quarta-feira, dezembro 31, 2014

[RESENHA] Apenas Um Dia - Gayle Forman

Apenas Um Dia
Apenas um Dia #1
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Skoob


Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
Não posso dizer que comecei essa leitura despretensiosamente. Apesar de saber que seria um livro leve eu estava com altas expectativas por causa da autora. Quem me acompanha no blog e nas redes sociais sabe que adorei tanto Se Eu Ficar quanto Para Onde ela Foi, e se ainda tinha dúvidas não as tenho mais. Gayle Forman entrou para o hall dos meus escritores favoritos. De uma forma leve e cadenciada ela apresenta sua trama, sem grande impactos ou surpresas e mesmo assim conquistando o leitor a cada página.

Apenas Um Dia é exatamente isso uma historia de amor que acontece em apenas um dia, mas que leva a um ano de dúvidas e incertezas. Durante a narrativa temos só o ponto de vista de Allyson, ou se você preferir Lulu, uma garota centrada, metódica e muito bem educada que resolve se envolver em uma aventura que não faz ideia de onde vai levá-la mas que acaba por mudar sua vida de forma inesperada. Devido a narração unilateral a história acaba deixando muitos pontos em aberto. Eu poderia dizer que isso é ruim, porém é justamente isso que nos faz ansiar pelas descobertas que Ally fará. Como tudo realmente aconteceu e o que está por trás do misterioso fim daquele único dia.
"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia."
Acredito que istas pontas soltas foram ocasional, visto que em fevereiro a Novo Conceito nos presenteará com o segundo volume desta duologia (e tem mais um conto para encerrar). Que será narrado pelo ponto de vista de Willem, este por sua vez é um mistério do começo ao fim. Criei uma imagem do personagem totalmente pessoal, a forma que ele se porta, a busca pelos sonhos e os medos que nem se quer sabemos quais são nos fazem ter uma boa ideia do caráter de Willem, porém nada sabemos de real sobre isso e este foi o melhor gancho possível para o próximo livro. Além disso, o personagem é encantador, assim como percebemos seu caráter também somos apresentados a sua forma de vida. ao seu espírito livre e o que sabemos dele, ainda que pouco, é suficiente para sermos conquistadas.

Confesso que a forma abrupta como aquele dia termina me deixou um pouco irritada, enquanto lia não conseguia engolir que mais da metade da história seria voltada a comiseração de Allyson, porém foi aí que a autora me surpreendeu. A forma como a personagem cresce, se ergue e começa a se impor e ir atrás do que realmente lhe interessa é fascinante. Muitos podem não concordar, ou talvez eu que tenha lido poucos livros com "heroínas" tão consistentes, mas a verdade é que Ally sai do mimimi tão confiante de si que acabou se tornando uma das minhas personagens preferidas. Sim, Ally é exatamente aquela criatura que se sente inferior e quase tem dó de si mesma, o que me irrita na maioria das vezes, mas ela conseguiu se sair muito bem e este é um ponto a favor da personagem.

Enfim, para entender Apenas Um dia é necessário estar preparado para coisas irritantes mas que ganham forma com o decorrer da trama. Não é uma história introspectiva, é um romance leve, que se você souber aproveitar vai ser bastante significativo. A verdade final de tudo isso é que estou doida esperando pela continuação, quero saber mais sobre Willem e o que o move pelo mundo. Lembrando que o livro irá virar filme ♥
Melhores Quotes:

"E essa é a verdade. Posso ter apenas 18 anos, mas já me parece bem óbvio que o mundo está dividido em dois grupos: o dos que fazem e o dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e o restante de nós, que meio que se arrasta sobre as coisas. As Lulus e as Allysons. Nunca me ocorreu que fingindo ser Lulu eu pudesse fazer parte do outro grupo, mesmo que só por um dia."

"Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre."

