quarta-feira, fevereiro 24, 2016

[Resenha] O Arqueiro - Bernard Cornwell

Hoje vamos de resenha de minha primeira releitura para o desafio Relendo e Resenhando. O livro escolhido foi O Arqueiro de Bernard Cornwell, uma obra que obviamente nunca resenhei por aqui e que foi um dos melhores livros que li na vida e continua sendo.
O Arqueiro
A Busca do Graal #1
Autor: Bernard Cornwell
Editora Record
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Aos 18 anos apenas, Thomas vê o pai morrer em seus braços após um ataque-surpresa à aldeia de Hookton. Um lugar simples que escondia um grande segredo: a lança usada por São Jorge para matar o dragão, uma das maiores relíquias da cristandade. Em busca de vingança contra um homem conhecido apenas como Arlequim, o rapaz, um arqueiro habilidoso, se junta ao exército inglês em campanha na França, onde se envolve em batalhas e aventuras que, sem perceber, lançam-no na busca do lendário Santo Graal. Com este romance, o autor usa o cenário da Guerra dos Cem Anos para dar início a uma saga empolgante.
Há cerca de um ano venho reclamando de um certo problema para ler livros históricos ou fantásticos, nos últimos tempos venho empacando nesse tipo de leitura. A questão é que estes são os gêneros que mais gosto e estava ficando bem incomodada com a situação. Mesmo um dos meus autores preferidos não estava me agradando, a solução foi escolher um livro que já havia lido e que tinha gostado muito. Então, aproveitei o Desafio Relendo e Resenhando que o Alisson do Re.view criou e comecei minhas releitura por O Arqueiro, de Bernard Cornwell. Assim não teria como me decepcionar e talvez eu finalmente saísse dessa tremenda ressaca. Acho que agora é o momento de agradecer a Cornwell e ao Deus da escrita, porque minha ideia deu super certo.

O Arqueiro é o primeiro livro da trilogia A Busca do Graal, seu principal personagem é um jovem, chamado Thomas, que tem por ambição ser um Arqueiro, porém a vontade de seu pai é que ele se torne um padre. Quando a aldeia de Hookton é atacada, sua maior relíquia roubada e seu pai morto, Thomas parte em busca de vingança. Mas no meio de uma guerra que promete arrasar toda a França e perpetuar a soberania dos Ingleses o jovem se perde em meio a realização de seu maior desejo, deixando assim de lado sua promessa de vingar o pai, o vilarejo e trazer a relíquia de volta. Porém há pessoas que não deixarão que Thomas esquece seu destino e sua inteligencia e lealdade é o que o levarão até seu objetivo final.
"Naquele instante em que a primeira flecha deslizara no céu, ele soubera que não queria mais do que aquilo da vida. Era um arqueiro. Por ele, Oxford podia ir para o inferno, porque Thomas descobrira o que lhe dava prazer."
Por ser o primeiro livro da trilogia é óbvio que não iremos nos deparar com todas a soluções imediatas. O Arqueiro se atém a nos apresentar Thomas e a forma como sua vida teve uma reviravolta depois do ataque a sua aldeia. Esta trilogia foi a segunda que li do autor, e não pude ficar menos surpresa ao constatar que Cornwell é bastante inteligente e um exímio historiador, é claro, que me dei conta disso a primeira vez que li o livro, mas o fato é que o autor utiliza de sua pesquisa para criar um romance histórico arrebatador que irá jogar o leitor no meio do campo de batalha. Alias, esta é a principal característica de Cornwell, a forma como ele descreve batalhas sangrentas e estratégicas torna inevitavelmente  que o leitor visualize suas descrições como se estivesse assistindo o que se passa. 

Além disso, seus personagens estão no centro de tudo, através de Thomas, Will Skeat, Sir Guillaume e o Arlequim, entre outros, visualizamos as duas frente de batalha e todas as decisões que irão culminar a batalha final deste primeiro livro. Seus personagens são muito bem desenvolvidos sejam eles criados para serem meros tolos ou pessoas decididas e inteligentes. Seus vilões causam ascos por suas atitudes, mas Cornwell não deixa de apresentar um personagem principal que também comete erros e toma atitudes insensatas. Thomas de Hookton é justamente assim e também um guerreiro formidável que aprende a arte de ser cavalheiresco quando amadurece um pouco, não que isso o faça perder o viço. Thomas é imprudente, impulsivo, mas também muito inteligente e decidido. Ele é com toda certeza um dos melhores protagonista que Cornwell já criou até onde pude ler suas obras.

