segunda-feira, fevereiro 20, 2017

[Resenha] Juntando os Pedaços - Jennifer Niven

Juntando os Pedaços
Autor: Jennifer Niven
Editora Seguinte
392 páginas
Skoob


Sinopse: Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.



Depois de "Por Lugares Incríveis" passei por uma contradição com relação a Jennifer Niven, mesmo adorando sua escrita tinha receio de que suas histórias iriam sempre pender para o lado trágico, não que isso seja via de regra, mas alguns autores sempre seguem uma linha em suas narrativas e eu acreditei que a característica de Niven fosse me fazer chorar. Eu estava enganada. O que se destaca na obra da autora é a forma como ela trata assuntos sérios com uma delicadeza singela. Suas histórias não soam forçadas porque elas não são, são reais e mais comuns do que ousamos crer.

Em Juntando os Pedaços acompanhamos a história de Jack e Libby, ela já foi considerada a adolescente mais gorda dos Estados Unidos e agora que voltou a ter uma alimentação saudável tudo o que quer é ter uma vida normal. Já ele parece o mais normal possível, ou ao menos se esforça muito para que o vejam assim, Jack tem uma doença rara que o impede de reconhecer rostos, sejam eles de seus pais ou algum colega da escola, ele reconhece todos devido a algumas marcas identificadoras e seu segredo está bem guardado até o dia em que ele conhece Libby. Uma brincadeira de mau gosto acaba os aproximando e juntos eles vão descobrir que é mais fácil se manter inteiro quando não estamos sozinhos.
"Você não é uma aberração. Alguém gosta de você. Alguém precisa de você. Não tenha medo de deixar o castelo. Tem um mundo enorme e maravilhoso lá fora."
A primeira impressão que tive sobre o livro é que apesar do plot a história não parecia ter nada de mais, alias não tem! É um YA que narra a história de dois jovens tentando se encaixar na selva que é o ensino médio, a diferença está no fato de que os personagens não seguem um estereótipo padrão deste tipo de livro. O que chama atenção para isso é a forma como a protagonista não se sente confortável com rótulos, ela quer ser Libby e não a "melhor amiga gordinha" ou qualquer outra coisa do gênero. Ela precisa que a enxerguem e este papel cabe a Jack Masselim, o mesmo cara que não tem memória visual de quem quer que seja, o mesmo cara que se olha todo dia no espelho e não se reconhece. E Libby é incrível por si só, forte e segura ela sabe o que quer e o que fazer para conseguir, mesmo que as consequências sejam assustadoras. Senti uma energia nesta personagem que não consigo descrever em palavras. E Jack também é especial a seu próprio modo, as vezes suas atitudes e a forma como ele se comporta no mundo buscando não ser a aberração é meio irritante, mas com o decorrer da narrativa passamos a compreendê-lo melhor.
"Você não é uma aberração. Alguém gosta de você. Alguém precisa de você. Não tenha medo de deixar o castelo. Tem um mundo enorme e maravilhoso lá fora."
Juntando os Pedaços é ao mesmo tempo um livro simples e especial, ele se torna uma contradição visto que trata assuntos tão importantes e fortes como morte, traição, obesidade, ansiedade, dentre outros, com uma leveza sem igual. A escrita de Jennifer Niven não busca o rebuscamento e os capítulos curtos ditam o ritmo da leitura. De uma forma leve a autora trás a tona assuntos que precisam ser discutidos, ela nos coloca na pele de seus personagens nos fazendo compreender o quanto algo que parece insignificantes para uns atingem outros.
"As pessoas fazem merda por vários motivos. Às vezes, são simplesmente pessoas escrotas. Às vezes, outras pessoas fizeram merda com elas e, apesar de não perceberem, tratam os outros como foram tratadas. Às vezes fazem merda porque estão com medo. Às vezes escolhem fazer merda com os outros antes que façam merda com elas. É uma autodefesa de merda. [...] Talvez a pessoa não goste de quem ela é, mas tem aquela outra pessoa que sabe exatamente quem é e parece não ter medo de nada. Bom, isso pode ser intimidador e fazer com que pessoa se sinta ainda pior consigo mesma, por mais que não devesse ser assim."
Enfim, Juntando os Pedaços é mais uma obra de Jennifer Niven que merece ser lida, a empatia natural entre leitor e obra é algo que poucos autores conseguem alcançar em sua totalidade e Niven tem esse dom. A capa é um retrato da própria obra, da singeleza e significado que a história trás, pode parecer simples e em um primeiro momento até sem graça, mas quando terminamos a leitura e a compreendemos passa a fazer total sentido. Só não dei uma nota máxima porque em uma comparação "Por Lugares Incríveis" ainda é bem melhor!
 

