quinta-feira, novembro 27, 2014

Opinando!!! A ditadura da Leitura

Mafalda, porque: Como não amar?

É comum as pessoas "especializadas" quererem ditar a moda, a música e até mesmo como você deve pensar a respeito de algo. Mas, mais comum do que tudo isso é alguém querer ditar o que você lê. Quantas não foram as vezes que fui repreendida por alguns professores porque apesar de ler muito leio apenas "romances bobinhos". E não só por professores. Lembram da postagem do Opinando anterior? Ela falava sobre o "falsos" leitores, que em busca de se mostrarem intelectuais e cultos mentem sobre o que leram ou deixaram de ler. O problema é que além disso, ele tenta te convencer de que suas leituras não são substanciais.

Bom, o que tenho a dizer para vocês, pretensos a esses julgamentos, é que a minha leitura de "romances bobinhos" me fez evoluir agradavelmente. Se hoje escrevo bem, e vamos deixar a modéstia de lado, é graças a essas horas de prazer que tive mergulhada em universos alternativos, que acima de tudo me ajudaram a fugir um pouco dessa realidade sufocante. Conheci Nárnia, a Terra Média, Hogwarts, Camorr e seus pomposos ladrões, viajei até O País das Maravilhas e, não para por aí, também carimbei passaporte para Londres, Paris, Índia e lugares os quais você nunca nem imaginou estar.

Sem esquecer que estive nas Guerras mais épicas da história, sejam elas ficcionais ou não. Então me diga, como é que eu não adquiri uma bagagem cultural lendo tudo que li? Pode parecer extremo, pode parecer loucura, mas me senti em cada um dos lugares que foram descritos em minhas leituras, fui da armada de Dumbledore, lutei ao lado dos anões na Batalha dos Cinco Exércitos e estava lá no Abismo de Helm enfrentando Saruman com todos os outros. Eu vivi tudo isso e realmente não me importo que você me chame de louca.


A verdade é que passou da hora de pararmos de julgar os outros pelo que eles vestem, pensam, ouvem ou leem. Isso é retrógrado, já não cabe mais em uma sociedade tão diversificada em seus gêneros. Sei que não é fácil não julgar algo que não conhecemos, mas então passe a conhecer e se não gostar apenas respeite ou vá passar um tempo em lugares alternativos, mundos diferentes e histórias alheias.

Dedico essa postagem a LMaxfield, Harry, Rony e Hermione e toda a Armada de Dumbledore, a Warner e os amigos que estiveram ao lado de Juliete, a todos que pereceram na Guerra do Anel e antes dela e aos que sobreviveram para contar história também. Por Aslan, como eu fui feliz por ter a amizade de vocês todos. Sinto muito por não poder citar todos, a lista ficaria maior do que a postagem em si.

*Essa postagem não busca ofender ninguém, apenas te estimula a abrir os olhos!


25 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer: AVADA KEDAVRA!
    Mentira, tenho mais coisa pra dizer sim UHASUAHS
    Passei por essas também, minha professora do ensino médio adorava dizer que "esses livrinhos best sellers não acrescentavam em nada pra nossa cultura!". Não? Tem certeza? Depois que eu passei a ler esse "livrinhos" eu passei a escrever bem melhor, passei a falar melhor, entender melhor o português, passei até a mexer no dicionário pra conhecer as palavras, diz pra mim como isso não é bom? Aaaaaaah, faça-me o favor né. Julgar alguém pelo gosto literário é a maior idiotice que tem. A muuuuuito tempo atrás eu julguei alguém pelo livro mas sabe o que eu fiz depois? Fui lá e li o mesmo livro que eu tava falando mal. Resultado? O livro era péssimo mesmo. UAHSUHASHU Mas pelo menos eu tinha argumentos pra isso, eu tinha lido, eu sabia do que se tratava, eu não tava julgando pela capa mais. Mas também não fiquei mais falando mal, se tem gente que gosta deixa eles ué. Criei a consciência de que é cada um com seu livro e vamos todos viver em paz, ninguém é melhor que ninguém e um Dom Casmurro não é melhor que um Nárnia (eu prefiro Nárnia até).
    E com licença que e o Bilbo ta me chamando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahuahuha né, é justamente esse meu ponto de vista. Confesso que já julguei 50 Tons, não li, mas parei de graça pq não importa, se quem elu gosta eu não tenho nada a ver com isso!

