segunda-feira, outubro 17, 2016

Dez formas de fazer um coração se derreter - Sarah MacLean

Dez formas de fazer um coração se derreter
Os Números do Amor #2
Autora: Sarah MacLean
Editora Arqueiro
352 páginas
Skoob


Sinopse: Isabel Townsend não é exatamente o que se espera da filha de um conde. Apesar de ter a pele delicada e de saber se portar como uma dama quando necessário, a jovem também monta a cavalo, conserta telhados, administra a propriedade e cria o irmão caçula desde que a mãe faleceu – tudo isso sem despertar a menor suspeita de que não há um homem sequer para cuidar de sua família.
Para o pai dela, que só queria se divertir e gastar dinheiro em jogatinas, pouco importava o que ela fizesse. Porém, quando ele morre, Isabel se vê sem recursos e precisa defender os direitos do irmão, ameaçados pela chegada iminente de um tutor. Assim, não lhe resta saída senão vender sua coleção de estátuas de mármore, o único bem que herdou.
Para sorte sua, um especialista em antiguidades acaba de chegar ao condado. Inteligente e sensual, lorde Nicholas St. John é um solteiro convicto que deixou Londres para se livrar das jovens que passaram a persegui-lo desde que foi eleito um dos melhores partidos da cidade.
Em poucos dias, fica claro para Nick que Isabel é a mulher mais obstinada e misteriosa – além da mais interessante – que já cruzou seu caminho. Ao mesmo tempo, ao conhecê-lo melhor, a independente Isabel percebe que há homens em que vale a pena confiar. Enquanto eles põem de lado suas antigas convicções, seus corações se abrem para dar uma chance ao amor.

Fazia alguns meses que estava esperando o lançamento de Dez formas de fazer um coração se derreter. Levando em conta que apesar de algumas ressalvas eu adorei o primeiro livro de série Números do amor esperava o mesmo deste novo volume. Contudo sinto que faltou algo, talvez empatia, não consegui me conectar totalmente a história e seus personagens e mesmo tendo gostado não foi um dos melhores romances de época que já li. Mas não posso negar que a história me surpreendeu em muitos momentos, Sarah MacLean sabe trabalhar os clichês e surpreender o leitor, fugindo do final pré-estabelecido para este estilo literário.

A vida de Isabel Townsend nunca foi fácil, mesmo sendo filha de um conde ela nunca desfrutou de nenhum dos benefícios que vem com o título. Seu pai, conhecido como o Conde Perdulário, é viciado em jogo e devido a isso leva a família à ruína, resta a Isabel manter tudo funcionando. Quando o conde morre os problemas só pioram, precisando desesperadamente de dinheiro para manter seu grande segredo a salvo ela decide vender sua estimada coleção de estátuas gregas e encontra em Nicholas St. John a resposta para todos os seus problemas. Quando a presença do rico antiquário sugere mais do que apenas negócios Isabel tenta ignorar seus sentimentos, ceder à tentação seria assumir que o amor pode ser uma coisa boa, mas não foi isso que a vida lhe ensinou. St. John por outro lado acredita no sentimento, mesmo tendo fugido dele nos últimos anos e está disposto a tudo para que Isabel também passe a acreditar, mesmo que precise antes ser rejeitado vezes sem conta.
"Havia algo naquele homem, algo em sua força, em como seu caráter praticamente exala dele, em como ele olhava para ela com paciência, honestidade e promessa que a deixava desesperada para acreditar nele. Que a fazia querer depositar sua confiança, suas garotas, sua casa... tudo o que tinha... nas mãos dele, pedir-lhe que a ajudasse.Só que ela não podia.Sabia que não.Ah, sem dúvida ele achava que podia ajudá-las, que podia ser seu protetor. Certamente a ideia satisfazia algum tipo de desejo masculino dele. Mas Isabel já vira o que acontecia quando homens com um discurso bonito e braços fortes ficavam entediados om o que os cercava. Com as necessidades das mulheres em suas vidas. Ela vira seu pai abandonar sua mãe, deixando-a apenas com uma propriedade caindo aos pedaços e um coração partido."
Algo que preciso destacar sobre as histórias de Sarah é o humor, logo nas primeiras páginas me peguei rindo, e para ser sincera isso aconteceu durante quase todo o livro. Mas infelizmente o humor não é suficiente para sustentar a história, não quero dizer que ela seja ruim, mas sabe quando temos o sentimento de que algo está faltando? Além disso, a obstinação da protagonista chegou a me irritar bastante, compreendo toda sua história e principalmente tudo que ela vivencia, mas a forma como ela tenta manter-se indiferente ao que sente esmo quando é tão óbvio chega a dar nos nervos. Isabel é uma personagem fantástica, tanto em sua personalidade como em seu coração, ela abriga em sua casa mulheres que precisam de ajuda e que por algum motivo fugiram de casa, mas quando se trata do seu próprio coração ela é totalmente cega e fria. Fiquei tão feliz por algo que aconteceu com ela quase no fim do livro que achei muito bem feito!

