quinta-feira, agosto 17, 2017

[Resenha] Temporada dos Ossos - Samantha Shannon

Temporada dos Ossos
Bone Season
Autora: Samatha Shannon
448 Páginas

Sinopse: Distopia com uma pegada sobrenatural são os ingredientes da série Bone Season, de Samantha Shannon, que chega ao Brasil pelo selo Fantástica Rocco. Ambientada em 2059, a trama acompanha a protagonista Paige Mahoney, uma andarilha onírica, alguém capaz de entrar na mente das pessoas e captar pensamentos e fragmentos de sonhos. Considerada traidora pelo governo, Paige paga por seu dom com a sua liberdade e é enviada para uma prisão secreta em Oxford. Lá, ela conhece os Rephaim, criaturas de uma raça antiga que desejam controlar a clarividência de Paige e de outros como ela, e precisará aprender a confiar em aliados improváveis não só para reconquistar a liberdade, mas garantir a própria sobrevivência. Considerada um dos principais nomes da literatura de fantasia dos últimos tempos, Samantha Shannon entrega aos leitores um romance surpreendente e arrebatador.
Quando se trata de livros distópicos com governos repressivos normalmente sabemos o que esperar, porque geralmente eles seguem uma formula pronta. Não dá para dizer aqui que o caso de Temporada dos Ossos é diferente, porém alguns detalhes diferenciam as histórias umas das outras, principalmente no quesito sobrenatural. Apesar de ser algo que vem sendo trabalhado ultimamente em distopias, as formas diferentes que os autores utilizam para apresentar as características de seu universo tornam cada livro único. Em Temporada dos Ossos temos um governo repressor, que controla a tudo e todos, principalmente quando se trata dos desnaturais, pessoa que possuem o dom da clarividência e que segundo o governo são perigosos demais para viver em sociedade.

A narrativa se inicia no ano de 2059, em uma época em que dons sobrenaturais eram bem reais e condenados. Paige Eva Mahoney é uma andarilha onírica, ela se caracteriza como uma espécie de hacker, que projetando seu espírito consegue roubar informações da mente das pessoas. Obrigada a ser discreta devido a seu dom, Paige corre constante perigo. Depois de se envolver em uma confusão que acaba com a morte de dois agentes videntes do governo, Paige é perseguida e capturada e acaba em Sheol I, uma cidade prisão controlada pelos Rephaim, uma raça a qual Paige nunca ouvira falar. Sheol I é um lugar que tem muito a ensinar a ela sobre a repressão e escravidão, mas também sobre seus poderes, se ela souber em quem confiar. Mas Paige não foi criada para ser mais do que uma pessoa livre, portanto torna-se essencial lutar contra tudo para poder voltar a "liberdade", porém ela mal sabe que seus problemas acabaram de se elevar a última potência.
"— Você está errado, irmão. O conhecimento é perigoso. […] Depois que você sabe de uma coisa, não consegue se livrar disso. Tem que carregar a informação. Para sempre."

Temporada dos Ossos trás uma história interessante e uma protagonista bastante consciente de si. Apesar de ter muito com o que lidar e mais ainda para aprender Paige é uma protagonista segura. Contudo, no decorrer da história vamos conhecendo mais intimamente a personagem e percebendo suas rachaduras e inseguranças. É essencial que ela evolua com o decorrer da história, o que obviamente nós leitores sempre esperamos de qualquer personagem, mas no caso de Paige a mudança não está ligada a sua personalidade e sim a suas ideias.  Ela já é no inicio do livro uma excelente protagonista, mas precisa ser mais do que é para enfrentar o que está por vir.

Porém se Paige é uma protagonista e tanto a história deixa um pouco a desejar, não que isso seja ruim. O que quero dizer é que por ser o primeiro volume da série Bone Season, este livro é mais explicativo do que voltado a ação. Por boa parte da narrativa somos informados sobre a estrutura política da obra, sobre os dons desnaturais e sobre o que levou Paige a estar onde está no momento. Mas tudo isso deixa o leitor na expectativa por mais, eu passei boa parte da leitura esperando que Paige finalmente agisse, que fosse contra tudo, isso dá uma sensação de indefinição sobre o destino da personagem. Mas essa espera é compreensível, já que a protagonista não é como as personagens impulsivas que tanto odeio. Paige sabe que precisa de mais do que um simples plano para finalmente agir, ela precisa de aliados e acaba encontrando o mais especial deles onde menos poderia imaginar.

Não posso dizer que Temporada dos Ossos me surpreendeu, mas foi um livro e tanto, e só posso dizer que quando Paige finalmente decide agir a adrenalina do leitor sobe junto com a dos personagens. Aliás, Samantha Shannon soube criar personagens que vão levar você do ódio ao orgulho. Ela sabe como fazer o leitor ficar desconfiado quando é preciso. Há diversos personagens que não fui capaz de caracterizar, não por eles serem mal construídos, mas simplesmente porque a autora teve a intenção de nos deixar com a pulga atrás da orelha. Com você com certeza não vai ser diferente!

