo de aventura que ela tem pela frente e você não disse nada. AFF JULIANA.
    Fiquei com vontade de ler e é série, quero morrer com isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)