quarta-feira, junho 13, 2018

[Resenha] Mais que Amigos - Lauren Layne

Mais que Amigos
Love Unexpectedly #1
Autora: Lauren Layne
Editora Paralela
224 Páginas
Skoob


Sinopse: Será que vale a pena arriscar uma grande amizade em troca de um amor inesquecível?
Aos vinte e dois anos, a jovem Parker Blanton leva a vida que sempre sonhou. Tem um namorado inteligente e responsável, um emprego promissor e a companhia de seu melhor amigo, Ben Olsen, com quem divide um lindo apartamento.
Parker e Ben são tão grudados que muita gente duvida que eles morem sob o mesmo teto sem nunca ter vivido um caso, mas eles não se importam com o que as pessoas pensam. Sabem que não foram feitos um para o outro — pelo menos não para se envolver.
Por isso, quando um acontecimento inesperado faz com que Parker se veja sem namorado e com o coração partido, ela sabe que pode contar com Ben para ajudá-la a sacudir a poeira e partir para outra. Afinal, ninguém seria mais ideal do que seu melhor amigo para lhe mostrar os prazeres da vida de solteiro… certo?
Mais que amigos é uma comédia romântica irresistível!
Quando solicitei "Mais que amigos" eu não esperava muito do livro, só na sinopse já dá para perceber que esta é uma história cheia de clichês, o que não é de todo ruim, principalmente quando a intenção é ler uma história leve, que não exija muito e que sirva mais para entretenimento do que qualquer outra coisa. E é justamente isso que Lauren Layne nos entrega nesse livro. Além, é claro, de umas situações bastante absurdas que ou me fizeram rir ou quase me deram uma sincope feminista, e olha que eu não sou muito de exacerbar esse meu lado.

Ben e Parker se conheceram na faculdade, desde então a amizade dos dois só fez crescer, chegando ao ponto de dividirem um apartamento. Com um relacionamento dos sonhos, o melhor amigo por perto e uma vida relativamente boa Parker acredita não precisar de mais nada, até que seu relacionamento amoroso desmorona. A partir daí ela decide que o melhor é começar a viver uma vida como Ben, com sexo casual e sem complicações.

Porém é difícil para jovem se envolver com qualquer um, e como sua meta sempre foi ter um relacionamento estável as coisas se complicam ainda mais. É quando ela decide que Ben é a melhor opção, sendo tão amigos não haverá tanto apego emocional e como Ben não quer nada com nada será mais fácil caso as coisas comecem a se complicar, só que ambos não contavam que a amizade pudesse se tornar algo maior e o que era para ser descomplicado se torna cada vez mais sufocante.
"A gente conseguiu contornar todos os clichês sobre homens e mulheres serem amigos, por que não superaria o clichê de que o sexo estraga a amizade?"
Já deu para ver que eu não estava enganada ao salientar a previsibilidade do livro logo na primeira linha dessa resenha, não é mesmo? Mesmo assim a história tem seu próprio ritmo e como o que importa é a forma de já contar o conhecido devo dizer que a autora soube me conquistar com sua escrita. Porém, alguns detalhes da obra que eram para ser engraçados parecem machistas, como por exemplo a preguiça de Ben em cuidar de suas próprias coisas, chegando ao cumulo de esperar que a melhor amiga lave suas cuecas pois lavar roupa é algo que ela gosta de fazer. Bom, deixando esses detalhes de lado a história é bem divertida e rápida de ler.
"Na maior parte do tempo, ter Parker como melhor amiga é demais. Entre as vantagens estão:
1- Apesar de não entender nada de combinação de cores, tenho certeza de que nunca vou sair na rua parecendo um palhaço.
2- O filtro de água é reabastecido com regularidade.
3- Ela lava roupa por diversão, e só reclama em uns trinta por cento das vezes em que coloco as minhas com as delas."
Os personagens não exigem muita construção por não apresentarem complexidade, são amigos que descobrem se dar bem não só no dia a dia mas também como uma casal, mas que fogem de qualquer sentimento além da amizade por medo de estragar tudo de bom que sempre tiveram. Esse sentimento vai ser o catalizador das complicações entre eles e gerar diversas angustias e também risadas.

Alias um dos ponto positivos da narrativa foi a forma coma a autora conseguiu transmitir a química existente entre Ben e Parker, isso fez com que a história não ficasse forçada, junto a isso temos diálogos pertinentes e engraçados, o que com certeza ajuda a leitura a fluir fazendo com que este seja um livro rápido de ler, o que é excelente quando estamos fugindo da ressaca literária ou como já disse procuramos apenas um entretenimento passageiro. 