Devo dizer que a estrutura do universo criado por Shannon pode parecer confusa antes de o leitor se acostumar com suas regras e particularidades e confesso que mesmo quando terminei não compreendi muito bem alguns detalhes, mas como disse essa é uma história introdutória que apesar de se ater a explicar muitos fatos e consequências ainda deixa bastante coisa para ser esclarecida, dando ao leitor margem para continuar e se surpreender com os livros que ainda virão.
"Somos a minoria que o mundo não aceita. Não fora dos limites da fantasia, e até ela foi proibida. Nossa aparência é como a de todas as outras pessoas. Às vezes agimos como todas as outras pessoas. De várias maneiras, nós somos como todas as outras pessoas. Estamos em toda parte, em todas as ruas. Vivemos de um jeito que você pode considerar normal, contanto que não olhe com muita atenção."
Depois disso tudo me resta comentar sobre a parte romântica do livro, não é algo constante e acontece bem devagar é até mesmo inesperado, na verdade é quase nulo, mas pareceu um tanto desnecessário, sem contar que não senti uma ligação romântica entre os dois personagens, faltou informação e química, mas acredito que isso vá se desenvolver melhor no decorrer da série.
"Eu nunca tinha dito aquelas palavras em voz alta. Agora que eu sentia o gosto da minha liberdade, queria que ele a compartilhasse comigo. Mas ele não podia mudar a própria vida por minha causa. E eu não podia sacrificar minha vida para ficar com ele."
Enfim, leia Temporada dos Ossos, descubra esse novo mundo e conheça Paige, você com certeza vai curtir a história. A única coisa que me deixa chateada agora é saber que mesmo dando meu ponto de vista, sinto que não fui suficientemente boa para apresentar essa obra do jeito que ela merece. Outra tristeza? Essa série vai ter 07 livros e até onde sei forma publicados apenas 03 lá fora e 02 aqui no Brasil.

9 comentários:

  1. Ju!
    Uma realidade futurista, já me interessou...
    Realmente é um tanto complicado a questão dos clarividentes.
    Muitas comunidades, muitos lugares, muitos povos, vixe!
    Sociedade opressora e que se utiliza dos clarividentes, isso deu para entender.
    É
    verdade, muita informação e muita confusão, ainda bem que leio com um
    caderno do lado, porque caso contrário, quando for ler, vou me perder...
    Pelo menos tem um diagrama no livro.
    Pelo jeito ela é uma clarividente bem especial.
    Apesar de toda essa confusão, é bem curioso a forma como tudo que é demonstrado e gostaria de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Admito que ainda não me decidi se leio ou não está obra, porque não costumo ler livros com uma realidade futurista, mas está me pareceu muito bem construída, mostrando uma nova sociedade, de maneira surpreendente, e envolvente. Uma pena que a continuação vai demorar a ser publicada por aqui. Porém futuramente quem sabe pretendo dar uma chance a esta leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Adoro distopias ❤
    Gostei bastante da trama do livro mas o que me desanimou foi que a série vai ter 7 livros, sério?!
    O ruim é se eu gostar mesmo da série e ter que esperar sei lá quanto tempo para os lançamentos dos próximos livros.
    O enredo parece ser muito bom e com uma protagonista forte.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Eu achei a premissa muito interessante e inovadora. Gosto desse gênero e acredito que a série trará boas surpresas ao leitor. Mas, me desanima saber que ainda vai demorar para poder completar toda série, já que poucos livros foram lançados. Então, prefiro aguardar ler quando tiver mais livros publicados.
    Obrigada pela resenha, muito bem desenvolvida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Já vi algumas pessoas comentando desta série, e fiquei bem curiosa para conhecer. Gosto bastante de fantasia, apesar de ser um gênero que eu leio muito devagar. Acho que a explicação exagerada se deve ao fato de a série ter 7 livros e este ser apenas o primeiro, então a ação com certeza virá mais pra frente. Esse romance aí deve ter sido inserido pra encher linguiça hahaha sempre acontece.
    Adorei conhecer mais o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro distopias e quando são futurista são melhores *-*
    Já ouvi falar da protagonista que a Paige é. Sinto que vou gostar muito da série, mas eu sou daquelas que espera sair todos os livros para ler de uma vez. Geralmente, o primeiro livro é mais explicativo. É até bom pra ir me preparando e não esperar tanto assim da obra e acabar me decepcionando.
    Sobre romances do nada, tbm acho desnecessário, mas vou esperar pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Uma realidade futurista, já me interessou... Amo esse gênero. Fiquei bem interessada em saber mais dessa história que tem clarividência na história. Achei que como a história se passa no futuro eu estava imaginando algo bem mais no estilo ficção científica, me enganei haha.
    Não conhecia a série, mas já quero ler, pois adoro livros distópicos que nos fazem imaginar como será o mundo no futuro.
    Vou adicionar na minha lista de desejados.
    Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto algumas resenhas sobre livro, que me chamou a atenção por ser uma realidade futurística que é um tema que eu gosto muito, porém as resenhas não tem sido tão positivas.
    Mas mesmo assim estou bem curiosa para ler.
    Mas achei uma pena ela não apresentar de uma forma bem merecida, e acho que 7 livros são muitos para uma série dessa.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, 7 livros?
    Será que vai ter estória pra tudo isso ou a autora vai mudar o foco e desenvolver apenas o romance nos próximos e deixar a ação para os últimos, se for isso será um grande erro.
    A parte sobrenatural foi o mais me chamou a atenção, o dom dela de roubar informações da mente das pessoas é algo que pode a transformar em uma importante arma e que vai ser importante pra derrotar o governo e fazer com que a liberdade seja uma realidade, fiquei um pouco confuso sobre se o cenário e a "mitologia" criada ficou coerente, mas lendo acredito que consiga compreender melhor.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)