quinta-feira, janeiro 19, 2017

[Opinando!!!] Spoiler Alert! Vamos falar sobre spoilers

SPOILER ALERT!!!

MENTIRA! Ou quase, o assunto de hoje aqui é sim o temido spoiler, mas prometo que não vou soltar nenhum sem querer e estragar sua leitura, ok?

  
Seguinte, tenho algumas perguntas:
Você já levou algum spoiler?
 Pediu por eles?
 Descobriu sem querer?
 Sabia de tudo e não se importou?

Duvido que você que está lendo essa postagem não tenha respondido sim a alguma dessas perguntas, eu me encaixo nos três casos e as vezes fico muito brava com isso, as vezes não e na maioria das vezes isso só me instiga a continuar a leitura, desde que não seja aquele spoiler bem desmancha prazeres.

Então pensando nas várias formas que reajo a essa situação resolvi esclarecer cada um dos conceitos de spoiler pelos quais já passei e meus sentimentos com relação a eles. Se você depois de ler achar que faltou alguma coisa me conte, pois posso usar sua ideia (com os devidos créditos) para postagens futuras.

O desmancha prazeres

Imagine a situação: você está ali de boa navegando pelas redes sociais e do nada leva um soco repentino da tela do seu computador.


É justamente essa a sensação quando algum engraçadinho ou filho do capeta deixa escapar na timeline algo chave, importante e essencial de uma história que você pretende ler ou está lendo. Parece que a história perde um pouco perde um pouco da intensidade que até o momento demonstrava. A partir deste spoiler você vai acabar prevendo o desfecho de alguns momentos que deveriam ser misteriosos, vai ter aquela sensação de que já conhece a história de cabo a rabo, vai perder a graça total e continuará lendo só para saber como a história caminha para aquele determinado fim. Mas inevitavelmente você vai ter aquele pressentimento de que se não tivesse se deparado com aquele spoiler a história teria sido muito mais interessante.

O clichê

Esse tem mais a ver com o livro e com o autor. É quando o livro é tão comum que você não precisa ser Sherlock Holmes para saber onde ele vai dar. Esse é o tipo de spoiler mais de boa da história dos spoilers porque quando você pega para ler um livro deste você já imagina o que vai acontecer só lendo a sinopse. Ai você me diz: “Mas a trama pode surpreender.”, claro que pode e nesse caso não seria spoiler.

O tanto faz

Quando li Precisamos falar sobre o Kevin, um dos melhores livros que li na vida já sabia o que acontecia nele do início ao fim, principalmente as partes chaves, mas isso não me demoveu da vontade de ler. É claro que ainda assim sinto que seria bem mais emocionante ler sem informação alguma, mas no fim saber não fez tanta diferença. Apesar do termo “Tanto faz” passar uma ideia de indiferença não é bem isso, o que quero expressar aqui é que o sentimento intenso que um bom livro causa perdura depois da leitura, mesmo quando você já sabia de tudo.

Foi sem querer querendo
 

 Eu sei que existem leitores que antes de ler um livro dão uma olhadinha na última página, e certeza que eles dizem que isso é mais eficiente para instigar a leitura do que a sinopse. Não sou dessas. Mas em alguns casos não me contenho enquanto leio e vou até o fim para ter uma ideia do que vai acontecer. Isso ocorre comigo quando o livro está massante, sem graça e estou a ponto de desistir. É uma força de avaliar se no fim de tudo a leitura vai ser proveitosa, e confesso que quando gosto do que encontro a leitura se torna muita mais instigante. O problema é quando o livro termina mesmo na última linha e eu levo o temido soco na cara da tela do PC.

O provocativo
“- Pelo amor de Deus, me conta” - disse a leitora que estava com borboletas no estômago só de imaginar que tudo ia dar errado.
Fiz isso com Instrumentos Mortais, Não Pare! e alguns outros que não me lembro agora. Isso acontece geralmente quando algo na trama me tira do rumo e eu preciso ter certeza que tudo ficará bem. É uma necessidade tão grande de saber que saio pelas redes sociais em busca da informação, pergunto a amigos que já leram, pareço a louca que sou! Infelizmente nem sempre fico feliz depois, porque na maioria das vezes sinto que deveria ter me segurado, descoberto por mim mesma, deixado a leitura tomar seu rumo e aproveitado muito mais, mas é sempre incontrolável.

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!!

    Eu odeio spoilers. De verdade.

    Uma amiga minha estava enlouquecida por House of Night e comecei a ler, mas aí ela vai e me solta um super spoiler que o meu personagem favorito ia morrer. Nunca mais li os livros. Hahahaha

    Teve uma outra vez que estava lendo a resenha de um livro que queria muito mesmo e o cara soltou um puta spoiler da história. Consequência: ganhei o livro de presente e não li até hoje porque perdi a vontade.

    Se eu pego um spoiler, perco toda a vontade de ler a história. É triste, mas é verdade.
    Então não me identifico em nenhum dos quadros de quando o leitor vai olhar o fim do livro. Hahahaha
    Mas sou igualzinha ao cara quebrando o pc depois de receber na cara aquele spoiler maldito. Hahahahahahahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)