      Excluir
  2. É um saco isso, não é? "Por que você lê John Green? Vá ler Dom Casmurro ou outro clássico nacional." Eu leio de tudo um pouco. Tento ampliar as minhas visões de mundo dando espaço a livros de todos os gêneros na minha estante. Cada livro aberto é um mundo que promete aventuras, amizades, amores e, porque não, um vocabulário bem mais amplo. O que essas pessoas deveriam dizer é: "Que bacana. Você está lendo. Tem alguma boa indicação? Leia sempre viu."
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com você Ju! Minha professora de literatura vive me repreendendo por que leio Harry Potter ao invés de Dom Casmurro, Senhora, O Guarani e etc. Acontece que cada um tem um estilo de leitura diferente, eu leio nacionais mas por obrigação do vestibular. Não é uma leitura que me chama tanta atenção como os livros que você citou.
    Enfim, está mesmo na hora das pessoas pararem de julgar os outros por causa de opiniões próprias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Juuuu, amei o post.
    Apesar de não ler os mesmos livros que você e às vezes não entender todas as referencias eu super concordo com tudo. Inúmeras vezes passo por isso, pois gosto de ler "infanto-juvenil" e segundo dizem por ai não tenho mais idade para isso ¬¬ Até meu namorado gosta de me zuar por causa disso. Mas quer saber? Eu meio que digo @#$%-se, eu gosto e pronto acabou.
    Nunca fui repreendida por professores pelo meu gosto literário, e acho muito ridículo um professor falar do gosto de um aluno, sendo que no país que nós vivemos já é impossível encontrar alguém que goste de ler (ainda mais na escola).

    E só me confirma se esse seu Warner e Juliette são os lindos de Estilhaça-Me? *chorando*.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Mega concordo também Ju!!!!
    Acho que hoje em dia a maioria das pessoas,há exceções claro, mas esse pessoas vêem tudo em uma questão de criticar por nao fazer melhor.
    Tipo: Nossa! Que livro mais "modinha". Nossa que capa mais feia. Nossa! Fica lendo esses livro atoa só pra aparecer...
    Nunca aconteceu comigo mas é bem irritante.
    Aposto que as pessoas que dizem isso nem leem, nem saem o que estão falando -_-
    Me lembro que uma vez na escola um colega me perguntou porque leio esses livros "atoa" ai eu respondi:
    - Se eu escrevo melhor que você, leio oralmente melhor que você ou tenho um vocabulário melhor que o seu, acho que eles não são "atoas".
    Nem quis responder pra ser superior nem nada, mas só pra mostrar que ele estava errado.
    Cada pessoa tem seu gosto literário. Pode ser Harry Potter, John Green, clássicos...
    Mas o que importa mesmo é a leitura então há uma palavra que realmente falta nos dias de hoje pra que critica o gosto do outro:
    RESPEITO!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. tem vezes que fico com raiva alguns pessoas acham q são superiores so porque leem classico de 50 anos atras e ainda te jugam so porque vc gosta de uma livro de romance, sobrenatural ou um livro que ta na moda.... gosto mesmo e aprendo muito com esses as pessoas tem que parar de jugar o que vc gosta de ler seja qual for seus estlo....

    ResponderExcluir
  7. Que post legal, Júh!
    Alguém já me criticou uma vez porque eu perguntei o significado de certa palavra, aí ela: "Lê, lê e não aprende!" Mas, poxa, o tanto que minha gramática melhorou, o tanto de palavras e significados que aprendi... e foi só com esses "romances bobinhos". hahaha
    Também lutei na Batalha dos Cinco Exércitos, estava no Abismo de Helm e gritei "Por Aslam!" antes da batalha. #somosloucas :D Bjs, fofa <3

    ResponderExcluir
  8. eu tive um sério embate com meu professor de literatura sobre isso, na verdade ele estava desmerecendo a literatura moderna, dizendo que os bestsellers são pragas das leituras, pequenas modinhas e que não devem ser valorizados no cotidiano escolar, evidenciando a necessidade de se trabalhar clássicos. Pior é que na minha sala um monte de gente lê os Sparks da vida, a J.k, o Green, mas ninguém se assumiu, ao contrário acabaram comentando pejorativamente porque um acadêmico estava falando.
    Pra que? Aquilo tudo me doeu, não só como leitora e blogueira, mas por considerar um desrespeito ao meu direito e o direito de todos de se sentirem a vontade! Não leio livros de terror e assassinatos, mas isso não te faz ser um serial killer, assim como eu não sou boba por ler livros de romance e quando a gente vai perpetuando isso perdemos esse direito universal de bem estar, de bem sentir, ficcional!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Certíssimo, muita gente querendo ditar coisas para que outros façam, também não gosto de alguns livros e nem por isso saio criticando e falando mal de quem o faz. Tem pessoas que não tem respeito e se acham demais, é muito ego sabe...
    E espero que realmente abra os olhos de algumas pessoas que fazem isso.
    Beijos Jú, ThayQ.

