segunda-feira, fevereiro 29, 2016

[Resenha] Mundo sem Fim - Ken Follett

Que Ken Follett é um gênio da literatura histórica eu já cansei de dizer aqui no blog e acredito que todos que me acompanham sabem que este é meu gênero literários favorito. Então, vai ser um pouco complicado ser imparcial com relação a essa obra, mas tentarei contar para vocês de forma coerente tudo o que achei de Mundo Sem fim, publicado recentemente pela Editora Arqueiro aqui no Brasil.
Mundo sem Fim
Autor: Ken Follett
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Uma guerra que dura cem anos. Uma praga que devasta um continente. Uma rivalidade que pode destruir tudo. 
Na Inglaterra do século XIV, quatro crianças se esgueiram da multidão que sai da catedral de Kingsbridge e vão para a floresta. Lá, elas presenciam a morte de dois homens. Já adultas, suas vidas se unem numa trama feita de determinação, desejo, cobiça e retaliação. Elas verão a prosperidade e a fome, a peste e a guerra. Apesar disso, viverão sempre à sombra do inexplicável assassinato ocorrido naquele dia fatídico. 
Ken Follett encantou milhões de leitores com Os Pilares da Terra, um épico magistral e envolvente com drama, guerra, paixão e conflitos familiares sobre a construção de uma catedral na Idade Média. Agora Mundo Sem Fim leva o leitor à Kingsbridge de dois séculos depois, quando homens, mulheres e crianças da cidade mais uma vez se digladiam com mudanças devastadoras no rumo da História.
A primeira coisa que vocês devem saber sobre esta história é que ela é uma espécie de sequência de Os Pilares da Terra, a narrativa é ambientada no mesmo cenário, porém retrata acontecimentos de 200 anos depois e tem como personagens principais os descendentes dos personagens do primeiro livro. Contudo, não se preocupe em ficar perdido, apesar de algumas referências aos personagens anteriores o livro é perfeitamente compreensível, ou seja, você pode ler separadamente. Inclusive, eu ainda não li Os Pilares da Terra e posso afirmar que foi uma experiência muito interessante ler Mundo sem Fim.

A narrativa de Mundo sem Fim se passa durante a Guerra do Cem anos, o que foi um ponto positivo na minha leitura já que antes de pegá-lo para ler eu havia relido O Arqueiro (Resenha) que se passa no mesmo período, com isto acompanhei acontecimentos reais da história do mundo que foram explorados tanto por Cornwell quanto por Follett, de formas diferentes mas não menos assertivas. Mundo sem Fim retrata o jogo de poder entre o clero e os mercadores (burguesia?). Através dos quatro jovens citados na sinopse acompanhamos cada uma das vertentes desse jogo. Em meio a conflitos religiosos e familiares acompanhamos uma história dramática que incluí uma guerra épica e paixões não menos arrebatadoras, além de um jogo pelo poder que foi muito bem descrito e elaborado. 

Uma das principais características do autor nesse livro é que ele não tem medo de desanimar o leitor fazendo seus personagens passarem por situações frustrantes, Follett nos deixa indignados ao mesmo tempo em que continuamos ávidos pelo desenrolar dos acontecimentos. Mas o mais importante de sua obra é que sutilmente adquirimos a compreensão de que nem tudo dá certo no fim, e que personagens bons também erram e principalmente passam por dificuldades e momentos que nós leitores preferíamos que não acontecessem. Você vai ver aqui gente manipuladora levando a melhor em boa parte do tempo, mas isto não chega a ser novidade já que durante a idade média o que ditava as regras era o poder não a justiça.

Além de uma narrativa muito bem construída e intrincada Follett também tem uma capacidade tremenda de criar personagens. Seria complicado falar aqui de um a um porque a resenha ficaria imensa, mas o essencial é que você tenha em mente que até o personagem mais querido irá deslizar em algum momento, fazendo com que você se sinta frustrado. Terminei o primeiro volume dessa história aos prantos, chocada e completamente sem palavras para descrever o que estava sentindo. Durante toda a narrativa o autor deixa pistas de como tudo poderia acabar, pequenos detalhes que se juntam para culminar em um fim que partiu meu coração. É perceptível o rumo que a narrativa toma, mas não menos surpreendente quando enfim chegamos a conclusão de determinados acontecimentos, e as atitudes de cada um dos personagens são essenciais para esse fim.

