quarta-feira, fevereiro 10, 2016

[Resenha] O que há de Estranho em mim - Gayle Forman

É complicado quando estamos acostumados com a escrita de um autor e nos deparamos com um livro em que essa narrativa sofre uma drástica mudança. A resenha de hoje é sobre um livro que me passou essa sensação, mas tudo tem uma explicação!!!
O que há de Estranho em mim
Autora: Gayle Forman
Editora Arqueiro
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. 
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
Quando peguei "O que há de estranho em mim" para ler não sabia praticamente nada sobre o livro, porém desde que li Se Eu Ficar me identifiquei com a narrativa leve, fluída, mas também melancolica de Gayle Forman. Então não tive dúvidas que seria mais uma leitura agradável, aquele tipo de leitura que nos faz pensar sobre situações limites e assuntos sérios de uma forma leve e tranquila. O problema é que se eu ao menos tivesse lido as informações sobre o livro a narrativa truncada e forçada não teria me assustado tanto.

Comecei a ler o livro com a sensação de que não era a mesma autora que eu adoro, um sentimento de que algo estava errado, e logo identifiquei que meu problema era com a narrativa. Depois de me dar conta disso eu parei para ler sinopse e as informações adicionais do livro, precisa descobrir o motivo de uma mudança tão drástica. Então eu entendi. O que há de Estranho em mim foi o primeiro livro de Gayle Forman a ser publicado, e atribuo essa mudança que me incomodou tanto ao fato de que ela ainda estava montando seu estilo, como se ela ainda precisasse pegar o jeito, ao menos essa é a única explicação plausível que me veio a mente. Pois está tudo ali, o amadurecimento da ideia, a tensão velada, a melancolia e também a leveza, mas ainda faltava a fluidez. 

Achei a narrativa forçada em diversos pontos, Gayle apesar de criar muito bem suas personagens não conseguia ainda dar naturalidade a elas, acredito que faltou colocar-se no lugar e diante da situações pelas quais elas passaram. Mas isso não significa que não gostei do livro. Sim, como disse achei forçado, mas ele foi crucial para eu entender como a escrita da autora evoluiu, principalmente efetivou a ideia de que o estilo de Gayle é realmente da forma que eu o absorvi, mesmo quando ele ainda estava sendo desenvolvido.

Sobre a história em si não acho que a sinopse transmita tudo o que ela trás, quando precisei voltar a ela para compreender o enredo eu me peguei pensando que não era bem assim. Quer dizer, Brit é mesmo mandada a força para uma instituição, mas não diria que é uma clínica, é mais um colégio interno com cara de reformatório, com diretores e "professores" carrascos que me deram a impressão de carcereiros. O problema é que isso aconteceu sem um grande motivo, é claro que há uma justificativa, mas eu não consigo conceber a ideia de um pai que simplesmente trancafia a filha por achar que ela é um problema ou por sua rebeldia, mesmo que haja algo muito mais substancial por trás de seus motivos. Adolescentes como Brit existem em todos os cantos, atitudes extremas não são a solução. Contudo, a personagem amadurece exponencialmente, terminei a narrativa com a sensação de que Brit evoluiu muito como personagem. As amizades que fez foram essenciais para esse amadurecimento, como sempre Gayle Forman acertou não só na protagonista mas também nos personagens secundários.

Enfim, "O que há de Estranho em mim" assustou-me inicialmente por sua narrativa truncada, mas ainda assim o estilo de Forman é facilmente identificável, principalmente quando levamos em conta suas personagens, o cenário e situações também colaboram para essa percepção. Antes de escrever essa resenha li algumas de amigos e blogs conhecidos e no geral as pessoas estão gostando do livro, então talvez seja estranho a minha critica em cima da narrativa, não podia me expressar de outra forma, visto que esta é a minha opinião. Mas não se assuste, apesar de tudo este livro é muito bom e eu recomendo sem sombra de dúvidas, mas caso você seja um leitor assíduo de Gayle Forman, vá com cuidado para não se ver perdido assim como eu fiquei. 

