terça-feira, julho 29, 2014

[RESENHA] A Senhora das Águas - Philippa Gregory

A Senhora das Águas
A Guerra das Duas Rosas
Autora: Philippa Gregory
Editora Record
Skoob

Sinopse: Jacqueta é uma jovem de 14 anos quando a conhecemos, está pronta para ser dada em casamento mesmo que sonhe em se casar por amor. Entre suas amigas está a jovem caçada pelo governo Inglês, que ouve vozes e que luta por seus ideais sem se importar com o que os outros pensam, sim, Joana D'arc. O primeiro grande impacto da vida de Jacqueta é a execução de sua amiga, que era mantida prisioneira na casa de seus tios. Um ano depois da julgamento Jacqueta é obrigada a se casar com o Conde de Bedford, tornando-se a primeira dama da França para o governo inglês e uma das mais importantes da corte inglesa, mas o conde está mais interessado em seu dom de prever o futuro do que propriamente em lhe dar amor. Mas este é só o começo de sua vida, e esta é a história de uma mulher que enfrentará os costumes da época em busca da sua felicidade e que até então não imagina que terá um grande papel na história da Inglaterra.
Lembram-se de A Rainha Branca, resenhado aqui no blog na semana passada? Pois bem, quando Philippa Gregory estava fazendo suas pesquisas sobre a história de Elizabeth Woodville deparou-se com outra figura feminina negligenciada pela história mundial. Esta é Jacqueta, a mãe de Elizabeth, e o livro A Senhora das Águas nos conta a história desta mulher, que em sua juventude se viu envolvida com os mistérios da alquimia, casou-se com um Lorde muito mais velho do que ela e durante um período conturbado descobriu o verdadeiro amor. Cronologicamente esta narrativa se passa antes de A Rainha Branca, porém foi lançado como terceiro livro da série.

Este é o segundo livro que leio da autora, e posso afirmar que um ponto essencial de sua escrita é a construção de personagens fortes, inteligentes e corajosas, que mesmo negligenciadas tiveram um importante papel a desempenhar. No caso de Jacqueta muito do que foi incluído na narrativa não passa de mera ficção, contudo, a autora além de romancista é uma historiadora e consegue tornar crível sua narrativa. Apesar disso, muito do que se lê neste livro são histórias verídicas e acompanhar o desenrolar deste período, a forma como a bruxaria era condenada e a o papel sutil de pessoas que nunca tiveram muita importância na história que nos é contada, faz com que a leitor se veja envolvido e imerso no universo criado. Esta é uma leitura que instiga o leitor, tanto que ao terminar de ler você provavelmente irá querer mais detalhes sobre a vida e a situações que foram apresentadas no livro. Outro ponto positivo a favor da autora é que sua narrativa segue um ritmo cadenciado, não deixando pontas soltas ao final. É o estilo de narrativa que não se espera um final feliz, por saber que no fim, as batalhas terão de continuar e que a paz está longe de ser alcançada.

Na resenha de A Rainha Branca postulei que a autora não era tão descritiva quanto as batalhas, neste volume senti uma leve modificação neste quesito. Já é possível sentir-se mais próximo da narrativa quando esses momentos acontecem, não é mais como se você estivesse vendo tudo de longe, você se sente imerso nas cenas bélicas. Há personagens para todos os gostos, e confesso que peguei um certo ódio de Margarida de Anjou e o Rei Henrique VI, mas esses são detalhes que vocês irão descobrir com o decorrer da leitura. O certo é que A Senhora das Águas é uma narrativa instigante, que prende o leitor, e que exatamente por isso flui rápido.

A edição da Record está muito bem trabalhada, não encontrei erros de revisão, a  fonte está perfeita e adorei as cores da capa. Recomendo para aquele amante de história misturada com um bom romance. Enfim, Philippa Gregory é rainha na arte de escrever ficção histórica, e ao mesmo tempo levar o leitor para uma viagem em que o romance e os tempos conturbados andam de braços dados.

