quarta-feira, março 12, 2014

A Última Música - Nicholas Sparks

Pois é pessoal, eis que depois de eu ter insistido muito e quase desistido minha prima resolveu aceitar fazer parte do LiteRata (sim, nepotismo). O nome dela é Paloma e vai dividir as resenhas comigo, esta é uma experiência nova para ela e para mim uma chance de aprender trabalhar em equipe (sim, eu sou insuportável, coitada). Então deem as boas vindas para ela e se liguem na primeira resenha.

A Última Música
Autor:
Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e,conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. 
A história começa uma Ronnie revoltada, de mal com a vida, sua relação com a mãe não é das melhores e pior ainda com o pai, há três anos eles nem se falam. Sua mãe acha melhor que ela e o irmão Jonah passem as férias de verão junto ao pai em Wrightsville, Carolina do Norte, onde ele mora desde seu divórcio. No decorrer da história Steve se mostra compreensível com os filhos, principalmente Ronnie. Esta logo faz “amizade” com Blaze, uma jovem mal compreendida pela mãe, que tem uma relação conturbada com Marcus, sem saber ao certo se é namorada ou apenas alguém para satisfazer suas necessidades, porém no livro fica claro que ele é bastante controlador e quer tudo do seu jeito, caso contrário parte pra ignorância. Sendo assim, Ronnie não esta em boas companhias.

Ao contrário da Mãe o pai de Ronnie não questiona muito onde a filha vai, com quem e o porque de voltar tarde, deixando a entender que ele quer muito ganhar a confiança da garota novamente. Nicholas Sparks nos dá várias formas de saber da história, pois coloca a visão de outros personagens, isso é característica do autor, é uma forma de compreendermos mais. No decorrer da narrativa Ronnie conhece Will, típico garoto bonito e em boa forma, o encontro dos dois eu diria se dá de uma maneira engraçada e aos poucos ela vai se soltando e como não podia deixar de ser se apaixonando por Will o que a leva a abaixar a guarda com seu pai.

Pai e filha têm uma coisa linda em comum, a música, Steve é ex-pianista ensinou a filha a tocar, compunham juntos, a música era o principal meio dos dois serem pai e filha. Porém , depois do divorcio dos pais Ronnie diz que odeia o piano, tudo devido ao abandono do pai, aos poucos você vai descobrindo que na música muitas coisas acontecem. Jonah diferente de Ronnie se dá muito bem com o pai, a relação dos dois é de união, ele sempre adorou o pai e os dois sempre fazem coisas juntos.

O rumo da história vai mudando quando chega quase no fim, depois de uma descoberta Ronnie se sente culpada por ter se afastado tanto do pai, isso nos ensina a viver cada momento como se fosse único, e que cada detalhe tem seu valor, e com pequenas coisas aprendemos grandes valores, o amor nos faz enxergar tudo com mais compreensão e carinho. O livro tem uma história que nos faz querer terminar logo pra se emocionar diante de mais uma história de Nicholas, a forma como esta escrita, editada nos faz ter uma leitura agradável. Um livro para quem gosta de se encantar, emocionar e aprender.

Quotes do Livro:
"A vida, entendeu, era bem parecida com uma música.
No começo, há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside à emoção e faz com que a coisa toda valha a pena"

"As pessoas cometem erros, Will. Até as pessoas que amamos."

"O amor é frágil, Ronnie. E nem sempre cuidamos dele muito bem. A gente se vira e faz o melhor que pode, e torcemos para que esta coisa frágil sobreviva apesar de tudo"

"Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes, você os ama ainda mais..."

5 comentários:

  1. Nunca li nada de Sparks, apesar de todos amarem tanto!
    Quem sabe um dia?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda Paloma! o/ rs
    Sou uma das admiradoras do tio Nich! haha Já li esse livro, e adorei. É bem emocionante e reflexivo. Típico do autor. rs Mas eu achei bem legal o foco do livro ser a relação da Ronnie e o pai. Chorei muito nesse livro, tenho medo de me extender no comentário e soltar spoilers (vai que alguém leia os comentários né? rs). E esses quotes? vida, vida, vida! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamilla obrigada, espero aparecer mais por aqui
      Ele nos encanta a cada livro né. hahahhahahahahhqhahahahha nao pode soltar spoilers, e sim vida tão vida s2

      Excluir
  3. Paloma, seja bem-vinda! Aposto que não é nada fácil aturar a Jú na família, juntando como chefe... USHAUSHAUSHA Você merece umas 5 flores no céu! :D
    Eu não gosto do Nich por ser um cara que só sabe fazer os personagens sofrerem, sofrerem, sofrerem e... sofrerem mais ainda! Ok, existe obras que tem felizes para sempre, mas esses nós contamos nos dedos. u.u
    Eu assisti o filme e até lendo a resenha senti a mesma coisa: nós precisamos aproveitar cada minuto, pois não sabemos quaaando vamos partir ou nos despedir de pessoas queridas.
    Enfim, seja bem-vinda!!

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda Paloma!! (to meia atrasada kk) Enfim, nunca li nada do Nicholas Sparks e agora não tenho vontade de ler, não sou muito fã dos assuntos que ele escreve mas talvez algum dia eu veja pelo menos o filme kk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)