terça-feira, janeiro 06, 2015

[RESENHA] Sonhei que amava você - Tammy Luciano

Sonhei que amava você
Autora: Tammy Luciano
Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Ele estava vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas era pouco. Eu queria ele na minha vida. Uma história cativante e inesquecível, cheia de mistérios e perguntas a serem respondidas. Pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos? Kira, aos 22 anos, está apaixonada, vivendo um momento único de amadurecimento pessoal e profissional. Quem é o sedutor garoto que transforma suas noites em poesia e êxtase? Mas, apesar do maravilhoso momento que está vivendo, a garota terá que enfrentar obstáculos e barreiras. Mas sabe que a vida reserva o melhor para o final. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração.
Quando solicitei Sonhei que Amava você para a Editora Valentina, não podia dizer que estava louca de vontade de ler. Mas resolvi dar uma chance a história pois ela parecia ter uma proposta diferente, como já fazia tanto tempo que não lia um livro da Tammy Luciano achei que seria uma boa leitura. A verdade é que o livro não fluiu da forma que eu esperava e acredito que terminei de ler apenas pela força de vontade e também pelo desgosto em abandonar qualquer história que seja. Foi o primeiro livro que terminei no ano, e infelizmente não foi uma experiência tão prazerosa quanto eu esperava.
"Uma emoção inesperada começa a mexer comigo e me sinto bem, mesmo sem saber onde posso encontrar esse sentimento de novo. Não tenho o endereço das minhas verdades"
Não que a história não tenha potencial, porém achei ela mal desenvolvida e cheia de furos. Quer dizer, não é porque o livro é uma ficção que coisas básicas do cotidiano podem ser negligenciadas, quando isso acontece em uma narrativa qualquer, principalmente em romances contemporâneos, fico esperando por uma justificativa plausível, mas não é o que acontece em Sonhei que amava Você. As coisas simplesmente seguem um caminho complicado que poderia ser descomplicado facilmente.

Além disso, os diálogos e personagens não convencem, a narrativa segue uma linha de frases de efeitos e pensamentos "filosóficos" que é como se o leitor estivesse lendo um daqueles livros de frases motivacionais. O que quero dizer é que a história não soa cotidiana, mas forçada, a mudança de foco nos diálogos ajuda a acentuar a sensação de irrealidade. Porém, o que mais me desagradou em tudo o que li é que os personagens vivem em uma bolha, como se a única existência perfeita fosse a deles. Todos ricos, bem sucedidos, lindos e perfeitos. A única pessoa que foge ao padrão é a vilã, que, apesar de linda, é extremamente fútil e para ser sincera seus motivos não me convenceram.

A história que aparentava inicialmente trazer coisas novas para o leitor se torna insossa e sem graça. O fato de a autora enfatizar a todo momento a personalidade dos personagens me irritou. Ao meu ver isso acabou tirando boa parte da qualidade da história. Não aguentava mais ler a diferença latente entre os irmãos gêmeos da personagem, ou como Felipe, o protagonista, era absolutamente perfeito. Enfim, pequenas coisas que no geral se tornam tão desnecessárias e sem sentido que a leitura acaba ficando repetitiva e enfadonha. E só para piorar tudo a autora teve a pachorra (ops...foi mal) de soltar um baita spoiler do último livro de Bridget Jones, gente ai foi o fim, eu terminei a leitura apenas esperando e ansiando pela última linha, não suportava mais,

Infelizmente não encontrei qualquer contradição em mim mesma sobre a opinião acima, nada que eu pudesse dizer que tenha me agradado. Talvez o ponto alto da narrativa é ser um romance fofo, mas eu não sou fã de romances fofos, então realmente não sei qual o ponto positivo. Se tenho algo a elogiar isso se deve única e exclusivamente à Editora Valentina que fez um excelente trabalho de diagramação e revisão, e que, além disso, nos deu a oportunidade de escolher a capa do livro. Acredito que a Tammy deve ter um grande números de fãs e se você é um dos que apreciam a escrita da autora vai com tudo, infelizmente Sonhei que Amava você não funcionou para mim.
Melhores Quotes:

