quarta-feira, janeiro 28, 2015

[RESENHA] #ChallengeClassicYear: Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas (Pai)

Os Três Mosqueteiros
Autor: Alexandre Dumas (Pai)
Coleção Imortais da Literatura Universal
Editora Abril
Skoob

Sinopse: A ação decorre em 1648, no ano em que termina a Guerra dos Trinta Anos. D'Artagnan, um jovem de rosto comprido e moreno, os malares salientes e os maxilares bastantes desenvolvidos, o olhar franco e inteligente, o nariz adunco, estatura média mas proporcionada, é também aventureiro e corajoso em busca da fortuna, acompanhado pela sua comprida espada, e também pelo seu cavalo de cor amarelada, sem crinas na cauda, ele que fazia umas oito léguas por dia, é um ótimo parceiro para um jovem. O jovem gascão, chega a França, na linda localidade de Paris, que é uma cidade fervilhante de vida e emoções, duelos e romances, aventuras e perigos. Aí o jovem trava conhecimento com três homens, os quais são mosqueteiros do rei, Luís XIII, a quem dão a vida para o defender e também a quem chamam "os três inseparáveis": Athos, o nobre, Porthos, o forte, Aramis, o astuto. Nasce então entre eles (o jovem e os três Mosqueteiros), uma grande amizade, muito forte, sem limites e D'Artagnan conquista a farda de mosqueteiro, que o admite no grupo depois de testadas as suas qualidades de espadachim. Juntos, os quatros amigos lutam corajosamente para salvar a honra da rainha Ana de Áustria, de um embroglio amoroso em que a haviam envolvido com o Duque de Buckingham, braço direito do rei Carlos de Inglaterra. A França vive dias de guerra civil, opondo católicos a huguenotes. A atmosfera de intrigas palacianas envenena a vida francesa. Os mosqueteiros participam no cerco a La Rochelle (1629) e cobrem-se de glória. O misterioso homem de Meung, a pérfida Milady e os inúmeros guardas, duelistas e esbirros do cardeal são alguns dos obstáculos que os mosqueteiros têm de enfrentar ao longo da viagem, neste espantoso romance de aventuras e perigos.

Existem histórias que mesmo antes de lermos nos fascina, através do pouco conhecimento que temos da obra a certeza de que será perfeita para nós é inabalável. E tudo fica ainda melhor quando todas as expectativas são alcançadas. Assim é minha história com Os Três Mosqueteiros. Para os mais desavisados sou apaixonada por livros que abordem períodos históricos e também fico encantada com romances de "Capa e Espada". E a história de d’Artaghan não deixa a desejar em nenhum dos dois quesitos.
"- Senhores - disse êle -, com a vossa permissão, desejo emendar qualquer coisa às vossas palavras. Dissestes que éreis apenas três, mas a mim me parece que somos quatro.
- Mas não sois dos nossos - disse Porthos.
- É verdade - respondeu d'Artagnan. Não tenho hábito, mas tenho a alma. Sinto perfeitamente que o meu coração é mosqueteiro, senhor, e isso me arrebata"
Este na verdade não é meu primeiro contato com Os Três Mosqueteiros, assim como muitos sou fã e apreciadora dos filmes, além disso já tive minha fase de pesquisa para ter uma ideia melhor do que se tratava a história. Fiquei apaixonada por O Homem da Máscara de Ferro e ri muito com o papel bonachão que prestaram aos três célebres personagens de Dumas. Porém nunca imaginei que pudesse ficar ainda mais encantada com tudo. Neste momento vocês devem estar se perguntando: porque eu não li antes? Bom, eu não sei dizer, o fato é que o livro demorou muito para chegar em minhas mãos, e as raras bisbilhotadas que dei na biblioteca não contam como leitura. Só resolvi mergulhar de vez na narrativa quando optei por lançar o desafio de Clássicos e como a primeira tarefa sorteada foi "Um Clássico de Aventura" não perdi tempo e escolhi Os Três Mosqueteiros.