Nick por sua vez é maravilhoso, consciente de si, apaixonado e reverente quanto à arte, um homem culto que passou por muitas coisas no decorrer da vida e que conhece o mundo e as dificuldades dele como ninguém. Além disso, também tem um coração de ouro e é sensato quanto ao que deve ser feito, além de leal, sem a condição de um título Nick é um homem livre e encantador. Há também na narrativa diversos outros personagens os quais eu senti necessidade de conhecer a história, uma pena que isso iria estender demais o enredo e só conhecemos suas vidas e passado superficialmente. Quanto ao clichê típico do gênero Sarah sempre me surpreende, sua narrativa segue um padrão pré-determinado, mas de repente ganha uma forma diferente levando a narrativa para outro caminho, claro, sempre com final feliz e previsível, mas essa curva que ela faz é totalmente diferente do que geralmente acontece em romances de época e acaba sendo uma surpresa.
"O coração dela deu um salto ao ouvir as palavras. Ele estava preocupado com ela.E Isabel soube naquele momento, que aquele homem — tão cheio de consideração mesmo naquele momento em que ela não conseguia pensar em nada além da sensação dele contra ela — nunca quisera seu mal."
Enfim, Dez formas de fazer um coração se derreter não é a história de uma mulher que precisa virar o mundo de cabeça para baixo para conquistar um homem e sim a história de um homem que precisa convencer uma mulher de que o amor pode ser uma coisa boa e que confiar nem sempre acaba de forma ruim. Infelizmente encontrei vários erros na revisão, não algo gritante, mas diversas vezes o tradutor trocou "Ele" por "Ela" e vise e versa, além disso, existem alguns outros pequenos erros. No mais a edição segue o padrão da editora, fonte e espaçamento confortável e designe simples. Recomendo este romance principalmente para quem gosta do gênero e está em busca de clichês bem trabalhados.

13 comentários:

  1. é um livro maravilhoso, leve, divertido e apaixonante! o bacana nos livros da Sarah é que suas personagens femininas são fortes, autênticas e não medem esforços para proteger a quem amam e nem ficam de braços cruzados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler um romance de vez em quando, mas se tem algo que me incomoda no gênero são as protagonistas teimosas (e às vezes burras) como parece ser o caso de Isabel... Mas achei legal Nicholas não ter um título, pq as vezes parece que romances de época sempre precisam ter um mocinho da nobreza. Além disso, pode ser impressão minha, mas pelo menos nos livros que já li notei uma ocorrência maior de erros na revisão de romances do que em outros estilos. Eu estava pretendendo ler esse livro, tinha me interessado pela questão de envolver obras de arte e tal, mas pela descrição de Isabel acho q vou adiar um pouco essa leitura.