"- Quem duvidar não tem a alma aberta para o novo, o mágico e o especial. Tantas ousadias acontecem no mundo. Em vários momentos, a pessoa não nota, preocupada demais com a conta no banco, realidade nua e crua, fatos que preenchem o físico, mas jamais a alma. Como quando acreditamos em determinadas sortes ou temos um olhar à frente das outras pessoas. Nem todos terão a oportunidade de sonhar com o seus amores, mas se isso está acontecendo com você, não duvide. É como as pessoas incapazes de realizar suas maiores vontades, questionando quando os outros conseguem seus sucessos pessoais. Eles conseguiram simplesmente por´que acreditaram profundamente."

"- Não sei dizer o que sinto. Estou mexido por dentro, como se cada parte de mim tivesse sido alertada da sua presença. Ainda preciso pensar, analisar, saber se isso é paixão, amor, envolvimento, loucura, mas uma coisa não sai da minha cabeça: estou fadado a viver profundamente o que vem por aí, não quero outra história, outro lugar, muito menos outro coração. Estou aqui porque não sei mais como cheguei e me sinto estacionado nesse seu sorriso encantador."

7 comentários:

  1. Que pena que o livro foi tão ruim pra você Ju, eu tinha interesse nele, agora, já não sei mais. Não gosto de diálogos "prontos" daqueles que TENTAM te fazer pensar na vida, mas na verdade só irritam. Realmente, uma pena ser assim.

    ResponderExcluir
  2. Tô lendo um livro que também é desse jeito: a autora fala o tempo todo da personalidade e da aparência. Muito chato isso mesmo!
    A resenha tá ótima! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que pena que o livro te decepcionou tanto.
    Eu já tinha ouvido falar nele, mas, nunca tinha lido nenhuma resenha.
    Também não gosto de livros com ar de auto ajuda.
    Deve ser chato mesmo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não leio muitos autores brasileiros da atualidade, apesar de gostar muito de clássicos como Assis, Cecilia, João Ubaldo... O livro parece na sua descrição muito mais do que aparenta pelo que vi na resenha, odeio quando o livro faz isso, nos enche de expectativas e depois não nos apresenta o que se propôs, mas ainda sim eu acho que quero lê-lo. Bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju ^_^
    Nossa, quando comecei lendo a sinopse achava que encontraria uma resenha dizendo que o livro era lindo e misterioso, mas parece que cai numa baita cilada da sinopse.
    Eu não gosto que repitam demais as personalidades dos personagens. Uma vez, ou no máximo duas, já é o suficiente. É muito chato tu ler uma ação e a(o) autor(a) explicar que aquilo se deve pelo fato de o personagem ter tal personalidade. Isso é muito desnecessário.
    Eu tenho um interesse muito grande em ler algo da Tammy, mas definitivamente não vou começar com Sonhei Que Amava Você.
    E o pior disso tudo é que a capa do livro é linda demais. Eu ia comprar o livro de primeira se o visse numa livraria.
    Mas fazer o que, nné Nem todo leitura tem que agradar a todos.
    Parabéns pela resenha maravilhosa e sincera, Ju. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falarem muito desse livro tanto positivamente quanto negativamente esse livro me chamou muito atenção pela historia leve mais fiquei um pouco decepcionada pelo mal desenvolvimento do livro acaba ficando difícil de ler livro gostei muito da resenha pois não me decepciono com a leitura parondo no meio do livro!!!

    ResponderExcluir
  7. Vishe que desânimo colega. Engraçado, tanta propaganda em cima desse livro pra ele ser só isso?! Eu ainda tenho vontade de ler ele... Não sei. Na verdade, não sei. Mas é uma pena que não tenha ficado feliz com o resultado da obra.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)