No quesito edição não há muito o que falar, o trabalho está impecável mas continuo reiterando que a revisão anda falhando em alguns pontos, acho que a editora precisa corrigir isso, no mais, por hoje é isso!
Melhores Quotes:

"[...] eu não saí dos trilhos. Apenas escolhi trilhos diferentes. E é por isso que estou aqui." 
"Os monstros estão por todo lado, 
Só que a gente não vê.
Não tem garras, não tem dentes afiados,
Parecem comigo e com você."

"Era como se a música me curasse, trazendo de volta a pessoa eu era, a minha autoconfiança, lembrando que os seis meses anteriores eram apenas uma exceção. A vida real era maravilhosa e, por mais distante que parecesse naquele momento, ainda existia. Eu ainda existia."

"É que a gente acha que a loucura e a sanidade ficam de lados opostos de um oceano, mas na verdade não passam de duas linhas vizinhas."

15 comentários:

  1. Oiiii!!Tudo bem? Espero que sim.
    Nunca li nenhum livro dessa autora, apesar de já ter ouvido falar muito bem dela. A sinopse é bem chamativa, mas sua resenha me deixou um tanto receosa.Não me dou muito bem com leituras que não são fluidas, mas mesmo assim vou ler essa livro. Parabéns pela resenha.
    Um grande abraço e até mais.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu ainda não li mas tenho visto muita gente falando bem do livro e a sua resenha foi uma surpresa pra mim, pois achei que seria mais uma a dizer quase a mesma coisa. Gostei da sua sinceridade e que você mostrou vários pontos do livro Ainda assim, eu estou curiosa e pretendo ler

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Esse provavelmente será o próximo livro que lerei. Como nunca li nada da autora, não vou ter esse comparativo com a escrita dela, como você teve. Pelo que vi a autora amadureceu sua escrita assim como a personagem principal amadureceu durante essa história.
    Eu estou curiosíssima para ver o que vou achar, algo me diz que vou gostar muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju. Tudo bem?
    Gostei da sua resenha e principalmente do conselho que deu a respeito do livro, pois tenho muita vontade de ler esse livro e já li o livro Se eu ficar e tenho também o Para onde ela foi, mas esse ainda não li. Quando eu ler esse livro, já vou preparada para não assustar.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,

    Li algumas resenhas desse livro e todas foram positivas, já li um livro da autora e apesar de ter espera mais ainda quero ler os demais....ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Eu não li essa obra e na realidade eu não tenho curiosidade com ela. Quando a Arqueiro lançou o eu estou aqui eu corri para ler e AMEI! Mas achei uma carga muito pesada para o clima que estava vivendo. Logo, não quis solicitar essa obra.
    Mas eu fiquei bem curiosa para saber como é o início da escrita dela. É muito interessante esse trabalho inverso das editoras.

    Gostei da sinceridade e da resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu fiquei bem curiosa para ler esse livro, apesar de não ter lido nenhum da Gayle. Fiquei um pouco com o pé atrás com o livro depois da resenha. Porém, como ainda não conheço a escrita da autora, acho que vou começar com esse livro para depois iniciar os outros. Assim, não teria a sua impressão negativa sobre a narrativa da autora.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju, tudo bem?
    Essa já deve ser a segunda ou terceira resenha do livro que leio só esse mês e tenho me sentido cada vez mais incentivada a lê-lo, por mais que a temática seja diferente da com a qual eu estou mais acostumada. A ideia de um pai internar uma filha apenas por ela ser meio rebelde é realmente assustadora por si só, e eu provavelmente iria passar grande parte da leitura querendo estapear ele e os demais funcionários da instituição, só acho, rs. E, nossa, é o primeiro livro da Gayle mesmo? Não sabia disso até agora, mas bom saber que, a partir desse, ela evoluiu muito sua escrita. Quero começar a ler algo da autora e fico mais confiante agora por saber que nos livros mais recentes ela possui uma narrativa mais fluida e sólida.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Oii