    ResponderExcluir
  10. oi Juh!
    Amei sua postagem , realmente você fala doe a quem doer <3
    Verdade já fui repreendida várias vezes devido a livro ,fiquei triste é claro ,mas nunca deixei meus preciosos de lado .
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. É que nem o preconceito quando alguém vê você com algum livro hot, já começam os xingamentos!
    Na minha pacata cidade (nem tão pacata assim) há muitas pessoas curiosas que perguntam sobre qualquer coisa diferente que usa, um dia eu estava usando o colar das relíquias da morte me perguntaram o que era e quando respondi só faltou me benzerem com água benta e andar com um crucifixo na mão quando eu passava por perto, ou chamam eu e meus amigos de estranho porque a gente "só lê e fica falando que nem doido" só porque tem um vocabulário maior.

    Poucos entendem os leitores :/

    ResponderExcluir
  12. Minhas orações finalmente foram ouvidas !!!
    Uma das coisas que mais tenho raiva é quando meu professor de artes vem pra mim e diz : " Você esse livrinhos bestas ? Por que não lê algo com mais cultura ? Na sua idade meus livros eram muitos mais interessantes ". E eu tipo fico com essa cara ¬¬ ... sinceramente é realmente chato quando uma pessoa fala isso pra nós, ate por que cada leitor escolhe seu gênero literário e se eu leio esses tipos de livros é por que existe neles algo de bom e maravilhoso, perdi a conta de quantos livros ensinaram lições valiosas Harry Potter , Percy Jackson e mais outros viram para nós maravilhar com suas histórias. E sinto muito 'professor' pois não por que seu estilo literário é outro que deve desmerecer os que estão surgindo agora u.u . Adoreiii o post.

    ResponderExcluir
  13. Odeio isso tem uns amigos meus que fala que o que eu leio é ridículo só porque gosto de romance e fantasias, e o bunitinho le coisas mais cultas :P
    Eu amo meus livros e não vou parar de le-los só por causa da opinião dos outros, eu amo eles e tenho muitas aventuras lendo eles e adoro isso.
    Mesmo que falem mal, mesmo que as historias viagem na batatinha sou EU que estou viajando sou eu que estou lendo não eles, entt foda-se *-*
    Adorei o post *-*

    ResponderExcluir
  14. Odeio essa imposição sobre a leitura ser algo cult, que as únicas leituras válidas são os clássicos e as críticas à literatura de massa. Pois digo que foram os bests-sellers que criaram muitos dos leitores atuais, eu, por exemplo, comecei com Harry Potter. A Bianca, também do blog, começou com Twilighr. É importante, no entanto, frisar que ler um livro vai além de apenas ler as palavras, é preciso interpretar, absorver a mensagem. E quanto a isso entra uma reclamação minha, sobre alguns leitores que não refletem, que eu acredito mal entenderem o livro, e que só leem para terem números. Porque hoje o livro virou um objeto de ostentação.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju! Linda sua reflexão.

    Muitos julgam mesmo nossas leituras e nós mesmas já julgamos algo que nem ao menos sabemos ao certo do que se trata. 50 tons é um bom exemplo. Nunca li e nem tenho interesse e fico aqui imaginando o que leva esse povo todo esta derrubando seus forninhos por causa do filme. De certa forma é um julgamento eu sei.

    Muitas pessoas realmente pensa, que são apenas romances bobos, mas estou melhoram minha escrita depois que passei a ler os "romances bobos" e "livros velhos" como diz minha mãe e alguns outros, se bem que ela já parou de dizer isso.

    Continuarei lendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Excelente menssagem, espero que a partir de agora pessoas que tem conceitos ruins, passam a ter novos conceitos!!

    ResponderExcluir
  17. Oii Juju!
    Essa semana mesma ouvi um comentário assim "Ah, ela só lê romances, o que romance traz pra vida?" Pois bem, pra minha vida trouxe muitas coisas bonitas, passei a ver as coisas com um olhar mais bonito, senti emoções incríveis com alguns personagens, e sofri com muito deles! Leio porque gosto, se eu não gostar de determinado livro eu deixo pra quem gosta. Você conseguiu expressar exatamente o que eu queria dizer pra pessoa que me disse essa frase!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  18. Seu post é super valido e assino em baixo, você fala de livros de fantasia imagina os livros eroticos que vejo as pessoas que leem sendo apedrejadas, as pessoas que falam que gostam..e quem lê romance de banca então,
    as pessoas querem 'ser/parecer' uma coisa que não são, pois ler tal livro não te faz mais inteligente, eu leio quase de tudo e não tenho problema com quem lê generos que não curto, acho que cada um sabe de si.
    Uma pena as pessoas não respeitarem o proximo, faça mais posts assim. beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Ju!

