quarta-feira, setembro 24, 2014

Historiando - A Antiga Biblioteca de Alexandria

Quanto de nossa história foi perdido durante séculos? Seja através da ignorância do homem ao renegar a cultura, seja devido as atrocidades que acometeram a história mundial ou seja devido aos acidentes que destruíram muito do conhecimento humano. Não importa, a verdade é que muita coisa foi deixada para trás.
A Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando supostamente foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas. (Wikipedia)
Interior da Antiga Biblioteca de Alexandria. Fonte.
O melhor exemplo disso é o incêndio ocorrido na Antiga Biblioteca de Alexandria. Não se sabe muito sobre o ocorrido, o que se tem documentado data de 500 anos depois do acontecimento. No entanto, especula-se que sua degradação ocorreu gradualmente, chegando as favas quando foi incendiada devido a caçada de Julio Cesar a seus inimigos. No intento de não deixar que ninguém sobrevivesse ou escapasse o imperador pediu que tacassem fogo em toda a frota de navios no Mediterrâneo, inclusive os seus, com isso o fogo se alastrou atingindo a biblioteca e levando consigo o conhecimento de muitos anos.


O Lema da famosa biblioteca segundo a Wikipedia era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”. Apesar de a versão de Julio Cesar ser a mais conhecida há controvérsias quanto a esse ponto de vista. Alguns historiadores alegam que  a biblioteca foi destruída por ordem de Amr ibn al-As, governador provincial do Egito em nome do califa Rashidun Omar ibn al-Khattab, pouco depois da conquista do Egito comandada por Amr em 642.

Controvérsias a parte, o que nos interessa nesta postagem é refletirmos sobre o quanto deve ter sido perdido neste incêndio, mas também durante todos os anos decorrentes em que vimos tiranos queimando livros para defender seu ponto de vista, ou durante os anos da era medieval em que o conhecimento era manipulado. Felizmente em 2003 a nova Biblioteca de Alexandria foi inaugurada nos arredores de sua antecessora.

Atual Biblioteca de Alexandria. Fonte.
Ela também tem a ambição de se tornar um dos maiores e mais importantes pólos culturais dos nossos tempos. Sua ala principal, batizada como Bibliotheca Alexandrina, soma-se a outros quatro conjuntos especializados, laboratórios, um planetário, um museu científico e outro caligráfico, além de uma sala para congressos e exposições. esperamos com isto que o conhecimento esteja bem protegido e sendo largamente utilizado.


Fontes: Wikipedia | Infoescola

16 comentários:

  1. Gente :OOO não sabia dessa biblioteca...
    Realmente uma pena que tenha pegado fogo.. acho que seria o maior acervo hoje em dia senão tivesse ocorrido isso :/
    Mas essa atual tá lindíssima... Um dia quem sabe eu visite ahah
    O lema de conseguir um exemplar e cada livro é INCRIVEL... mas acho que seria dificil haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia da história. Costumo dizer que se não tivesse seguido na profissão de professora de português, teria sido historiadora. Dá uma dor danada no coração saber que tantos livros foram queimados, mas a atual biblioteca é deslumbrante, salta aos olhos!

    Beijos

    -A

    ResponderExcluir
  3. Eu estava lendo sobre essa biblioteca esses dias e dá uma dor no coração imaginar todos aqueles livros queimados. Imagina quanta verdade continha nesses livros, provavelmente no conteúdo deles tinha alguma coisa que incriminava alguém, senão nada teria sido queimado. Mas é uma curiosidade que nunca vamos matar.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto falar sobre a A Biblioteca Real de Alexandria, mas nunca tinha parado pra ler nada sobre. Fiquei imaginando aqui, se não fosse por essa vontade desse povo do poder, de ser o fodão, seria a biblioteca mais rica. E não no sentido financeiro, mas falando de todo o acervo que ela teria. Triste isso né?!
    A atual biblioteca é linda, mas não se igualaria a outra. Mas foi bonito o que fizeram, foi uma bela homenagem, digamos assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que uma coisa que teria tanta utilidade na História foi destruída desse modo tão (pra não dizer idiota) irracional. Sabia que essa Biblioteca existia mas não sua história, por isso amei o post!
    Mas tenho certeza que fizeram um belo trabalho construindo tipo uma réplica.
    Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  6. É...realmente dói na alma o fato de tantas histórias terem se perdido no incendio de Alexandria e tbm durante as tiranias q queimavam qq coisa q pudesse dar conhecimento à população.
    E se pensarmos bem isso ocorre ainda nos dias de hoje, não mais queimando livros mas de várias outras maneiras.

    ResponderExcluir
  7. É uma história realmente triste o que aconteceu com a Biblioteca de Alexandria, era realmente um acervo gigantesco, com muito conhecimento e histórias que infelizmente se perderam, espero que a nova construída consiga chegar pelo menos um pouco perto da quantidade e da qualidade da que foi queimada, se pararmos para pensar talvez todos nós talvez teríamos mais desenvolvimento graças as obras que se encontravam lá, cada dia temos sede de adquirir informações e o egoísmo de não compartilharmos com os outros, tomará que isso um dia mude.

    ResponderExcluir
  8. A biblioteca de Alexandria a quanto tempo que não ouço falar dela, nossa estudei sobre ela no ensino fundamental e hoje já estou graduado. Realmente foi uma das maiores perdas de conhecimento da humanidade, importa se foi acidente ou intencional. Conhecimento era tesouro para uns e para outros não e pode-se dizer que até hoje isso vale, mas ao menos hoje ninguém vai sair destruído bibliotecas. Ótima postagem Juh adorei!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro muito pouco desta historia, quando estava no colegial lembro que foi parte de algumas aulas..mas faz tempo rsrs,
    uma pena que não damos a devida importancia a uma parte da historia,
    mas a nova é muito linda, acho que não teria o mesmo valor da historia, mas é linda,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu fico imaginando o quanto de conhecimento dava pra ter entrando naquela biblioteca... É uma pena pensar que em todos esses anos da humanidade, o conhecimento sempre foi julgado, proibido, destruído. Ainda bem que nos dias atuais temos acesso a essas coisas facilmente, e a leitura esta sendo tão bem vista. Espero que essa nova biblioteca dê muito certo.

    ResponderExcluir
  11. é uma pena que tenha pegado fogo , mais esta super linda esta nova ! fico trsite em saber que na era medieval o conhecimento era manipulado !

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia desta biblioteca, gostei de me informar.
    Uma pena que isso tenha acontecido :(
    Mas o edifício da nova está surpreendente linda :O

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    O incêndio da antiga biblioteca de Alexandria foi uma perda inestimável para a cultura mundial... tomara que a nova consiga alcançar tamanha majestade!
    Bjus,
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  14. É lamentável a quantia de informações que perdemos devido ao incêndio da Biblioteca de Alexandria, quantos dados preciosos sobre a idade medieval nunca serão descobertos. Fico muito feliz de existir uma nova Biblioteca de Alexandria.

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Sério, meu queijo caiu com esse post! Amo História, e quando eu estudava e falavam da biblioteca de Alexandria eu ficava fascinada. Pelo meu amor por livros, e relatos históricos, sofri em imaginar tantos manuscritos queimados! Não sabia sobre a nova biblioteca, achei demais! Espero que agora as inconsequências humanas não afetem a perpetuação histórica e cultural!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Mas gente! Que biblioteca lindíssima!
    Uma pena que tenha pegado fogo, poderíamos saber muito mais sobre a fase medieval com o acervo que foi perdido!

    Beijo =*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)