terça-feira, setembro 04, 2018

[Resenha] A duquesa feia - Eloisa James

A Duquesa Feia
Contos de Fada #3
Autora: Eloisa James
Editora Arqueiro
272 Páginas
Skoob



Sinopse: Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado.
Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote. E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação.
Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.
Não dá para dizer que os dois livros anteriores dessa série me conquistaram completamente, mas ainda assim são histórias legais de acompanhar e perfeitas para passar o tempo. As histórias da série Contos de Fada é exatamente o que se propõe, releituras dos contos já conhecido pelos leitores, como um universo expandido além da história básica que conhecemos na infância, e devo dizer que a autora tem talento para tanto criar quanto utilizar o senso comum. 

A Duquesa Feia começa expondo o conflito em que se encontra James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook. Depois de gastar toda sua fortuna e o dote de sua protegida o atual Duque de Ashbrook não vê outra saída a não ser casar o filho com a jovem de quem pilhou. Mas o jovem James não consegue nem conceber a ideia. Theo Saxby é sua melhor amiga e quase irmã. Porém, com o passar do tempo James compreende que não tem outra saída e talvez casar-se com Theo (ou Daisy para ele) não seja de todo ruim, os dois são bons amigos e com certeza se dariam muito bem, mas ele sabe que por nada no mundo Daisy pode descobrir a verdade por trás do romântico e encantador pedido de casamento. Mas nem sempre as coisas acontecem como se espera.

Theo poderia suportar o escrutínio da sociedade com relação a sua "falta" de beleza se tivesse James ao seu lado, mas quando segredos são revelados e seu coração cruelmente partido a única coisa em que consegue pensar é que não quer aquela vida. Após o terrível desentendimento Theo expulsa de sua vida os homens que tentaram arquitetar sua ruína e toma as rédeas da própria vida. Afastado de seu lar e da pessoa que estava aprendendo a amar James se volta para o mar, tendo como único bem um navio o jovem parte em uma aventura que irá modificar não só ele mesmo, mas todo o seu futuro. 

Lendo a premissa a cima poderíamos imaginar que A Duquesa Feia é um livro de tirar o fôlego, cheio de situações inusitadas e aventuras inesperadas, mas não é bem isso. A jornada em que Theo e James entram logo após a separação é de mudança e auto conhecimento. Porém as modificações em suas personalidades são tão bruscas que não consegui sentir empatia por ambos. Theo acaba se tornando uma mulher fria e amarga diferente da doce e inocente garota que conhecemos no início, ambiciosa demais ela coloca os negócios a frente de tudo, só que esse plot de mulher alto suficiente e poderosa apesar de ser interessante não se encaixa muito bem no período em que a história se passa, senti que faltou certa delicadeza nessa nova fase da personagem.
"No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois...teve a verdade"
Se com Theo já foi complicado engolir toda a mudança com James foi ainda pior, na primeira parte da história eu me encantei com ele e seu senso de honra já na segunda parte da narrativa o fato de ele perder tudo em sua personalidade que o fazia querido me deixaram frustrada. Não conseguia conceber essas mudanças, as justificativas por ambos terem mudado tanto não se encaixaram para mim. Outro ponto que não me agradou é que a autora se demorou demais em tudo que tem a ver com esse auto descobrimento dos personagens e a resolução desse romance acabou acontecendo rápido demais. Esperava dar boas risadas com todo trabalho que James teria para reconquistar Theo, mas alguns esclarecimentos, poucas palavras e um rala e rola resolveram a situação.
"Depois de todos aqueles anos, seu marido estava diante dela de novo. Mas tudo havia mudado. James se tornara um pirata. Um criminoso. Os olhos dele eram sombrios e indecifráveis, mas ainda assim transmitiam arrogância e poder."
Enfim, a história é legal, como já disse um bom livro para passar o tempo e entreter, mas não me conectar com os personagens deixou um gostinho amargo no céu da boca. Acho que recomendo essa história se você não está mergulhada em uma fase romance de época como eu estava quando li, se esse fosse o meu caso talvez pudesse ter gostado mais da história. O que fica é a máxima de um livro funciona de formas diferente para diferentes leitores, então não deixe de dar uma chance e tirar sua próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)