terça-feira, agosto 28, 2018

[Resenha] Um sedutor sem Coração - Lisa Kleypas

Um Sedutor sem Coração
Os Ravenels #1
Autora: Lisa Kleypas
Editora Arqueiro
320 Páginas
Skoob



sinopse: Devon Ravenel, o libertino mais maliciosamente charmoso de Londres, acabou de herdar um condado. Só que a nova posição de poder traz muitas responsabilidades indesejadas – e algumas surpresas.
A propriedade está afundada em dívidas e as três inocentes irmãs mais novas do antigo conde ainda estão ocupando a casa. Junto com elas vive Kathleen, a bela e jovem viúva, dona de uma inteligência e uma determinação que só se comparam às do próprio Devon.

Assim que o conhece, Kathleen percebe que não deve confiar em um cafajeste como ele. Mas a ardente atração que logo nasce entre os dois é impossível de negar.

Ao perceber que está sucumbindo à sedução habilmente orquestrada por Devon, ela se vê diante de um dilema: será que deve entregar o coração ao homem mais perigoso que já conheceu?

Um sedutor sem coração inaugura a coleção Os Ravenels com uma narrativa elegante, romântica e voluptuosa que fará você prender o fôlego até o final.

Durante o mês de junho e agosto tenho enfrentado uma situação peculiar com livros, alias acho que isso já vem acontecendo há bem mais tempo. Tudo o que pego para ler e seja um pouco mais denso me dá ranço, não consigo me envolver o que me leva a romances, livros leves e sem grandes pretensões, portanto tenho lido muito, MUITO MESMO, romances de época. Foi assim que cheguei a leitura desse livro.

Em Um sedutor sem Coração Lisa Kleypas nos trás um protagonista que não anseia fazer parte da nobreza, que não é um cavalheiro e que herdou um condado por mero capricho do destino. Sua intenção é se desfazer de toda essa herança e do fardo de tomar contas das irmãs e da viúva do último conde para voltar a sua sossegada vida de libertino e boêmio. O que Devon não esperava é a obstinação da jovem viúva para que ele assuma suas responsabilidades e não deixe ela e as cunhadas a beira da miséria. Quando o caminho de Kathleen e Devon se cruza é provável que nada de bom aconteça, diante da indiferença dele para com suas responsabilidades e a determinação e teimosia dela para que tudo saia o melhor possível os dois irão se envolver em discussões épicas e descobrir que talvez suas convicções precisam ser revistas.

Esqueça absolutamente tudo o que você gosta em uma mocinha de romances de época. Kathleen é exatamente uma jovem moldada pelo seu tempo e espaço, não há nada de impetuosidade e modernidade na protagonista, a não ser que você resolva chamar teimosia e chatice de atitudes revolucionárias. Criada em uma família com conceitos rígidos de moral, ela é exatamente o que se espera de uma garota de sua época, refinada, ordeira e obediente, a sociedade tem muita influência em suas atitudes e isto foi o que mais me incomodou na narrativa, eu só queria socar a cara dela até que parasse de ser tão insuportável. O contrário da minha relação com Devon, que foi um protagonista interessante, e que como na maioria dos romances de época não é exatamente o que quer que os outros acreditem que ele seja.
"– O que as damas usam sob a calça de montar?Uma risada ofegante escapou dos lábios de Kathleen, que deixou as luvas caírem no chão.– Eu imaginaria que um renomado canalha já soubesse a resposta para essa pergunta.– Nunca fui renomado. Na verdade, sou apenas um canalha bem padrão."
É certo afirmar que se excluirmos a mocinha desse livro tudo nele é inovador (acho que posso chamar assim). A história se passa em um momento de transição, em que a alta nobreza já não tem mais tanto apelo, a revolução industrial é um tema abordado sutilmente na obra e isso, meus queridos, para mim é muito interessante. Além disso,  a autora busca explorar personalidades diferentes e não tão ligadas a nobreza, o que a meu ver tem ligação com as mudanças que estão ocorrendo na época.  Em especial devo falar do Sr. Winterborne, um (podre de) rico negociante e dono de um complexo de lojas que representa muito bem os passos que estavam sendo dados com relação as mudanças daquele século. 

Neste livro além do romance principal nós já temos uma boa base sobre o que virá a acontecer no próximo livro. O casal protagonista de Uma noiva para Winterborne é apresentado aqui e se querem saber são muito mais interessante do que os protagonistas do próprio livro. Acho que essa parte foi o que de melhor a autora apresentou, deixando o leitor com uma tremenda curiosidade sobre como se desenrolaria a história desse casal tão diferente. Confesso que tive ódio mortal de Winterborne mas já adianto que tudo são só aparências. 
"- Rhys Winterborne é vulgar, implacável, disposto a passar por cima de qualquer princípio para conseguir algo… qualidades que admiro, é claro…"
Bom, mas não estamos aqui para falar do próximo livro e sim sobre Um sedutor sem Coração, livro este que é bastante divertido, que traz situações inusitadas e hilárias, mas que ainda assim não ganhou minha total afeição. Acho que protagonistas como Kathleen  fazem com que a história não seja muito envolvente por mais que nos divirta, acaba tirando um pouco do entusiasmo da leitura. 

Felizmente uma história também é feita de personagens secundários e em se tratando das alguns posso dizer que a autora os construiu com esmero, - ok confesso que até mesmo Kathleen foi bem construída, visto que tenho a impressão que foi intencional a autora desenvolve-la da forma como ocorreu - até mesmo as irmãs do conde anterior que sempre viveram reclusas e estão há anos de luto condizem com o que se espera delas, a infantilidade presente principalmente nas gêmeas Cassandra e Pandora advém de terem vivido por toda vida em uma bolha que, ainda bem, precisa estourar em algum momento. E por fim temos West, irmão de Devon, outro personagem que inicialmente me enervou, mas que vai mostrando suas capacidades durante o decorrer da narrativa e que por fim acabou se tornando um dos meus favoritos do livro.

Enfim, Um Sedutor sem Coração talvez só não tenha me conquistado totalmente devido a protagonista, mas até mesmo eu sou capaz de enxergar a decisões da autora como acertadas. Acredito que este primeiro livro foi apresentado como uma introdução do cenário que cerca os Ravenels e que os próximos livros serão muito mais interessantes. Não vejo a hora de que sejam publicados os próximos romances. 
"Conheço muitos fatos científicos sobre o coração humano, e um deles é que é muito mais fácil fazer um coração parar de bater em definitivo do que evitar amar a pessoa errada."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)