11 comentários:

  1. Confesso que não curti a temática de Se eu ficar e nem li. Não gosto dessa tendência dramática. Mas como você comentou que esse é um romance leve, já pintou um interesse. Eu gosto de romances, leves, engraçados. Só não leio coisas tipo Sparks kkk eles me irritam. Mas vou dar uma chance pra esse. Que bom, porque pelo menos vou conseguir conhecer a escrita da autora.
    Beijos Ju!
    Feliz ano nooovo!

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo endoida com a forma que acaba esse dia! hahahah
    Gosto muito quando uma personagem muda seu jeito de ser, amadurece. Então talvez a Allyson também se torne uma das minhas preferidas.
    Boa resenha! Feliz Ano Novo, Júh!

    ResponderExcluir
  3. Depois de Seu eu ficar e Para onde ela foi to precisando de mais dessa autora, mas ainda to com um pé atrás com esse livro não sei porque, pressentimento kkk

    ResponderExcluir
  4. Oi Juh!! Eu ainda não li Se Eu Ficar e nem Para Onde Ela FOI, mas com toda certeza irei le-los no ano quem vem, que bom que a autora esta entre os seus prediletos isso me anima mais para a leitura. Um fato que esta me fazendo que rer mais dessa autora é que pelo que eu vi ela distribui a historia para o ponto de vista dos dois personagens isso me agrada muito! Adorei sua resenha como sempre!! Feliz ano novo e até 2015!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. Devo dizer que sua resenha, simplesmente, me fez mudar minha concepção acerca desse livro. Depois disso nunca mais vou achar que Um dia é somente Um dia.
    Esse livro vai para a lista de desejados, com toda a certeza.
    Agora mesmo, estou pensando em qual grupo eu estou ... Estou nos que fazem acontecer ou nos que são levados pelos acontecimentos ? É algo que devo ponderar !!
    Um dia é um exímio livro que não quer só que você pense, quer que você tenha atitude. Primeiro me pareceu um romance bobo, agora só consigo pensar em como estava errada...

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não sabia que esse livro tem uma continuação *-* Quero muito lê-lo, mas confesso que não tenho coragem de comprar :/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju! Eu acho que nós somos as únicas pessoas do Brasil que gostaram de Se eu Ficar :P Fiquei mais animada com a sua resenha em relação a esse livro, pois a maioria das vezes eu vejo comentários negativos nas entrelinhas, sabe?
    Tenho certeza que vou odiar essa personagem, mas para ser sincera quando é que eu não odeio uma personagem? :P
    Já coloquei o livro na minha meta de leitura para 2015 e espero ler logo.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana , bem ainda não li Se eu ficar , só vi o filme e já amei . Se o filme for fiel mesmo ao livro ,de certo amei <3 . Estou muito empolgada para ler Apenas Um Dia , se for a mesma temática recomendo :3.
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ju, adorei sua resenha e pertinentes observações. Bom começar um livro ou me decidir por ele após uma resenha ponderada como esta.
    Eu tb gostei de Se eu ficar e já estou de olho na continuação e neste novinho Apenas um Dia. Já quero, sabendo que preciso diminuir as expectativas depois de curtir bastante o primeiro livro da autora e que virou filme.
    Já está adicionado!
    Beijooo!

    Nova resenha, A Vida Secreta das Abelhas:
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  10. Quanto tempo Ju <3
    Primeiro preciso dizer que não curti tanto Se Eu Ficar ~curti bem mais o filme~ e já até tinha perdido a fé na autora, mas depois de ler as suas resenhas passei a pensar que apenas não estava no clima da leitura, até mesmo por ter gostado do filme, agora preciso ler o Pra Onde Ela Foi e este novo livro que me parece melhor do que Se Eu Ficar e finalmente terei meu veredicto sobre a autora.

    ResponderExcluir
  11. Foi uma pena eu não ter gostado de Se Eu Ficar. Até gostei de Para Onde Ela Foi, mas não demais. Mas por algum motivos quero muuuito ler esse livro e sua resenha só me incentivou mais! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)