    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ju, que capa linda e o título me encantou, com essa capa e título esperava que tivesse encantado você, mas de cara li que não houve 100% de conexão, o que é uma pena, mas tem livros que realmente acontece isso. Mas continuando lendo sua resenha me empolguei já que a trama surpreendeu você e como sou uma pessoa que ama romance, espero me surpreender positivamente.
    Agora, que dor a protagonista se desfazer de algo tão precioso como sua coleção, se bem que foi para manter um segredo e com isso você já me deixou mega curiosa, hahaha. A protagonista me pareceu uma mulher forte e com uma missão linda de abrigar mulheres por alguma razão, gosto muito dessa coisa de solidariedade e penso que ela deveria mover o mundo. Adorei saber da premissa do livro que é o protagonista se esforçar para convencer Isabel de que vale a pena amar.
    Simplesmente adorei a sua resenha.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A premissa do livro me remete a algo bem divertido e leve.
    De vez em quando gosto de ler algo bem clichê, porém trabalhado.
    Os personagens são intrigantes, sendo que a protagonista me pareceu ser uma mulher determinada e forte. Fiquei animada que a trama conseguiu te surpreender e espero que o mesmo aconteça comigo quando o ler.
    Adorei saber que tem um suspense acerca de um segredo e pretendo ler assim que possível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Que pena que esse livro não te cativou tanto quanto o anterior. Eu tenho um certo problema com segundos volumes de séries ou trilogias, sempre me parecem inferior do que o primeiro livro.
    Mas eu adoro essa pegada de humor nos livros de época, sabe? Acho que deixa tudo mais leve e até mais romantizado ainda, em muitas situações que são tão pesadas por conta da época. E eu curto um clichezinho, então já anotei aqui pra tentar comprar esse livro quando eu tiver chance.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ju, até fiquei curiosa para saber mais sobre esse final que foge do pré-estabelecido para o gênero, mas nem assim leria. Não sou muito chegada em romance de época e não curto nem um pouco quando tenho essa sensação de que falou alguma coisa. Mas que bom que gostou, apesar das ressalvas.

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler o primeiro livro e fiquei bem empolgada com o toque de humor que a autora coloca na história. Bom saber que tem isso nesse segundo também, mas concordo com você que só isso não basta para conduzir o livro - e confesso que só pelo seu modo de colocar as coisas já fiquei um tanto irritada com a personagem...rs
    Pena que ele não funcionou tanto quanto o primeiro, mesmo assim espero curtir a leitura :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Que pena que esperou tanto pelo livro e não conseguiu se conectar totalmente à história! E que bom que o final fugiu ao previsto para o tipo de história. Adoro histórias com humor, por isso, acredito que vou gostar bastante dos livros dessa série. Que legal que este livro foge do clichê e é o homem quem tem que convencer à moça de que o amor pode ser uma coisa boa.
    Vou acompanhar a série com certeza.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee Ju ^^
    Poxa, é uma pena que o livro não esteja tão bom quanto o primeiro *-* eu adorei o primeiro volume, então estava bem animada para ler este, mas saber que, apesar do bom humor, a autora não conseguiu te cativar (muito menos os personagens), fiquei um pouco decepcionada. Espero gostar um pouco mais da história *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. É ruim quando esperamos um pouco mais de uma leitura, né? Mas que bom que mesmo assim a autora conseguiu fazer tu curtir a história. E saber que tem uma parte mais humorada me deixa mais animada para ler. Já li livros que é o homem que precisa convencer a mulher e tal, mas mesmo assim me interessei pela premissa. Espero gostar, ainda não li o primeiro da série, mas vou dar uma procurada.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!

    Não sou muito chegada ao gênero, como já conversamos, mas as vezes é bom ler romances de época e sair da zona de conforto, só acho uma pena que este livro não tenha te conquistado totalmente, a história em si, parece bem legal e fiquei sim curiosa, mas os pontos negativas citados, nos leva a pensar mesmo e quando a empatia não atinge o leitor, é algo complicado e entendo bem, pois senti isso em alguns livros, realmente uma pena que ficou deixando a desejar, não sei se eu leria, apesar de ter ficado interessada, mas quem sabe mais para frente?

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju!
    Eu estou bem ansiosa para ler este livro, desde que li o primeiro da série, mas acho que vou passar outros na frente. Gosto da escrita da autora, realmente é cheia de humor, mas concordo que não é o que sustenta uma história, tem que ter algo mais. Agora é ler esse e esperar os próximos. Quem sabe os outros não sejam melhores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Joleana mim da spoiler, quero saber o segredo da moça UHAUSAS
    Acho legal quando é o homem que corre atrás e não a mulher, os dois são clichês, mas é legalzinho ver essa coisa mais diferente.
    Gostei dessa coisa dela abrigar outras mulheres, sempre acho esses atos legais em livros. Quanto a ela ser chatinha com o proprio coração... Sinto que não é a primeira vez que vejo isso e também me irrita. Da vontade de sacudir a personagem "já deu pra todo mundo perceber, para de graça crlh"

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)