Apesar de ser um livro Clássico e ter uma escrita um pouco mais sofisticada e poética do que os romances contemporâneos achei que não foi muito difícil de ler. Contudo não é como se fosse possível ler em uma "sentada", o livro exige tempo e concentração. Alexandre Dumas criou uma obra tão cheia de pormenores e nuances que a distração, mesmo que momentânea, ocasiona um vácuo na leitura. O mais interessante da narrativa além da história em si é a caracterização dos personagens. Dumas foi tão fiel as atitudes e personalidades de seus caracteres que era quase possível adivinhar como cada um lidaria com a situação e eu terminei a narrativa ainda mais admirada com eles.

Mas de todos quem mais chama atenção é Milady, confesso que antes de assistir o filme com  Logan Lerman eu desconsiderava a existência da personagem. Mas ela se faz tão presente e tão essencial na narrativa que me perguntei como não a descobri antes. Ela me casou tanto ódio mas tanto ódio, que cheguei a conclusão que nunca em minha vida detestei tanto um vilão como a Condessa de Winter. Os últimos capítulos do livro são basicamente voltados a ela, e suas atitudes me deram uma sensação de impotência tão grande que cheguei a me sentir inútil. Se houve algum momento que pensei em abandonar o livro foi nesses instantes. Não que tenha sido ruim, muito pelo contrário, Milady trás riqueza a história, complementa o que já é perfeito, mas ainda assim a reação que tive a personagem foi assustadora. No fim não abandonei e não me arrependo.

Quanto ao enredo Alexandre Dumas foi mestre na dosagem, há humor, ação, romance, conflitos e política tudo o que transforma um bom romance de "Capa e Espada" em uma narrativa digna de leitura. Acredito que a única coisa que me atrapalhou não tem nada a ver com a escrita e sim com a Edição. Como vocês puderam ver no vídeo o meu livro é da coleção de Clássicos da Abril "Imortais da Literatura Universal" e além das páginas estarem bastante amareladas a fonte era minúscula o que dificultou um pouco a leitura. Mas esse é um pequeno detalhe perto da grandiosidade desta narrativa.

Enfim, Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas é quase um relato da França do século XVII e suas intrigas e conspirações, mas além disso  é uma história de lealdade, amizade e amor. Para quem não sabe a saga dos Mosqueteiros é contada em uma trilogia, sendo que o segundo livro chama-se "Vinte Anos Depois" e o terceiro "O Visconde de Bragelonne". Eu infelizmente não li os outros dois, mas já dei uma pesquisada aqui e descobri que na Biblioteca onde eu trabalho tem ambos os livros, é claro que não vou perder tempo e colocar entre as leituras do ano. Continuem ligados que logo mais sai o vídeo com a tarefa de fevereiro do Challenge Classic Year. No mais se você ainda não está convencido a ler o livro mesmo depois de tudo o que eu falei então vá assistir aos filmes, é sempre recompensador.
Melhores Quotes:

" - Se pudésseis ler em meu coração - disse d'Artagnan -, nêle veríeis tanta curiosidade, que vos apiedaríeis de mim, e tanto amor que satisfaríeis no mesmo instante a curiosidade. Não temos nada a recear daqueles que nos amam."

"Mas também nunca dissestes que não me amáveis; e, com efeito, dizer-me tais palavras seria da parte de Vossa Majestade a maior das ingratidões. Pois, dizei-me, onde encontrareis um amor semelhante ao meu, um amor que nem o tempo, nem a ausência, nem o desespero lograram extinguir; um amor que se contenta com uma fita que caiu, um olhar perdido, uma palavra solta?"

10 comentários:

  1. Já vi o filme mas não me lembro de nada da história, mas Os Três Mosqueteiros é um clássico do tipo que todo mundo sabe do que se trata, mesmo que não tenha lido ou visto nada. Mesmo sem saber afundo sempre achei interessante a história, que sempre me pareceu ser uma aventura das boas.
    Admiro você Ju, eu não tenho coragem de ler esse livro, a linguagem é demais pra minha cabeça, não tenho paciência uashaus

