quinta-feira, outubro 03, 2013

Resenha: Corações Feridos - Louisa Reid

Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Skoob

Sinopse: Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, no entanto são completamente diferentes uma da outra, Rebecca tem o rosto deformado por uma síndrome conhecida como Treacher Collins, mas essa não é a única diferença entre as irmãs suas personalidades se diferenciam assim como água e óleo. Durante boa parte de suas vidas elas foram mantidas pelos Pais longe da realidade do mundo, sendo criadas em uma casa em que o verdadeiro horror habita um dos quartos e atende pelo nome de Pai. O Pastor Roderick é considerado pela vizinhança um homem bom e quase santo, mas o que as pessoas não sabem é o sofrimento ao qual ele sempre sujeitou sua família. O livro é narrado em dois pontos de vista. Em um primeiro momento conhecemos Rebecca que nos conta sua história e seus tormentos logo após a morte da irmã e Hephzi entra na narrativa para narrar como era sua vida antes do seu trágico fim. Apesar das diferenças ambas anseiam por liberdade e vamos acompanhar sua triste jornada em busca de conquistar seus sonhos.

Quando solicitei este livro para resenha nunca imaginei que o pano de fundo dessa história pudesse ser tão denso. É claro, eu havia lido a sinopse, mas nem isso me preparou para a realidade que é esta narrativa. Portanto, não criei expectativas e isso foi algo positivo pois eu realmente fui surpreendida. Durante a leitura passei por várias sensações, sofri junto com Rebecca e usufrui da falsa liberdade que Hephzi conseguiu para si, ri, chorei, enfim eu realmente me emocionei. Ao longo dessa jornada conheci personagens marcados por dores e segredos e o crescimento e amadurecimento da história no decorrer do tempo foi o que mais me chamou atenção.
"Olhe para dentro, reitre a pele, a carne e os ossos e encontrará uma biblioteca de sofrimentos. Talvez você me peça para explicar. Eu sou, antes de tudo, a curadora desse passado. Mas algumas coisas são terríveis demais para serem contadas, e essas palavras estão enterradas profundamente."
Enquanto estava ainda nos primeiros capítulos acreditei que talvez a narrativa fosse ser arrastada e repetitiva e realmente há um pouco disso, mas em determinado ponto a autora toma fôlego e transforma a história em uma narrativa impossível de se largar. Não espere descobrir como Hephzibah morreu logo no início da trama, pois este fato só nos é revelado no fim, mas no decorrer da leitura vamos acompanhando seu progresso enquanto ela nos conta sobre seu primeiro amor e seus planos para se livrar do terror que vive em sua casa. 

Hephzi é a irmã popular, alegre e cheia de vida, no entanto ela é bastante ingênua desde o início e isso fica muito mais claro quando vamos chegando ao fim da narrativa. Confesso que em alguns momentos a achei totalmente egoísta, aceitando que Reb passasse pelos tormentos em seu lugar e achando um alívio que a irmã fosse mais mal tratada do que ela, estas passagens me irritaram profundamente, mas chegamos a entender seus motivos no fim. Já Rebecca passa por tormentos inimagináveis em busca de proteger a irmã, ela nos mostra desde o início o quão forte é, e acompanhar sua trajetória em busca de liberdade é uma das coisas mais belas do livro. Observadora, tímida e vitima de total desprezo em favor de sua doença ela é uma personagem muito mais intensa que a irmã e apesar de todo o seu sofrimento ela continuando sempre levando em frente e não se deixa abalar pelo que sofre tanto em quase quanto fora de lá.

Esta é uma história cheia de segredos não revelados, recheada de suspense, fanatismo religioso e superação eu diria. A narrativa, como já disse, alterna entre Rebecca e Hephzi e é descrita em primeira pessoa. elas nos contam o tormento de ser criada por uma mulher submissa que não é capaz de amá-las e um pai, fanático e absurdamente cruel, que prega amor e solidariedade mas que nos bastidores se mostra um má pessoa, um manipulador e um ser inescrupuloso.    

Falando da diagramação é perceptível o cuidado que a editora passou a ter, as publicações estão cada vez mais caprichosas. Infelizmente encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que tenha se destacado e me aborrecido. Se você quer mesmo saber porque deve ler esse livro eu diria que ele irá te provar que a vida nem sempre é perfeita que é necessário muita luta para se alcançar os sonhos e pode ter ser certeza nunca foi tão crível o fato de que as aparências enganam.


Quotes do Livro:

"Talvez fosse assim que as pessoas normais agissem; elas convidam cada um à sua volta o tempo todo, mas isso não queria dizer que realmente desejassem que fosse."

"Eu sempre pensava em quantos outros segredos haviam entre as paredes apertadas da casa paroquial, fossem dos que nos fazem corar, fossem dos que nos fazem tremer de horror."

"Quando você diz a uma pessoa que a ama, ela não deveria falar que lhe ama também?"