Eu já havia lido vários livros do autor e sou completamente suspeita para falar, pois leria até mesmo a lista de supermercado dele se tivesse a oportunidade, contudo sem sombra de dúvidas ele é ainda mais incrível escrevendo sobre os anos negros da Idade Média. Sua capacidade de destrinchar a inteligência de seus personagens e evidenciar seus planos absorvem o leitor da primeira a ultima página. 

Enfim, Mundo sem Fim não é aquela leitura de uma sentada só, é necessário estar atento e isso é algo impossível de ignorar e que tornará sua experiência com a obra muito mais satisfatória. No mais nem preciso dizer que a Editora caprichou na edição, o livro que foi dividido em dois volumes não é vendido separadamente e segue um ritmo certeiro e que não chega a desanimar o leitor devido ao número de páginas. A capa está maravilhosa, ainda mais do que a primeira edição e o box dá um charme a mais a essa obra tão maravilhosa. Não há mais o que dizer a não ser que Follett é mestre em ser imprevisível e trabalhar os grandes períodos históricos.

Obs: há uma minissérie adaptada do livro, ainda não tive a oportunidade de ver, mas vou correndo ali ver o que eu acho!
Melhores Quotes: 

"Às vezes, contrariando todas as expectativas, as piores adversidades trazem à tona o que há de melhor em algumas pessoas"

"Como foi no princípio
e agora e sempre será
Um mundo sem fim"
 

13 comentários:

  1. Oi!!!

    Já havia lido algumas resenhas desse livro e embora ele seja histórico não me entusiasmei muito. Adoro história, e mesmo passando na guerra dos cem anos e ter rendido muitos elogios não é algo que no momento me atraia, mas está anotado para futuramente me aprofundar mais nesse mundo.