    Também tenho muita raiva desse pessoal que quer ditar o que devemos ou não fazer. Não somente na literatura, mas em todos os seguimentos da sociedade. "É errado ser gordo, muito magro, homossexual, ateu, pobre, negro". Pessoas com esse tipo de pensamentos me enoja. Creio que cada um é livre para escolher ser QUEM e COMO quiser, independente de sua cor, orientação sexual, classe social ou credo. Adorei o post!

    #diganãoaopreconceito

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oe Juh!!

    Eu só li verdades no seu post, já cansei de ouvir pessoas falando do meu tipo de leitura, claro nem sempre foi ruim, mas aqueles que julgam o meu estilo de leitura me deixam super aborrecido, o que vai fazer de diferença na vida da outra pessoa se eu começar a ler livros eruditos? Eu sinceramente não me agrado por esse tipo de leitura. Meu gosto literário está aos poucos mudando, eu já notei isso. Acho que a mudança de no estilo literal que você lê ou irá ler depende única e exclusivamente de você, afinal não adianta ler uma coisa que não te faça bem.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  21. É isso mesmo Ju, somos julgados por tudo o que fazemos, e até pelo que lemos. Ler é sempre bom e ponto final. Não importa o gênero, o leitor sempre adquire conhecimento naquilo que lê, e além disso, se diverte e distrai dos demais dilemas da vida real. Eu tbm já fui taxada de leitora superficial, por professores e pessoas não especializadas na área, mas nunca me abalei, pq sei o que gosto e o que me faz feliz. Aprendi a responder a essas pessoas com a seguinte pergunta: "Vc conhece esse livro, já leu? Não! Então não venha criticar o que não conhece." Só permito que alguém critique aquilo que leio se a pessoa tem conhecimento do livro, se não, ignoro. E qdo é uma pessoa q já leu e tem sua opinião própria, rende uma boa conversa sob o ponto de vista de cada um.
    A verdade é uma só, se cada um cuidasse apenas da sua própria vida, tudo seria mais fácil, rsrsrs.
    E que todos leiam aquilo que mais lhes apetece!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. os "romances bobinhos" me levaram longe, conheci personagens incríveis e nao aceito que me digam o contrario, detesto gente que se acha melhor que os outros por algo que nem é de verdade, a pessoa nem lê e se acha no direito de julgar o que os outros leem, isso é infantil e nao leva ninguém a lugar nenhum, menos julgamentos errados e mais livros por favor <3

    ResponderExcluir
  23. Você não merece palmas, merece o Tocantins inteiro!! Cara, já chegaram pra mim "ah tu gosta de ler né? ou é só livros assim?" (estava lendo Harry Potter) com aquela vozinha de "ah, isso não é leitura de verdade". rs Sinceramente não me estresso com isso pessoalmente, eu relevo mesmo. Mas certos comentários dá vontade de pegar a cabeça do ser humano que se diz leitor e bater contra o concreto.

    Acho que essa postagem casa muito com a postagem do outro opinando, dos falsos leitores. Porque convenhamos se uma pessoa ler, a partir daí viaja, ganha conhecimentos, amadurece (em vários aspectos), será que esse leitor mesmo iria julgar a leitura alheia? se fosse um romance bobinho, ou um livro de fantasia ou um livro de não-ficção? iria mesmo? Vi em um grupo no facebook que a listagem da Veja dos livros mais vendidos ou lidos era uma bosta, só tinha um livro bom que era O Pequeno Príncipe. Fiquei besta com aquele comentário! hahaha Eu fiquei, nossa, sério isso? (é nessas horas que dá vontade de bater a cabeça do individuo contra o concreto). A galera se acha os "cults" porque lê um clássico e quem lê Cinquenta Tons é depravado, quem lê Harry Potter é infantil, quem lê livros espíritas é macumbeiro. Infelizmente muita gente vai seguindo essa linha... Porque ao invés de julgarem tanto, não leem né? Preconceito e julgamentos é tão ZzzZz, parem que tá feio. hahaha Espero que abram o olhos pra isso mesmo, porque né?!

    Beijos e o meu comentário ficou grande! Me empolguei :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Cá, casa perfeito com a outra postagem pelo fato de que as vezes esses mesmos que criticam não leiam tudo o que dizem. É ridículo julgar alguém pelo que lê. Só o ato de ler já é excelente seja infantos, HQs, mangás, não importa!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)