"A cada dia que acordava eu imaginava se seria aquele o dia em que me descobririam. Mas, então, por estar tão feliz e quase livre, esqueci de me preocupar e segui em frente sendo uma garota normal, fazendo coisas normais e me apaixonando."

16 comentários:

  1. Este livro deve ser muito bom. Acho que a história trata de vários tópicos geradores de tensão, o que é um prato cheio para uma trama envolvente, misteriosa e que causa reações no leitor.
    O fanatismo religioso e hipocrisia do pai, somados à negligência da mãe.. não podem dar boa coisa! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    E fiquei curiosa para descobrir os segredos, apesar de a sinopse a principio não ter me chamado muito atenção!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    A principio, ao ler a sinopse do livro, não havia me chamado muita atenção.
    Mas agora fiquei bem curiosa para descobrir os segredos que envolvem a trama, e apesar de historias que envolvem drama não serem meus favoritos, acho que essa mistura ficou boa!

    ResponderExcluir
  4. Sempre acho bastante interessante quando abrangem um tema pouco falado na sociedade, por exemplo essa doença. Apesar de não ser de hoje, ninguém comenta, eu mesma já tinha lido algo superficialmente. Pesquisei mais agora pra saber sobre. Enfim, gostei bastante do enredo e dos assuntos abordados pelo livro. Já tenho uma certa antipatia pelo pai... :s Não sei se lerei esse livro, mas que fiquei com vontade, fiquei.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da capa do livro mas não sabia o que esperar! Já que não gosto muito de ler sinopses!
    Mas agora com a sua resenha já sei que QUERO ler o livro :D
    Obrigada pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Como vai, Ju?
    Vi que "Corações Feridos" lançou há poucos meses, se não me engano, e desde então quis ler, entretanto não estava no topo dos "desejados". Como quero variar a leitura, sair desse amorzinho água com açúcar - que eu, particularmente, adoro -, acho que esse livro será perfeito! Como estou de castigo de comprar livros por, pelo menos, três meses - quem tem castigo tão cruel? -, influenciarei uma de minhas amigas a comprar e lerei. Amei a resenha! Mistério só é bom quando bem feito, e este é o caso, não?!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa pra ler! Eu tenho um pouco de receio sobre entrar numa narrativa densa, com problemas que podem me chocar, mas eu realmente fiquei interessada... Só acho realmente terrível que de novo tenham erros na revisão. Pôxa, parece que não sabem fazer o seu trabalho direito! Recentemente eu tenho pego muitos erros e estou ficando realmente indignada com eles, porque é como se estivessem nos vendendo um produto defeituoso. Gostaria que as editoras tivessem mais cuidado com isso.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que pela capa eu não teria me interessado muito apesar de ser bem bonita.. a resenha me conquistou completamente!! Parece ser uma história completa e totalmente emocionante!! Gostei muito da resenha e espero ter a alegria de ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  9. Ju, eu pensava que o livro ia ter outra temática, uma outra pegada agora estou meio dividida pois apesar de ser um lançamento que eu babei quando vi, o gênero não é dos meus preferidos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Em nenhum momento eu quis pegar esse livro por saber sobre esse sofrimento todo das personagem, sabe? Fiquei sabendo sobre isso no evento que teve na Bienal. u.ú'
    A capa é linda, mas o assunto é tão pesado que não consigo desejá-lo. Quem sabe em 2017?
    Os quotes continuam lindos. Mensagens lindas! *_* kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Apesar do nome estranho de um dos protagonistas (Hephzibah) gostei bastante do enredo desse livro, até porque me identifiquei muito com alguns trechos do livro. Já entrou pra minha wish list!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, daqueles que deixam alguma mensagem. No entanto, eu acho que não leria esse livro nesse momento, talvez daqui a alguns meses, pois parece tão pesado, com tantos temas fortes, ultimamente não estou muito no clima para esse tipo de livro..

    ResponderExcluir
  13. Não sei o porque mas agora eu gosto de ler livros desse tipo, meio trágico, que me faz sentir como os personagens. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não sou fã de histórias com um pano de fundo denso. Por outro lado, gosto quando as personagens são fortes, sofrem, mas não desistem por causa disso. Gosto também quando percebemos que a trama está evoluindo como um todo. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Só de ler a resenha já fiquei emocionada, já senti uma angustia e uma vontade de consolar e orientar alguns personagens. É o tipo de enredo que não tem como não nos sensibilizar e nos fazer pensar após o fim da leitura não é?
    Ju você transmitiu exatamente isso e tô com vontade de conhecer e emocionar com a história das irmãs Reb e Hephzi.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Esse foi um dos livros que me chamou a atenção quando vi nos lançamentos da NC, mas não tinha me interessado em comprar. Apenas achei a capa linda e a sinopse legal, mas agora ao conhecer um pouco mais da história fiquei curiosa quanto a obra.
    Gosto de livros que tenham uma temática forte e nos deixe refletindo após concluir a leitura, e este livro parece ser capaz disso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)