terça-feira, outubro 09, 2018

Um dia ainda vamos rir de tudo isso - Ruth Manus

Um dia ainda vamos rir de tudo isso

Autora: Ruth Manus
256 Páginas


Sinopse: Ruth Manus possui o raro talento dos cronistas capazes de produzir textos instigantes a partir de assuntos banais: uma conversa entre amigas pelo WhatsApp, uma ligação para um salão de beleza ou as dificuldades de comunicação de uma brasileira em Portugal.
Mas talvez mais notável ainda seja a capacidade incomum de Ruth de escrever com sagacidade e sutileza sobre assuntos nada banais: padrões estéticos, Direito do Trabalho, machismo e outras questões contemporâneas não só pertinentes como necessárias.
Um dia ainda vamos rir de tudo isso é uma coletânea de crônicas publicadas no blog do Estadão, em sua coluna no Estado de S. Paulo e no jornal Observador, de Lisboa, além de algumas inéditas. O que o leitor tem em mãos não é apenas uma seleção de textos, e sim um retrato do nosso tempo, por uma das mais destacadas cronistas da nova geração.
Ultimamente tenho tentado sair da minha zona de conforto no que se refere a livros, foi por isso que andei solicitando para a Editora Sextante alguns livros de crônicas e também aqueles no estilo "faça você mesmo". Foi assim que "Um dia ainda vamos rir de tudo isso" veio parar em minhas mãos. Até então eu não fazia ideia de quem é Ruth Manus, mesmo ela sendo correspondente de vários jornais aqui no Brasil e também em Portugal. Então além de crônicas que me fizessem rir e com as quais eu pudesse me identificar (óbvio) não sabia muito o que esperar.

Minha primeira impressão é que a vida de Ruth Manus é tão diferente da minha que não tinha sentido nenhum eu continuar a ler aquele livro. Apesar de alguns pequenos detalhes em comum a vida da autora não tem nada a ver com a minha, vinhos, roupas de marca, amigos que ganham milhões. Além disso em seus primeiros textos ela fala sobre a auto-satisfação antes dos trinta anos como se não fosse nada (uma formação, dinheiro, um emprego sensacional), mas sendo algo que ela já conquistou não sinto que a mesma tenha propriedade para falar sobre como as pessoas se sentem com relação a isso.

Apesar disso eu ri bastante e o mais interessante é como através dos textos podemos ver as mudanças que foram acontecendo com a autora, algo que ela não imagina ter lá no início acabou acontecendo com o tempo, foi de certa forma como acompanhar a história de alguém, não que seja algo explícito e constante, mas as mudanças e o desenvolvimento estão ali. 

Outro ponto importante é que a autora não fica no mais do mesmo sobre amizade, dinheiro e família, Manus traz para seu livro críticas pertinentes de sobre política, preconceitos e feminismo, então ouso dizer que o livro tem mais potencial do que aparenta inicialmente.
"As pessoas tentam reduzir a violência com agressividade. Tentam melhorar o país com agressividade. Tentam educar os filhos com agressividade. Tentam fazer justiça amarrando pessoas em postes."
Quando solicitei este livro esperava por textos mais profundos, com os quais eu pudesse me identificar sem sombra de dúvidas. Apesar disso o que encontrei foram algumas divergências, mas também alguns poucos textos que me fizeram voltar ao passado, rir e refletir, então creio que de certa forma a autora alcançou seu objetivo. 

Enfim, acho bastante válido dar uma chance a livros que nos tiram da nossa bolha e ainda melhor quando esse tipo de livro pode ser lido em doses homeopáticas, o que nos dá tempo para refletir melhor sobre ele. Aconselho a leitura, afinal não nascemos todos iguais, estranho seria se eu tivesse me identificado com toda a vida da autora, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)