Enfim, "Mais que Amigos" traz uma história divertida, fluída e gostosa de ler (se você ignorar aquela consciência de que certas coisas são absurdas rs). Um romance clichê, bem escrito que no fim acabou me conquistando. A edição é simples e não tem muito o que dizer. Agora é só esperar pelo próximo livro da série, com outros personagens e novas histórias para rir mais um pouco.

14 comentários:

  1. Ju, passei correndo pela sua resenha porque o meu livro chegou ontem e estou ansiosa para conhecer essa história.
    Apesar de já ter lido vários comentários e ter a certeza de que é uma história divertida e apaixonante, quero me surpreender com os pequenos detalhes.
    Espero gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    A autora inseriu no enredo algo que podemos dizer que é previsível, mas que também é cativante, e que prende... E cheio de incertezas, afinal, uma longa amizade vinda com novas descobertas de sentimentos, pode mudar toda uma história. Em momentos como esse, é preciso tomar a melhor decisão.

    ResponderExcluir
  3. Aquela história repleta de clichês com cara de Sessão da tarde que totalmente previsível mas que para mim é irresistível e não posso deixar de ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo um bom clichê!rs Ainda mais quando vem assim, na forma de amizade que vira mais e mais sentimento e dá aquele ar gelado na "rabiga" se vai dar certo ou não.
    Acredito piamente em amizades sinceras entre homens e mulheres e vou morrer acreditando nisso,mas sei também que não se manda em sentimentos e se ele tiver que acontecer, vai acontecer, por mais que se negue isso até o fim.
    Tenho namorado este livro desde seu lançamento e não vejo a hora de poder conferir!
    Leituras leves e descontraídas fazem um bem pra alma.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece bem daqueles que a gente lê numa ressaca, ótimo pelo lado clichê e bom por ter um romance interessante e que prende, faz rir e tal.
    Achei legal a ideia da história, isso de eles serem amigos... apesar de já ter visto umas coisinhas que me deixaram meio pé atrás com as atitudes dos personagens, mas aí só lendo pra entender. No geral parece um bom livro pra passar o tempo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Confesso que não curto histórias sobre amigos que decidem se envolver mas ficam com medo de estragar a amizade, contudo, eu amo histórias divertidas cheias de clichês, e pretendo ler a história de Ben e Parker assim que possível.
    Ps: assim como você também achei absurda essa atitude do Ben - sua preguiça em não cuidar das suas próprias coisas -, pra mim é algo bastante negativo!...

    ResponderExcluir
  7. Esse livro ta na minha lista e toda resenha que leio me deixa com mais vontade de começar a leitura logo kkk. Apesar de ser um clichê acho que os personagens fizeram a grande diferença nessa história, eu creio que no começo vou ficar receosa em shippar a Parker e o Ben mas depois sei que vou me render.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    A liberdade de estar solteira a leva a aproveitar, mas pelo jeito, já está envolvida novamente, mesmo que não perceba.
    Uma pena ter situações tão esdrúxulas, mas como é fantasia/ficção, acredito que dá para focar e fazer a leitura, mesmo sabendo que extrapola.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!!
    Gosto muito de livros que tenham altas doses clichês na história, mas também quero uma história coerente para ler. Mas como também acho interessante livros que envolvem romance entre amigos fiquei bem curiosa para fazer essa leitura.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro e acho válido como opção para uma leitura mais tranquila e que nos traz um pouco de diversão. Não ligo para os clichês também, desde que haja criatividade em desenvolver uma boa história a partir dele. Esse parece ser um caso. Tomara que os próximos livros também cumpram esse papel.

    ResponderExcluir
  11. Ta todo mundo falando muito desse livro ultimamente né, e a sua opinião é bem parecida com as outras que vi. Eu gosto bastante desse tipo de livro, apesar de ser clichê, acho legal de ler em meio as leituras mais complexas, ajuda a manter um ritmo bom de leitura e evita a ressaca literária. Ainda não li esse, mas já quero.

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha desse livro em outro blog e gostei muito. É uma história sem muitas novidades, mas que nos deixa envolvidos com os personagens. Também quero muito ler os outros livros da sèrie. É o estilo que amo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju
    Apesar de ser um romance clichê vejo muitos comentários positivos sobre esse livro.
    Este livro esta na minha lista de desejos por ser uma leitura leve que envolve amigos, amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Por mais que o livro seja o clássico crochê e completamente previsível eu achei esse livro uma leitura bem divertida que é boa para aquela ressaca literária E pelo que eu vi a autora vai escrever mais um livro que pelo visto é continuação desse então já estou com expectativa a mil apesar de saber que vai ser no mesmo estilo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)