segunda-feira, outubro 08, 2018

[Resenha] O Segredo de Helena - Lucinda Riley

O Segredo de Helena
Autor: Lucinda Riley
Editora Arqueiro
464 Páginas
Skoob


Sinopse: Quanta verdade o amor é capaz de suportar?
Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Já fazia alguns anos que não lia nada de Lucinda Riley apesar de ter vários livros da autora esperando na estante. Apesar de gostar da escrita dela seus livros não são exatamente o tipo que me ansiosa pela leitura e com "O Segredo de Helena" não foi muito diferente.

Li a história até bastante rápido e gostei do que encontrei, ainda assim terminei de ler com a sensação de que faltava algo. A história não é nada surpreendente e o tal segredo nem é tão impactante assim e a relutância de Helena em escondê-lo se arrasta por páginas demais. Durante a leitura a autora insere dúvidas na cabeça do leitor quanto a paternidade de Alex, obviamente que isso deveria acontecer, caso contrário não haveria uma história, certo? Mas, apesar de não fazer ideia de como a história aconteceu, está tão na cara quem é o pai de Alex que nem a tentativa da autora de confundir o leitor funcionou direito.

Alex que é o narrador principal desta história, seja através das lembranças contidas em seu diário ou pelo presente da história que se passa em 2016, ele por vezes se mostra um garoto muito infantilizado, isso não seria problema se a narrativa não insistisse em dizer que ele é maduro para sua idade. Temos também a narrativa por parte de Helena, que busca jogar luz sobre o passado e seus segredos. Li o livro pensando em vários momentos quando a história iria realmente começar a se desenvolver. Sabe aquele livro que você lê lê e nunca chega a lugar nenhum, mas apesar disso gosta de acompanhar a história? É meio controverso eu sei, mas foi assim que me senti.

Enfim, "O Segredo de Helena" é uma história gostosa, o tipo de trama familiar que envolve o leitor, apesar do plot fraco eu gostei de ter dado novamente uma chance para a autora. 

Um comentário:

  1. Li recentemente, e amei!
    Foi um pouco diferente do habitual da autora, até cheguei a estranhar isso.
    Mas depois achei uma história linda, não tem grandes acontecimentos, mas Alex é incrível e a maneira como a história é contada me conquistou.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)