Enfim, O Arqueiro é antes de mais nada um romance para quem gosta de literatura histórica, se passa em meio aos conflitos armados entre França e Inglaterra durante a Guerra do Cem anos e trás para o leitor o que de melhor há no gênero, realidade, batalhas, romances e jogos de poder que vão sustentar o leitor até a última página e deixá-lo com fome de mais. Porém o mais interessante fica pela nota final do autor na obra, em que ele explica a forma como conduziu sua história e alguns fatos que podem ou não ter realmente ocorrido. No mais, a edição está perfeita, não encontrei erros e sinto falta deste cuidado que a Editora Record tinha antigamente com suas edições, espero que voltem a se importar com uma boa edição e excelente revisão.
Melhor Quote:

"A mão esquerda de Thomas tremeu ao armar o arco. Estava com a boca seca, amedrontado. Sabia que iria atirar a esmo, de modo que abaixou o braço e soltou a tensão da corda. Lembre-se, disse a si mesmo, lembre-se de tudo que já lhe foi ensinado. Um arqueiro não mira, ele mata."

10 comentários:

  1. Oi, Ju! Fazia tempo que não aparecia por aqui. Gostei muito de saber mais sobre esse livro, porque ainda não li nada do autor e já tenho umas três opções para começar. Por que não por um livro como esse, que aborda um pouco a Guerra dos Cem Anos, da qual praticamente não sei nada (rs)? Enfim, gostei do desenvolvimento dos personagens e do modo como o autor parece ter conduzido o enredo sem nunca faltar ação.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. JU-LINDA-MARAVILHOSA!! hhahaa, fazia tempo que não passava por aqui D:
    Eu confio de olhos fechados na sua opinião quando o assunto é livros históricos/de aventura; Eu não sou a maior fã do gênero, aliás, eu mal leio livros assim... Mas eu gosto bastante!
    A história de 'O arqueiro' chamou bastante a minha atenção, principalmente pelo seu ultimo parágrafo, onde você comentou sobre a nota do autor. Estou curiosa para saber mais sobre as escolhas de Thomas e como tudo vai se desenvolver. Traga a resenha do segundo volume logo ♥

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Eu já tinha visto os livros do autor nos sites de venda de livros e lembro que tinha me interessado uma vez pelas capas, mas nunca parei para ler nada do autor. E sabe que nem resenha li, a sua vai ser a primeira. E interessei-me pelo fato do autor ter um cuidado em escrever sua obra, pela forma que você expressou parece que ele teve todo um cuidado, fazendo pesquisas, eu não li muitos livros nesse estilo com batalhas e tals, quem sabe eu não começo a ler?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Tenho me apaixonado por diversos livros fantásticos dentre a literatura nacional, e acho que está na hora de dar uma chance para os estrangeiros desse segmento também, rs. Por essa resenha incrível sua, já começo a cogitar a possibilidade de começar a ler O Arqueiro assim que possível, mas fico com um certo receio de, por toda a exploração do autor ao enredo e sua época, não conseguir me envolver muito e ter um saldo negativo por isso, mas bom saber também que o autor desenvolve bem o protagonista; não é bem o erro em si, mas o simples fato de mostrar-se tão humano quanto os demais, costuma ganhar bons pontinhos comigo. De qualquer forma, quando sentir que estou no momento certo para desbravar essa leitura, certamente o farei e espero gostar tanto quanto você gostou!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Lendo essa sua ótima resenha, me arrependo de não ter pego esse livro na biblioteca quando tava na escola :( Eu sempre namorava ele mas acabava pegando outros, aff. Vo me bater. Também gosto de umas histórias históricas assim (histórias históricas ???? Meu Deus Nathalia) e como você ama eu tenho certeza que eu gostaria. Até a capa é legal *-*

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que nunca li nenhum livro histórico, só os fantásticos mesmo. Mas me interessei por essa trilogia, já quero ler algo do autor faz tempo, mas nunca fiz isso. Leituras de fantasia são sempre lentas pra mim, mas eu consigo me ambientar bem e continuar, mas confesso que gosto de intercalar esse tipo de leitura com aquelas mais dinâmicas, sabe? Eu amo o gênero, mas é para não enjoar mesmo. E bem, romance histórico é um gênero que falta eu ler mais, então vou começar com essa obra, adoro quando ter arqueiros nas histórias!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Adoro fantasia! Ainda não conhecia esse livro, mas adorei o enredo, gosto dessa pegada histórica e achei ótimo conhecer essa obra! Eu não sei se teria pique para o desafio pois não sou de reler livros, mas adorei a iniciativa do Ali! Fico feliz que a releitura foi proveitosa, espero ter a oportunidade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo, principalmente por ele ser histórico (e me lembrar um pouco de Arrow, uma das minhas séries favoritas). Ver que você o favoritou me deixou ainda mais curiosa para conhecê-lo. Gosto muito de histórias com muita ação e uma pitada de romance, principalmente quando os personagens são bem desenvolvidos e conseguem conquistar o leitor.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii eu simplesmente amo os livros do bernard e não conhecia esse. Amei a dica e a resenha ;)
    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  10. Livros históricos e fantásticos são meus favoritos também!
    Adorei sua resenha! Eu tenho a trilogia do "O Rei do Inverno" aqui mas ainda não li. Bernard é um autor que tem avaliações maravilhosas e altas pontuações nas redes sociais de livros e eu sempre me pergunto se ele é mesmo tudo isso. Sua resenha me mostrou que sim! Fatos históricos, boas descrições de guerras, romances.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)