segunda-feira, janeiro 30, 2017

[Resenha] Confess - Colleen Hoover

Confess
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria Books
Idioma: Inglês
320 Páginas 
Skoob


Sinopse: Auburn Reed tem toda a sua vida traçada. Seus objetivos estão claros e não há espaço para erros. Mas quando ela entra em um estúdio de arte em Dallas em busca de emprego, ela não espera encontrar uma profunda atração pelo artista enigmático que trabalha lá, Owen Gentry.

Pela primeira vez, Auburn assume um risco e coloca seu coração no controle, apenas para descobrir que Owen está mantendo segredos. A magnitude do passado dele ameaça destruir tudo de importante para Auburn, e a única maneira de colocar sua vida de volta nos trilhos é tirando Owen dela.

A última coisa que Owen quer é perder Auburn, mas ele parece não conseguir convencê-la de que a verdade às vezes é tão subjetiva quanto a arte. Tudo o que ele teria de fazer para salvar seu relacionamento é confessar. Mas, neste caso, a confissão poderia ser muito mais destrutiva do que o pecado atual...

Li alguns livros de Colleen Hoover até o momento e antes do último (Talvez um Dia) eu não esperava que ela viesse a ser uma das minhas autoras preferidas. No todo seus livros são bons, no entanto nem sempre são como aquele o qual eu mais amei. Não importa qual: O lado feio do amor, Um caso perdido ou Sem esperança, nenhum dos outros livros que li dela tiveram o impacto que "Talvez um Dia" teve. E este é o caso de Confess, apesar disso há algo nesta nova história que não me sai da cabeça e que acaba colocando ele lado a lado com o meu preferido.

Aos 15 anos Auburn perdeu seu namorado para um câncer, agora cinco anos depois de sua perda ela se vê obrigada a voltar para o Texas, mais precisamente Dallas o último lugar que o viu com vida. Passando por dificuldades financeiras e sem tem como pagar um advogado para ajudá-la em seu caso ela se depara com uma proposta de emprego inusitada e conhece Owen. Algo nele a faz sentir-se a vontade, contudo seus segredos continuam guardados tanto dele quanto de nós leitores. Owen é um artista e algo em sua vida se liga a Auburn, porém a decisão de ambos durante os últimos anos não poderiam afastá-los mais. Para que consiga o que mais quer em sua vida ela precisa se afastar dele, mas nada é tão simples como parece quando a conexão entre os dois se mostra mais verdadeira do que tudo que há em suas vidas no momento.

"Minha mãe diz que há pessoas que você encontra e quer conhecer, e há pessoas que você encontra e já conhece. Eu sinto como se já conhecesse Owen. Nossas personalidade parecem se complementar uma a outra, como se a gente se conhecesse durante a vida toda. Eu não tinha ideia até hoje do quanto eu preciso de alguém como ele em minha vida."
Uma particularidade de Colleen é a forma como ela incrementa a sua própria arte com outras, no caso de Confess Owen é um artista plástico e os quadros do personagem aparecem na obra e são na realidade criações de Danny O'Connor. Essas parcerias trazem uma intimidade maior a obra, nós como leitores passamos a nos sentir mais intimo dos personagens, é como se a arte representada ali falasse um pouco mais intimamente sobre a personalidade dos protagonista. Em Confess as obras são de tal sensibilidade que é impossível não nos sentirmos tocados por elas. Não sou grande conhecedora da arte, mas o que chama atenção é que estas obras são baseadas em confissões anônimas, Colleen deixa claro que elas são reais e ao compararmos obra e confissão temos um melhor entendimento da representação por trás do que está ali. O problema nisso é que é perfeitamente compreensível que Owen se sinta compelido a nunca reler algumas das confissões, o ser humano pode ser cruel.

Quadro 2: "As vezes me pergunto se ser morta é mais fácil do que ser sua mãe." 
Se conhecemos Owen através de sua arte também conhecemos Auburn por meio de sua luta. Não vou falar sobre o assunto pois a informação básica seria um spoiler. O que posso dizer é que passamos a compreender sua dor e a força que ela carrega dentro de si para lutar por seu objetivo. O que não me tocou profundamente nesta obra é o desenvolvimento rápido do relacionamento, acho que apesar da conexão entre os personagens ser bem explicada o período em que tudo se desenrola pareceu tão corrido que eu necessito de mais para sanar o anseio pela história dos dois. Mas acredito que de certa forma esse desenrolar foi intencional, já que basicamente Confess não é uma história sobre um casal, mas sobre confissões, pessoas por trás de suas histórias e julgamentos, como nós lidamos com os outros e como somos rápidos em julgar.
"Altruísmo. Isso deve ser a base de qualquer relacionamento. Se uma pessoa realmente se importa com você, ela terá mais prazer com o que o faz sentir, do que com a maneira com você o faz sentir."
Enfim, Colleen Hoover conseguiu me prender mais uma vez sem grande esforço, suas narrativas que não tendem a apelar sexualmente são New Adults leves que acima de tudo trás algo de rico para a vida dos leitores. Se tenho algo a reclamar é de o livro ter acabado tão rápido já que ainda me sinto imersa em sua história. Infelizmente o livro ainda não foi publicado no Brasil, mas espero que o Grupo Editorial Record não perca muito mais tempo, está é mais uma história de Colleen que precisa ser lida e relida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)