terça-feira, dezembro 13, 2016

[Resenha] Imperfeito - Robson Gabriel

Imperfeito
Crescendo #1
Autor: Robson Gabriel
224 páginas
 
Sinopse: Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu.
O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor.
Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar.
Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível.
A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.
Imperfeito conta a história de Daniel, um jovem promissor e inteligente, pronto para seguir em frente depois do ensino médio. Em meio à expectativa de iniciar a vida adulta, entrar para universidade e deixar um velho Daniel no passado ele precisa enfrentar seu próprio preconceito e a ansiedade que o aflige quando pensa em se assumir. Sua homossexualidade é algo que ele crê ser um segredo muito bem guardado, mas o medo de ser julgado por ser quem é acaba o travando. Suas ações são justificadas por esse medo e Daniel se torna um tanto quanto agressivo quando confrontado. Em sua mente manter-se a margem e omitir sua essência é a melhor forma de ser feliz. Mas os acontecimentos irão provar a ele que é hora de ter coragem e crescer, antes que perca o que mais preza em sua vida.
"Dizem que para sabermos do que gostamos de verdade, precisamos experimentar de um pouco, mas ei me recusei a acreditar nisso - tinha medo de acreditar, para falar a verdade. E se eu tivesse gostado? Estaria perdido pro resto dessa minha vidinha medíocre."
Acompanho a história de Imperfeito desde o momento que o autor anunciou sua publicação, por conhecê-lo tanto virtualmente como pessoalmente tinha grande curiosidade de conhecer também a sua obra. Até que enfim essa oportunidade me foi concedida (abro um adendo aqui ara agradecer o Robson por ter cedido o livro para leitura). O que posso adiantar é que Imperfeito me causou diversos sentimentos e creio que este é um livro que precisa ser lido. A angústia de Daniel provavelmente irá causar empatia em muitos leitores, independente de sua orientação sexual. Apesar de nunca ter passado pelo tipo de problema que Daniel precisa enfrentar já me omiti muitas vezes por medo do que os outros iriam pensar e sei que todas as vezes que isso aconteceu comigo não foi nem um décimo do que o personagem deste livro precisa enfrentar.

Contudo, não posso deixar de salientar que achei Daniel bastante dramático. Em um primeiro momento sua reação diante de uma situação extraordinária é a repulsa. Porém, logo em seguida algo acontece no íntimo do personagem e ele passa a se compreender, pelo menos parcialmente. Mesmo conseguindo entender o personagem não posso dizer que me senti confortável com ele, principalmente no início, Daniel age como se sua sexualidade fosse fazer grande diferença para os outros. Ele tem medo de se expor e devido a isso se dá importância demais, acreditando que o que realmente interessa aos outros não é quem ele é e sim o que ele sente ou por quem sente. Sou perfeitamente capaz de visualizar seu medo, o receio do preconceito, a forma como finalmente se assumir pode mudar uma parcela de sua vida. Mas torci tanto para que ele deixasse isso de lado e mostrasse ao mundo quem realmente era. Não aquele garoto instável, inseguro que acabou machucando gente demais pelo caminho, mas o Daniel que eu pude visualizar em alguns poucos momentos, o que me fez ter fé que no fim tudo ia dar certo. Ledo engano.

Bom, mas nem só do protagonista é feito o livro. Em Imperfeito Robson nos presenteou com uma gama bem diversificada de personagens, alguns bons, outros bem najas, mas a maioria essencial para o desenrolar da obra. Infelizmente não deu para conhecer muito a fundo cada um deles. A narrativa em primeira pessoa mergulha nos pensamentos mais profundos de Daniel e acabamos influenciados por seus sentimentos em relação aos outros. Contudo isso não prejudica a história em momento algum, a não ser pelo fato de ele ser bem chato (rs). E foi a melhor forma de podermos acompanhar o crescimento do personagem. Acredito que só resta dizer que terminei a leitura absurdamente curiosa com o que o futuro reserva a Daniel. Robson Gabriel teve uma coragem imensa de logo no fim nos jogar na cara uma reviravolta que pode mudar tudo, agora só me resta esperar por Inquebrável, torcer com todas as minhas forças para que esse livro saia o mais rápido possível!

