Imagine todas as possibilidades que uma boa leitura te trás, os mundos novos a que ela te apresenta, os incríveis personagens que passam a ser como amigos ou inimigos. Quando você lê um livro, um novo mundo se abre, mas como seria ser um livro? Onde você gostaria de estar? Qual o assunto que gostaria de abordar? Amor, tragédia, história submissão há um infinito de possibilidades você só precisa querer estar lá, vivenciar, ser o livro, ser sua própria história.
Imagino um mundo de aventuras, de possibilidades eu quero ser o que eu posso ser, mas também quero ir além. Ser folheada com adoração, deixar saudades quando alguém virar a última página e ser revisitada sempre que essa saudade falar mais alto. Conhecer diversas mentes, ser apreciada por diversos leitores. Quero que me conheçam pelo que sou e não pelo blábláblá costumeiro, quero que falem de mim e que mesmo que depreciativamente me conheçam, para que possam falar sobre meus pontos fracos, para que em alguma outra edição eu possa melhorar.
E se você fosse um livro? Gostaria mesmo de ficar encostado em uma estante, talvez esperar anos para que alguém volte a folheá-lo, ou você ia preferir ser passado de mão em mão, ser emprestado, doado. Creio que isso te proporcionaria uma vida mais cheia de histórias do que a sua própria. Seria fantástico compartilhar um momento de entendimento com um leitor inspirado ou com alguém que precisa de um ombro amigo, mesmo que o ombro não seja físico. Você gostaria de sentir-se vivo, provavelmente envelhecer não seria uma coisa tão cruel quando você se desse conta do quanto aprendeu, do quanto ajudou e do quanto inspirou.
Digo tudo isso para que você não fique na estante e não deixe um companheiro tão bom envelhecer ali enquanto as folhas amarelam, sem experiência a não ser as únicas vezes que você mesmo o tocou. Liberte seus livros da redoma, deixe a possessividade de lado e pratique o desapego. Comece deixando um livro em algum lugar e observe qual será a reação de quem encontrá-lo, tire fotos e passe a diante a ideia. Deixe seu livro viver!