A Guerra das Rosas - Philippa Gregory (Ordem Cronológica)
1- A Senhora das Águas
2- A Rainha Branca
3- A Rainha Vermelha
4- The Kingmaker's Daughters
5- The White Princess
6- The Last Rose
Obs: O livro A Senhora das Águas foi lançado recentemente como o terceiro livro da série, mas a ordem cronológica dos fatos narrados é a que segue acima.

*Sem quotes, estava sem inspiração para marcá-los

11 comentários:

  1. Oi, o livro pelo visto é bom, eu não conheço a historia Jacqueta a mãe de Elizabeth, mas pela sua resenha dá para deduzir que ela tem uma grande historia, achei super interessante e pretendo dar uma chance a essa historia e claro a série,
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler logo essa série! Com fatos reais e uma narrativa fluida que acredito que todo leitor gosta, deve ter dado um excelente resultado. E como amante de História não poderia deixar de conferir.
    Amei a resenha!
    Pergunta: o livro e completamente real ou mistura-se também com fatos que não são reais? Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Como assim o nome da personagem é "Jacqueta"?, sei que na pronúncia deve ser diferente, mas sempre vou ler "jaqueta", de qualquer modo, ainda não li nenhum livro - por inteiro - que misture história e estória, minha última tentativa foi A Garota do Penhasco e apesar de não ser muito histórico, não consegui termina-lo diferente de todo mundo, mas quanto á Senhora das Águas, nem mesmo a capa que é linda e nem os seus elogios me despertaram o interesse.
    "A Senhora das Águas", você esta eliminada da lista de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Como falei na resenha de A rainha branca, me interesso muito por História e amo livros que trabalham com ela. Devo dizer que amei essa capa, muito mais bonita que a primeira, esse azul deixou tudo perfeito! A sinopse me deixou muito mais curiosa que A rainha branca, só porque mencionou Joana D'arc e previsão do futuro! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, gosto muito de livros assim, que envolvam história, e fiquei curiosa para conhecer a história de Jacqueta. Gostei muito de saber que a autora é excelente em criar personagens bem construídos e inteligentes, este é um ponto muito positivo mesmo!
    Fiquei com vontade de ler este livro também.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou fã de história e em todos os outros "históricos" que li o Rei Henrique VI não era odiado. A minha vó tem um livro da Phillippa, e eu nunca tive vontade de ler, mas como eu já disse(disse, né?) tenho que abrir meus horizontes e ler coisas que não se encontram na minha zona de conforto e devoção. Vou add no skoob e torcer pra achar os livros em promo no fim do ano! :p
    Se não existisse o desenho da moça, seria uma capa lindíssima! u.u'
    Ah, e eu admiro bastante quem consegue criar fatos novos e (-fazer o leitor de "bobo" SHSUAHSUAHS ok, parei )fazer o leitor acreditar na situação! :d

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu também não gosto muito de história e a capa (nada atraente) dessa série não ajuda muito. Também tenho que concorda com a Yasmim essa foto da "Monalisa" (não riam de minha comparação) tirou toda a personalidade e a beleza do livro. Mas para quem gosta deste estilo de leitura é uma boa. É uma série bem grande, né? 6 livros ao todo. Infelizmente, eu não vou ler, pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  8. Por mais que a autora seja fera na construção de personagens, ainda não consigo me interessar por esse livro.
    Eu tentei ver todos os pontos positivos, mas nada me atraiu. Talvez só não seja o momento certo para a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Bom, sei que pra você ter resenhado o segundo livro também a história deve ser muito boa mesmo, mas como disse no outro post, nunca me interessei muito pela história dessa guerra :/
    Enfim, o livro não me interessou muito, então não o leria no momento.

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei a resenha e estou lendo o livro, ainda estou no início, mas já fui fisgada pela leitura, só estou com dificuldades em entender o contexto histórico, vc poderia me ajudar? Aguardo uma resposta sua.

    Abraços e boas leituras!

    http://imaginacaodeumablogueira.blogspot.com.br/ e-mail: trindadeamanda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda me explique melhor sua dúvida, VC me segue no twitter? Poderíamos falar por lá!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)