    ResponderExcluir
  2. Ju, nunca li nada dele e você fez eu me sentir culpada hahahaha.
    Eu não sou a melhor pessoa para leituras de épica, mas abdo me surpreendendo demais ao gostar de certas resenhas que abdo lendo e todas são nesse tema. Vou me aventurar sim. Gostei do seu ponto de vista.
    Dica anotada.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Tanta gente elogiando o autor e eu ainda sem conhecer sua escrita. Imagino mesmo o quanto deva ser um livro imprevisível devido aos seus personagens marcantes e principalmente por conta de seu autor ousado. Eu gosto muito de histórias de época e com fatos históricos, portanto imagino que já deveria ter lido.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ju sempre tive curiosidade de ler livro desse autor e sua resenha me fez ficar mais curiosa. Não sabia que se passavam em um período de guerra, nem esse e nem O Arqueiro. Deve ser interessante, vou procurar pra ler.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de literatura não é a minha preferida, histórias passadas na idade média em tempos de guerra ja me deixam preparada pra muitas lagrimas, mas confesso que adoro livros onde os personagens são bem elaborados e de uma forma que não sejam obrigados a seguir o roteiro de bom e mau, onde eles podem ser apenas humanos. A sua resenha me despertou curiosidade em conhecer a obra, vou tentar me aventurar.
    https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/blog/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Confesso que fico intimidada pelas mais de 1100 páginas do livro, além de que, por mais fã de fantasia que eu seja, a Idade Média em geral é um cenário que não me cativa ou atrai tanto quanto os demais, e justamente pelas injustiças referentes à valorização exclusiva do poder eu muito provavelmente passaria boa parte da leitura reclamando de um ou outro acontecimento/personagem. Mas muito bom você citar o fato de mesmo os personagens mais bonzinhos terem seus momentos de confusão, deslizes, erros... Apesar de tudo, é certamente um retrato com o qual o leitor se identifica e acredita muito melhor, porque ninguém é perfeito mesmo, nem o protagonista mais encantador e querido de todos, rs. Quem sabe um dia não sinta vontade + coragem de lê-lo? Uma visível animação para com a leitura surgiu, ao menos, após sua resenha, por mais que o final seja de partir o coração como você falou, rsrs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Já li boas críticas a respeito do Ken Follett, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler os livros dele, gostei de saber que você gostando tanto do enredo, somente fiquei um tanto com pé atrás por conta de um detalhe em especial citado na resenha, a qual você mencionada que não é um livro para ler rapidamente, isto para mim é tanto positivo quando negativo, negativo no sentido que talvez eu não me envolva logo de cara e fique muito tempo na leitura, o que a torna lenta, mas saber que você gostou já me dá uma animada, e acredito que eu venha a gostar sim! Enfim, espero poder ler um dia!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Ju, sempre vejo resenhas positivas para a escrita do autor mas ainda não li nada dele. Na realidade, acho que nunca li nada da tematica. Fiquei bem curiosa! É ótimo quando um autor que amamos consegue nos envolver dessa forma não é mesmo? Gostei de saber da forma como tudo foi construido e amarrado. Acho que a temática dele é um pouco densa e merece ser lido com cuidado :) Gostei da dica :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que você tenha achado uma experiência muito interessante ler esse livro mesmo sem ler Os Pilares da Terra antes, e ainda que se passe 200 anos depois, eu sou meio neurótica com isso e com certeza vou querer ler o outro livro antes, ainda mais já tendo meu exemplar aqui. Guerra épica, paixões arrebatadoras e jogo pelo poder são coisas que me atraem demais. Já vou me preparar psicologicamente para essas situações frustrantes que o autor apresenta aos personagens.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Nunca li nada desse autor e resolvi que vou conhecer através desse livro, já está na minha meta de leitura.
    Eu não tenho o costume de ler literatura histórica, mas eu sempre assisto filmes ou documentários e gosto, então pensei porque não me aventurar e conhecer um gênero novo.
    Esse jogo de poder entre as classes sociais, conflitos religiosos e familiares chamam a minha atenção, me prendem e espero que isso aconteça durante a leitura.
    O autor faz os personagens bem reais, pelo que você falou de que algo pode dar errado e isso pode deixar o leitor frustrado, mas acima de tudo o personagem é humano pode cometer erros e essa questão do poder falar mais alto, se formos ver em alguns momentos ainda é o poder que canta a melodia e os outros dançam.
    Pelo que deu para perceber você gosta mesmo do autor e que bom que mesmo sendo um livro com muitas páginas a leitura não é massante.
    Eu acho linda essa capa e já tinha visto comentários de que tem uma série, também vou querer assistir.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Confesso que o estilo desse livro não é geralmente o que leio, mas fiquei bastante curiosa com sua resenha, principalmente por citar que o livro se passar anos depois de Pilares da Terra, livro qual tenho muita vontade de ler.
    Achei um máximo esses personagens criados pelo autor, que mesmo os mais certinhos cometem erros e te frustam, só da uma caracteristica mais real a obra, afinal, todos em algum momento erram, e os finais nem sempre são felizes.
    Achei muito boa a iniciativa da Editora de separar a obra em dois volumes, pois facilita muito pro leitor poder levar o livro e ler onde quiser, sem precisar carregar A biblia, fora que o BOX que ele vem é muito lindo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Literatura história não é meu gênero favorito, mas tenho muita curiosidade de ler as tramas criadas por Ken Follett, pois é nunca li nada dele. :( Parte disso é pelas obras serem enormes, e como você disse, ter que ser lida com paciência, eu sinceramente o que não tenho é paciência para livros enormes, mas acho que dependendo da história e da narrativa dá para relevar. Pelo que você destacou na resenha a obra tem tudo para me agradar, sim. Então assim que tiver um tempo vou iniciar a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!
    Eu adorei sua resenha. Eu li uma resenha que me fez adicionar esse livro aos que desejo conferir, mas saber a sua opinião veio somar ao meu desejo uma curiosidade ainda maior. Eu não li nada do autor ainda, diferente de você, portanto, sendo uma fã das obras dele, a sua resenha parece ter mais consistência na avaliação do conteúdo. Eu confesso que não sabia sequer por qual livro começar a conhecer o talento do Ken Follet, mas acho que esse livro será um ótimo início! Adoro história e confesso que não sei nada da Guerra dos Cem Anos. Por isso, vou adicionar a obra entre minhas prioridades do ano.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)