    Já li várias resenhas desse livro também e quando li uma delas, também achei meio estranho o motivo que o pai a internou. Achei legal a sua sinceridade.
    Não sou muito fã de dramas e o forte dessa autora é o drama ne, por isso não li nada dela ainda kkk.
    Espero um dia dar a chance, porque os temas são sempre incríveis nos livros dela.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju! Bom, quando li a resenha do Alisson sobre esse livro achei um absurdo a atitude do pai de Brit e pior ainda das pessoas que deveriam cuidar desses adolescentes. Eu acho que ficaria com muita raiva desse livro considerando apenas esse aspecto.
    Ainda não tive a oportunidade de ler todos os lançados da Gayle mas pelos dois que li acabei gostando bastante e por isso que este está na lista de leitura. Provavelmente por não ter lido tanto dela não ficarei com a mesma impressão que você inicialmente, mas de qualquer forma vou tentar reparar nessas diferenças. É bom fazer um comparativo da própria autora e melhor ainda é ver que ela evoluiu bastante.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom? Eu estou com esse livro na estante só esperando um tempinho para desfrutar da leitura. Eu achei muito legal você dar sua opinião sincera, acho que é o certo, né? independente de a maioria estar adorando a leitura. Eu li apenas um livro da autora, Eu estive aqui, e me apaixonei pela escrita dela. Estou ansiosa para fazer a leitura do lançamento, achei o assunto sensível, e espero que eu não pense a mesma coisa que você sobre a obra, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Ju, eu fiquei meio perdida, vai ver que é porque to com sono. É forçado em que sentido? As atitudes da menina são forçadas? Ou a autora tentou forçar a melancolia?
    De qualquer jeito, li Se Eu Ficar e o outro lá e não curti taaaanto assim. Achei depressivo demais não só a história, mas como a escrita dela. Acho que o que te encantou me aborreceu. Por isso não leria outros livros dela, sinceramente. Esse já não me atraiu desde a sinopse, achei muito nada a ver trancar a menina lá sem um bom motivo.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Tenho visto muitos elogios a respeito desse livro, mas não consegui me empolgar para ler. Tive sérios problemas com a narrativa da Gayle em Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e depois deles não quis me arriscar mais.Lendo sua resenha, percebo que ele realmente não é para mim, com certeza não conseguiria levar a leitura adiante.
    Achei suas críticas muito bem pontuadas e em nenhum momento ofensivas. Vc expôs, de maneira clara e educada, seu ponto de vista e acho isso louvável. E fico feliz em perceber que, apesar das ressalvas, não foi uma leitura ruim e vc curtiu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha, e gostei de conhecer essa sua visão, um tanto diferente das outras resenhas que eu já li, e da minha própria. É sempre bom conhecer diferentes opiniões sobre um livro.

    Não sei se porque eu não curti "Se Eu Ficar", e não me liguei muito na narrativa da autora, eu amei "O Que Há de Estranho em Mim". Em nenhum momento eu senti a narrativa truncada, pelo contrário, eu achei ela extremamente fluída e me vi tão viciada na história, que não quis largar. Me lembrou um pouco do que eu senti lendo "Apenas um Dia".

    Gostei muito dos protagonistas e da situação, e eu até parte do livro não via um motivo concreto para a Brit estar em Red Rock. Não via nada de errado com ela, mas acho que é exatamente isso. Ela uma adolescente quanto qualquer outra, mas além do pai ser bastante influenciável pela madrasta da Brit, ainda tinha todo o problema com a mãe dela e o quanto ele se sentiu por não ter feito nada na época. Mas a Brit amadureceu muito, principalmente pela forma com a qual ela via a si mesmo.

    Amei a amizade entre as meninas, a forma como cada uma tornou-se os pilares uma das outras. Adorava as cenas entre elas, principalmente aquelas em que trocam presentes. Várias vezes me vi emocionada diante da amizade verdadeira que surgiu a partir de uma situação nada favorável.

    Adorei a sua resenha

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Diferente de você Gayle me perdeu em Se eu ficar, não consegui gostar da obra, não consegui me emocionar como todos se emocionaram.
    Mas tneho visto muitas resenhas, falando que os próximos livros publicados por ela, depois de se eu ficar, tem sido muito melhores e com histórias bem mais construídas.
    É uma pena que algumas situações desse tenham ficado um pouco forçadas, mas como você disse que foi o primeiro livro dela, acredito que foi por inexperiência mesmo.
    Enfim, não digo que leria esse livro por causa da minha birra com a autora, mas nada me impede de dar outra chance a ela um dia.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)