quinta-feira, janeiro 22, 2015

[OPINANDO!!!] Crescer para quê?

Ah como é lindo o romance, jovens apaixonados, lindos, centrados e que tem a vida pela frente, que vivem o amor dos amores na melhor época de suas vidas e estão juntos não importa o tempo e sem que o tempo realmente passe. Não pera! Rebobina!
E quando a série de livros é imensa?
E quando os anos se passam? 
ou 
O que acontece depois que um livro acaba?
Me peguei pensando nessas perguntas e analisando como me sinto com relação ao tempo na ficção, e sério, não fiquei nem um pouco confortável com os pensamentos que me invadiram. Julgo-os até mesmo que preconceituosos, mas não levamos tão a sério, por favor. 

A verdade é que a primeira pessoa que me veio a mente foi Jamie Fraser. Outlander é uma série com vários livros, que provavelmente vai ser narrada durante anos e o meu jovem Jamie não será mais jovem, terá filhos, irá envelhecer...enfim, o curso natural da vida. Outro protagonista provavelmente irá surgir mas Jamie nunca mais será o mesmo e esse pensamento me deixou triste, pois me dei conta que me apaixonei por sua juventude, por sagacidade, pela coragem e desprendimento e a velhice, meus caros, nos trás cada vez mais responsabilidades. Este assunto não deveria ser levado em conta em uma ficção, porém ele me faz perceber que meus personagens preferidos também perdem a inocência, envelhecem no meu subconsciente e, meu deus, como isso é cruel.

Mas esse não é o único problema. Também quero saber o que acontece depois do fim. Um casal pode ser perfeito agora, mas em algum momento as coisas se desmancham, as pessoas tomam caminhos diferentes, alguns morrem, mas, o que acontece com quem fica? Sei que estamos condicionados a acreditar na beleza do romance, no momento em que a história está nos sendo narrada, mas isso não torna nada mais fácil, é cruel. Um casal que por alguns momentos parecia perfeito, que fizeram me acreditar que o amor pode acontecer a qualquer hora e de repente fim...não é justo, nada justo.

Crescer para quê?
Por isso meus amigos quanto ao primeiro assunto julgo ser a favor de que na ficção todos são Peter Pan, mesmo porque Peter Pan é um dos meus personagens infantis preferidos. E quanto ao segundo assunto acho que não nos resta solução, o tempo é inexorável e não podemos combatê-lo. Ninguém é mais que o destino e julgo que sou obrigada a aceitar que o felizes para sempre pode não existir nem na ficção. No mais, foi um prazer ser dramática por alguns minutos.


8 comentários:

  1. Ai, meu coração T.T

    Você traduziu exatamente o que senti ao descobrir o numero de volumes que tem Outlander, li o primeiro semana passado e me apaixonei pelo Jamie pelos mesmos motivos que você...

    Também acho que ideal é que sejam todos Pan, ou que o tempo, seja sempre generoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha parado pra pensar nisso Ju, realmente que fim levam esses casais que fazem com que nos apaixonemos por suas histórias? como se desenrolam essas histórias? como lidar com o envelhecimento de um personagem! questões bacanas pra pensar e tentar discutir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sua desmancha prazeres, destruidora de lares e sonhos :(
    Meus personagens ficam jovens e felizes pra sempre ta? Tem essa de acabar e cada um ir por um caminho não, rum.
    Pior que é um assunto engraçado né, a gente sabe que eles são são reais mas quando acaba se pergunta, ta e depois? Eu pelo menos me pergunto isso, principalmente quando é um romance, não to satisfeita no e foram felizes para sempre só, quero saber o como. Nossa, você me fez refletir agora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju ^_^
    Eu sempre tenho a mania de imaginar um futuro para os personagens e casais quando acabo a leitura de uma série ou trilogia. É impossível pra mim acreditar num "Feliz Para Sempre". Eu penso nas futuras mortes deles. Nas perdas. Nas tristezas e nas alegrias.
    Acho tão triste me despendir de um enredo onde o protagonista cresceu e que por decisão do autor tem que "parar". As histórias de ficção podiam ter a duração de uma vida. Não me importaria com isso. Acho que até ficaria saciado e poderia seguir em frente sem deixar uma parte do meu coração com a história. Mas quando o autor decide dar um ponto final em determinado momento como se tivesse costurando a história e decidiu desistir, isso me deixa frustrado e desmotivado.
    Enfim. Parabéns pelas palavras para refletir. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Perguntas interessantes.
    Dá pra refletir sobre elas horas e horas seguidas.. sem nunca encontrar uma resposta satisfatória.
    A última pergunta: O que acontece depois que um livro acaba?, sempre me roubou horas de reflexão. A cada livro, penso nisso.
    Adorei acompanhar suas reflexões.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Também começo a ficar triste quando penso que o tempo nunca para. (COMO ASSIM MEU FILHO MAIS VELHO FAZ 15 ANOS AGORA EM 2015 E EU COMPLETO 17 ANOS DE CASADA? MEU DEUS!!)
    É muito chato também quando vemos que nossos personagens queridos de uma série vão envelhecer.
    Um abraço, Júh!

    ResponderExcluir
  7. Dramática ? Querida vou lhe dá um prêmio de Dramática! kkkkk
    Mas a verdade é que concordo com tudo que falou, o tempo realmente corre loucamente. As vezes eu fico conversando com o Segundo, e a gente nota como só três anos atrás éramos diferentes. Como as coisas mudaram. Imagina o que pode ter acontecido com Anastácia depois daquele fim com Christian (50 tons)? Eles foram felizes mesmo? Três anos dá pra acontecer tanta coisa. Mas eu prefiro me prender no felizes pra sempre, tento não pensar negativamente. É mais fácil de ver a beleza na vida.

    enfim, adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Eu ainda não tinha parado pra pensar nisso mas essa e uma boa reflexão que fim sera que levou meus personagens favoritos ?
    Acho que quando penso neles penso que todos são meio Peter Pan não consigo imaginar eles envelhecendo e se separado das pessoas com quem acaba o livro e acabado com o felizes para sempre simplesmente e uma ideia que não consigo seguir
    Quando você foi falando eu pensei no Patch da serie hush hush e não consegui imaginar ele com 50 anos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)