
Peguei a noite de hoje para escrever uma resenha para um blog amigo, o livro em questão é Qualquer Outro Lugar, terceiro volume da trilogia Splintered (Assim que sair por lá vou republicar aqui) e quando chegava ao fim fui sentindo um aperto no coração, me senti como se estivesse dando adeus a grandes amigos. É claro que ainda é possível que a editora Novo Conceito publique o livro de contos que foi lançado depois de Ensnared (título original). Porém, senti que precisava falar sobre isso por aqui. Portanto a postagem de hoje é um Opinando!!! mas com cara de: "Compartilhem do meu drama" e vamos falar sobre saudades ou se você preferir Orfandade Literária.
"Orfandade vem de orfão. É quando uma criança ou até mesmo um adulto (homens e mulheres) são privados de afetos. "
A primeira vez que me peguei preenchida por este sentimento foi quando tinha em mãos Harry Potter e As Relíquias da Morte, este foi o livro da série que mais demorei para finalizar. Não porque ele era o mais chato, ou porque eu estava sem tempo, simplesmente porque não queria me despedir, ou para ser sincera porque tinha medo do que viria depois. É estranho eu sei, mas em se falando de Harry Potter as coisas são assim tão intensas para mim.
Porém, o depois foi maravilhoso, assim como muitos de vocês foi esta série que me apresentou ao mundo literário, que me fez traçar um caminho de novas e curiosas histórias. Muitas das quais me deixaram órfã como aquele primeiro e especial final.
Acaba o livro e a existência vai junto. Até quando esses autores vão continuar roubando parte da minha alma?— Ju - LiteRata (@blogliterata) 23 de julho de 2015
Acredito que qualquer leigo que não simpatizante deste nosso universo leria essa postagem com aquele olhar cético e um desdém sem limites. Mas sei que quem está lendo isso aqui me entende de forma como muitos amigos que estão ao meu redor não conseguem. É por isso que este blog se tornou tão importante para mim, mas esse não é o "X" da questão. E sim esse sentimento de término que muitas vezes experimentamos.
Verdade seja dita, que atire a primeira pedra o leitor que passou tempo demais implorando pela publicação de um último volume e que quando ela finalmente chegou evitou ao máximo que o livro chegasse ao fim. A verdade é que a cada nova história nos apegamos a esses personagens que, apesar de fictícios, parecem bem reais quando nos embaraçamos em suas histórias.
Então sim, esse pode não ser o mesmo tipo de sentimento que temos na vida real e com pessoas reais, mas a saudade está ai para ser sentida e é uma palavra particularmente brasileira que eu uso para descrever o sentimento de ter deixado alguns amigos e mundos fictícios para trás. O bom é que sempre podemos retornar.
Eu a pouco tempo tive essa experiência.. ainda nem postei a resenha, mas o livro Oníria do Grupo Editorial Record me deixou sem rumo depois que acabei a leitura (um pouco porque ainda tem continuação e você fica naquela agonia de saber mais). Passei quase quatro livros sem sentir muita emoção depois daquele..
ResponderExcluirTambém adoro meus amigos dos livros :D
www.vivendosentimentos.com.br
Olá!
ResponderExcluirEntendo vc! É por isso que só começo a ler uma série quando todos os livros já foram publicados, odeio ficar na sofrência da espera, ainda mais quando a maioria dos livros de série demoram um ano para sair... prefiro esperar mesmo!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oiii Ju, como vai?
ResponderExcluirRealmente me senti recentemente em uma obra, Cicatrizes na parede, fiquei sem esperança de vida de saudades dos personagens <3 Eu amei saber a sua opinião, e só com esse texto você fez eu me apaixonar pela obra já.
Beijinhos
Fiquei muito triste quando li o último livro de A mediadora, Harry Potter e Crepúsculo (não me julgue, hahaha). É algo horrível. Acho pior do que ter que esperar sair o último volume, porque pelo menos ainda tem algo pelo que aguardar, mas com o final de uma história é aquilo e acabou. É muito triste. Ainda bem, faz tempo que não tenho uma ressaca literária, espero que continue assim.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oh Ju eu mais que te entendo.
ResponderExcluirAmo de paixão A Morte de Sarai, mas depois de ler o segundo que saiu, até agora não tive coragem de ler o terceiro livro da serie, eu simplesmente não consigo imaginar me dispedindo dos personagens, e vou falar isso com pessoas que não gostaram de ler e o quando eu sinto falta do Harry ate hoje o povo acha que to doida e que era só uma historia e não entende que por muitos anos foi na verdade um amigo muito querido, então eu te entendo muito mesmo.
http://www.coisasdemineira.com/
Eita, num peço mais pra você fazer resenha pra mim, olha como te deixou kkkkkkk
ResponderExcluirMas te entendo completamente, várias vezes já fiquei orfã, até de livros unicos, mas nada é mais dolorido do que ficar orfa de séries, nossa senhora. Terminei os livros do Spohr uns meses atrás e to até agora me lamentando :(
Oi, Ju!!
ResponderExcluirEu também adorei Qualquer Outro Lugar e espero muito que a Novo Conceito traga o último livro com os contos extras!! *-*
Mas entendo totalmente seu sentimento. Embora eu sinta essa tristeza como você sentiu, também fico muito feliz e realizada quando consigo terminar uma série e gostar do final dela. Acho uma sensação libertadora.
Embora várias vezes a gente fique desejando mais, né? Hahahaha
Bjs!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
É claro que já senti isso, de esperar loucamente pelo último livro de uma série e depois "economizar páginas", rs, ou seja, ler o mais devagar possível pra evitar a despedida. Mas no fim acabo achando melhor assim, a verdade é que não gosto quando prorrogam uma série, gosto de acompanhar um final. E sim, sempre podemos matar as saudades!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá! Adorei o seu post e compartilho muito dos seus sentimentos. Adoro finalizar um livro ou série que amo e descobrir como todos os personagens terminam e o que o autor preparou para aquele final. Mas sim, já fiquei destruída de saudades e desejando que o livro não terminasse, bem como já segurei a ansiedade e li apenas uma página por dia, para que a história não chegasse ao fim! Adorei compartilhar com você esses sentimentos que normalmente as pessoas à nossa volta não compreendem!
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oiii!!
ResponderExcluirÉ sempre bom fazer esses desabafos né?? O primeiro livro que me deixou assim foi o A Garota Americana e por isso já li ele umas 15 vezes (sem zuera). O último livro que me deixou sem chão foi a série da Nora, Quarteto de Noivas. Eu amo aquelas meninas.
Acho que o mais magico é que podemos ler diversas vezes e vamos sempre amar os livros.
Beijinhos
Ahh, essa saudade que bate quando termina. Tem umas séries que fico torcendo para o autor resolver continuar. E olha que normalmente não gosto disso. Se é trilogia que seja trilogia, não precisa estender. Mas aí você vicia na coisa e quer mais e...ah, é um alívio quando escrevem mais. E um desespero e sentimento de orfandade quando não tem! Acho que todo leitor passa por isso alguma vez.
ResponderExcluirOu muitas xD