9 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Dizem que Por Lugares Incríveis é melhor que esse, com você falou, mas ainda assim quero ler esse livro. Com certeza vou me identificar com a Libby.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Os elogios ao primeiro livro de Niven lançado por aqui foram tantos que cheguei a começar a leitura certa vez, mas acabei não me envolvendo tantos com a narrativa e os personagens e deixei de lado por um tempo. Esse novo lançamento da autora particularmente me chamou bem mais a atenção, justamente por se passar de forma mais básica no ensino médio, mas trazer personagens que fogem dos estereótipos padrões e, ainda, abordar temas igualmente sérios e importantes de serem discutidos. Essa doença rara do personagem, aliás, me deixou bem mais instigada à leitura também, uma vez que sou um pouco curiosa com abordagens de síndromes e doenças na literatura. Ainda que não seja melhor que o primeiro, na sua visão, espero poder conferi-lo ainda esse ano e gostar tanto quanto você! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jaja!
    Eu ainda estava em dúvida se queria ou não ler esse livro. Eu gostei bastante de 'Por lugares incríveis' e realmente estava com a mesma impressão que você, que os livros dela iriam parar sempre no mesmo lugar.
    Mas gostei de saber que 'Por lugares incríveis' é diferente. Fiquei curiosa pra saber mais a respeito da doença de Jack e também um pouco mais sobre Libby. Sério, achei muito legal que a autora criou esses dois personagens tão fortes e incríveis (digo isso só pela sua resenha).
    Bom, nem preciso dizer que agora 'Juntando os pedaços' despertou minha curiosidade, né não? ahhaha

    Beijos e saudades
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li "Por Lugares Incríveis", da Jennifer Niven, e não sou o público alvo dela. Mesmo assim, acho os enredos interessantes para trabalhar me sala de aula. Vou ser honesta, sinto certa confusão sobre YA, pois sempre que vejo o termo, os livros a que estão associados são para adolescentes.

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu acho que estava esperando um pouco mais da história pelo plot, que me deixou mais do que curiosa. Mas, ao mesmo tempo parece que não é algo tão inovador, mas que mesmo assim merece que se tire um tempinho e embarque na leitura. Acho que fui meio contraditória no meu comentário, mas fiquei contente em saber que é mais um YA mas que tem uma ou outra coisa que o difere, fazendo assim com que valha a pena. Está na lista e eu espero gostar :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  6. Oiee Ju ^^
    A Jennifer estraçalhou o meu coração em "Por lugares incríveis", e eu sabia que, de alguma forma, ela faria isso de novo com esse novo livro. Não sofri tanto quanto achei que sofreria, mas ver as coisas pelas quais os personagens passavam me deixava angustiada. Adorei este livro, fiquei encantada com a Libby e com o Jack (apesar de odiar algumas ações dele).
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. A Jennifer tem esse poder ne? Consegue transformar assuntos pesados e densos com uma leveza, fazendo a leitura ficar fluida e envolvente.
    Ótima resenha Ju.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo, tem alguns autores que usam sempre a mesma fórmula de bolo, hein? Alguns a gente nunca consegue enjoar, outros não dá vontade de passar nem perto do livro...
    Essa é a primeira obra que eu leio da autora, e amei a profundidade e sensibilidade que ela deu à história e aos assuntos tratados. É uma leitura linda, e que me fez querer ler logo o outro livro dela, espero gostar tanto quanto esse. O enredo realmente parece mais do mesmo, mas consegue encantar, pelo menos comigo foi fácil. Amei a história.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já vi várias resenhas positivas desse livro, pena que ainda não pude ler... Acho que o mais incrível desse livro é justamente a simplicidade da mensagem da autora. Dois personagens comuns, que podemos encontrar por aí, nos fazendo refletir sobre nós mesmos... Parabéns pela excelente resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)