Enfim, Imperfeito é uma história de autoconhecimento com um personagem que cativa o leitor nas entrelinhas. Uma narrativa que esmiúça o medo e a insegurança diante do preconceito. Um romance LGBT que precisa ser lido. Não preciso deixar mais claro que recomendo né?!
"Vivemos em um país em que ser um bandido é mais bonito, completamente normal e aceitável para a sociedade do que amar livremente quem se é."

"Até quando eu terei que sustentar esse espetáculo? Isso somente o tempo me responderá com exatidão. Mas, de qualquer forma, eu estou destruindo a mim mesmo e, no fim de tudo, provavelmente não sobrará nem um mínimo resquício do que eu fora algum dia. No final, eu serei apensas mais uma farsa em meio à multidão daqueles que deixaram a sociedade ditar suas vidas, seus gostos e seus visuais."
 

10 comentários:

  1. Ai Juh, sua linda <3 Obrigado pela resenha! O Dani é chato mesmo, até eu tenho vontade de estapear ele de vez em quando, mas ele tá aprendendo. Aguarde "Inquebrável", que ele tá bem crescidinho <3

    ResponderExcluir
  2. Oh eu to igual você Juh acompanho o Robson desde quando ele falou que o livro, torcendo muito para que faça sucesso e que tenha ficado excelente, eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas parece que você gostou, mesmo o protagonista sendo bem dificil.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal um livro que retrata as incertezas e o drama que passa alguém que quer (ou precisa) se assumir. Sabemos que a sociedade é muito preconceituosa, e os medos que essas pessoas passam não são infundados.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Gente, vou ser honesta! Apesar de ter ficando encantada com a sua resenha o livro não chamou minha atenção, pois não faz muito meu gênero. Ou seja, essa dica vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  5. Oi, discordo com algumas coisas ditas acima, talvez o personagem não seja tão dramático, apenas tenha medo de destruir tudo o que construiu. Afinal, se ele tem tanto medo de mostrar aos outros quem é, ele irá fazer de tudo para se esconder, para fugir e maquiar o que ele é, de fato. É nesse momento que o leitor mostra-se empatico perante a situação de Daniel. Eu gostei da sua resenha e fiquei curioso para lê-lo. Fico feliz quando vejo que a cada dia isso é um assunto que vem sendo discutido e abordado no meio literário, talvez assim consigamos educar a nossa sociedade.

    http;//porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele comentário que faz com que você perceba que está no caminho certo <3

      Excluir
  6. Oi Ju.

    Não conhecia o livro e sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade, por causa da história mencionar autoconhecimento de um personagem. vou adicionar na minha lista de desejados, pois quero tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos
    Histórias Existem Para serem Contadas

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Ju, adoro sua sinceridade. Eu conheço o Robson mas ainda não li o livro. Em breve farei.
    Gosto de livros em primeira pessoa mas já odeio Daniel HAHAAHAHA não gosto de mimimi mas até entendo o papel dele.
    Mas adorei ler o comentário do autor que ele vai crescer no próximo livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Lembro um pouco sobre o anúncio de publicação do livro no início, ainda que indiretamente, pela timeline do Facebook, então já o conhecia de outras divulgações. Interessante a premissa, e mais ainda por essa questão de se reprimir poder abranger tantas questões diferentes e ser algo realmente comprometedor na vida de qualquer pessoa, ninguém merece viver apenas com o medo do julgamento alheio, é complicado mesmo. Ainda assim, não é uma leitura que me atraia de forma alguma, então é uma dica que irei deixar passar, mas a resenha está ótima! Valeu a dica mesmo assim. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu não conhecia o livro, mas sempre fiquei muito curiosa com livros LGBT. Acho que não leria Imperfeitos por conta do personagem. Como você afirmou, ele é um pouco dramático e isso me irrita um pouco nos personagens. Ao fim você recomendou, então fiquei na dúvida sobre a leitura. Acho que mais para a frente eu tentarei ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)