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros clássicos, mas, nunca li Os Mosqueteiros.
    Não gosto da história, não gosto dos filmes, então, acho que não gostaria do livro. kk'
    Que bom que você gostou.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre Dumas só tenho a dizer que sou encantada por ele. Minhas idas a biblioteca da facul, geralmente terminam na prateleira que têm seus romances. Infelizmente não consegui ler nenhum de seus livros, embora a vontade seja enorme, principalmente quando o assunto é O Conde de Monte Cristo. Mas sobre Os Três Mosqueteiros, ai ai ai! Sou louca pra conhecer a história verdadeira de d'Artagnan. Não só a que já vi nos filmes. Existe um brilho, um fascínio na obra que a torna indispensável para os amantes da literatura. Não sabia que havia continuações para o livro, agora vou procura-las o mais rápido possível. E parabéns pela resenha, faz qualquer leitor morrer de vontade de ler a obra.
    Abraço!
    Camila

    http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não vou mentir Ju, gosto muitos dos clássicos. Mas eles tem que ser nacionais. Não me interesso por esse tipo de livros estrangeiros. Normalmente não gosto deles nem em filmes. E os três mosqueteiros é um desse. A sua resenha ficou ótima, muito bem explicada de tudo mais, só que ... argh! Já tentei ler, assistir ou o que quer que seja, mas não tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro só que em versão resumida, não tive coragem pra enfrentar esse ainda! hahahAmei a resenha! Bjs, Júh <3
    Ele não deixa mesmo a desejar na questão de período histórico e "Capa e Espada". ;D
    Só acho as falas! (Credo, satisfaríeis? kkkkkk)
    Amei a resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju ^_^
    Faz tanto tempo que vai um filme sobre Os Três Mosqueteiros que o enredo foge da minha memória.
    Eu gosto bastante de clássicos internacionais, mas pelo fato de terem escritas rebuscadas, me faz desistir deles antes mesmo de ficar prendido em seus enredos.
    Faz anos que desejo ler algo de Alexandre Dumas. Quem sabe começo com esse livro. >_<
    E para piorar a vida dos leitores as editoras fazem essas edições dos clássicos com letras tão pequenas e em formato pocket que ao invés de chamar a atenção de novos leitores acaba por afastá-los cada vez mais.
    Perdi a conta de quantas vezes vi clássicos nas prateleiras que me chamaram a atenção, mas que quando aberto mostravam fontes tão minúsculas que me faziam devolvê-los na hora para o lugar cheio de poeira.
    E sério que existe um vilão que podemos odiar do começo ao fim nesse livro? Isso eu quero vê.
    Parabéns pela resenha, Ju, e pelo primeiro item do desafio concluído. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro "Os Três Mosqueteiros " ja assisti o filme e ja li uma versão resumida do livro mas sempre quis ler algo mais completo os historia foi uma das que mais me fascinaram e sempre ouvi falar dessa historia por ser um grande clássico acho que você acabou me inspirando a pegar um livro mais completo da historia!
    Amei a resenha !!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Eu nunca nem vi o filme d'Os Três Mosqueteiros - e nem sei o motivo. Eu acho que até ver o seu vídeo de estreia do desafio eu nem sabia que tinha livro e fiquei um pouco curiosa para ler depois da sua resenha. Já tá dando para sentir um pouuuco da dificuldade de ler clássicos e eu acho que fico um pouco que já comecei com um dos piores temas :P Realmente é bem chatinho lidar com eles depois de estar acostumada com tantos best sellers e romances bobos.
    Eu acho essa edição da Abril linda, descobri Crime e Castigo no sebo daqui e comprei na hora, mesmo com a fonte pequena e o cheiro de mofo é o tipo que fica lindo na estante (KKK ADMITO MESMO)

    Alias, eu não entendi direito a relação entre O Homem da Máscara de Ferro e Os Três Mosqueteiros. :(

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil O Homem da Máscara de Ferro é um personagem do terceiro livro da saga dos Mosqueteiros, eu não cheguei lá ainda mas pelo que eu entendi ele não tem muito destaque e a história nem é a mesma do filme, mas o filme é baseado neste personagem e até tem os três mosqueteiros e d'Artagnan

      Excluir
    2. O Homem da Máscara de Ferro, eu assisti o filme com o ator
      Richard Chamberlain. Acho um pouco deprimente do começo ao fim. No começo Phillipe é torturado sem saber o motivo da prisão. No final é Louis sendo desacreditado pelos súditos, pedindo socorro. Será que aconteceu isso mesmo? O meu coração fica dilacerado de tanta dor, imaginando o sofrimento das pessoas, neste momento de martírio, sejam quais elas forem: vilãs e heroínas. Livro Os Três Mosquiteiros é assim mesmo ou é romance prazeroso?

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)