segunda-feira, setembro 23, 2013

Resenha Filho das Sombras - Juliet Marillier

Filho das Sombras
Autora: Juliet Marillier
Editora Butterfly
Ano de lançamento: 2013
Skoob

Sinopse: Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...
Neste livro acompanhamos a história de Liadan, filha de Sorcha a protagonista de Filha da Floresta primeiro livro da trilogia, assim como a mãe ela possui um grande dom o que a torna instrumento interessante para os planos dos seres da floresta. Há uma profecia que governa a vida dos habitantes de Sevenwaters, segundo ela o povo de Erin só recuperá sua tão sagrada ilha através de uma criança que não será nem Bretã e nem de Erin e carregará a marca do corvo. Para que essa profecia se cumpra Liadan não poderá nunca deixar Sevenwaters e os Seres da Floresta estão dispostos a fazer com que ela prometa nunca se distanciar. Nos arredores de Sevenwaters um grupo de mercenários sem nome espalha o pânico e seu líder é um homem misterioso, atraente e cruel que desperta o ódio por onde passa. Ele é chamado de Homem Pintado e seu grupo acaba sequestrando Liadan afim de utilizar-se de seus conhecimentos de cura. A partir daí Liadan precisará rever conceitos e vai descobrir que a vida não é tão preto no branco como ela sempre imaginou.

Vale ressaltar que apesar de o livro se chamar Filho das Sombras a nossa protagonista principal é uma garota, mas no decorrer da narrativa você vai descobrir quem é o personagem que dá nome ao livro. Também devo dizer que apesar de cada livro dessa trilogia ter um fechamento é essencial que você os leia em sequência.

O que mais gostei neste livro é que apesar das semelhanças entre a protagonista do primeiro livro e Liadan elas se tornam com o decorrer da história completamente diferentes. Liadan é uma jovem que acredita nas convenções estabelecidas pela sua época. Ela começa a narrativa ciente de qual são suas responsabilidades como mulher e filha, mas um amor verdadeiro fará com que ela enfrente não só sua família mas também os Seres da Floresta. Assim como Sorcha, sua mãe, ela fará de tudo para proteger as pessoas que ama e aprenderá a seguir seu coração. As semelhanças começam a cair por terra quando percebemos o quão impetuosa é Liadan.

Já Bran eu não saberia muito bem descreve-lo sem me rasgar de elogios. Mas algo que me chama a atenção nas histórias de Marillier é a humanidade de seus personagens. Ela não cria príncipes encantados, ser humanos inexistentes, todos eles tem sua história, seus sofrimentos e sua personalidade tão próximas do real que podem ser alguém que você conhece. Eles não são perfeitos. Bran não é perfeito e por isso desde o primeiro momento me encantou. A aura de mistério que o envolve torna tudo mais envolvente. E não apenas isso, todos os personagens secundários são muito bem desenvolvidos e cada um tem sua parte na história. 
"- Mas... - fiquei pensando. - Ele parece muito mais velho. Quero dizer... como alguém tão jovem pode ser assim; Como se tivesse vivido uma vida inteira? É jovem demais para ser um líder desse tipo... amargo.
- Esse homem é velho desde criança - respondeu Dog.
A verdade é que Juliet Marillier é cruel. Não há outra forma de descrever essa autora. Com sua escrita quase poética ela nos envolve em um mundo de mistério e magia que provavelmente vai destroçar seu coração. Apesar de este livro não ser tão angustiante quanto o primeiro ele tem aquele toque de escuridão que só a autora sabe dar. Eu fiquei feliz em me deparar com um personagem que não acreditava que ainda pudesse aparecer na trilogia, cheguei a chorar de emoção quando o vi. Sim, você fica tão envolvida com a narrativa que passa a ver ela se desenrolar diante dos seus olhos como se fossem cenas.

O que me incomodou um pouco é que por a narrativa ser muito detalhista algumas partes me pareceram desnecessárias. Confesso que algumas vezes avançava as páginas para ver quando Bran iria aparecer de novo. Os capítulos são enormes, chegam a ter trinta páginas e isso me dava impressão que não acabava nunca. E no entanto, eu li o livro muito rápido depois que a história começou a me envolver. Bom, como disse antes este livro não é tão obscuro e angustiante como o primeiro, mas não deixa de ser uma história brilhante e encantadora.

A narrativa é em primeira pessoa, quem nos conta os acontecimentos é Liadan, uma pena porque eu ficaria feliz em saber mais como Bran e alguns outros personagens pensavam. A diagramação está excelente, encontrei alguns poucos erros mas nada que atrapalhe. Quanto a capa não preciso dizer que amei né? Se você gosta de aventuras, misticismo e adora mergulhar em mundos cheios de magia essa trilogia é para você.


Quotes do Livro:

"- Você não gostaria que algo diferente acontecesse, algo tão novo, intenso e especial que a carregasse para longe como uma onda? Que transformasse sua vida em uma acontecimento brilhante como o fogo que o mundo inteiro pudesse ver? Algo que a tocasse e lhe desse muita alegria ou mesmo medo, mas que a tirasse do caminho comum e a levasse para uma jornada inesperada, para lugares que ninguém imagina? Você não sonha com algo assim Liadan?"

"- Você vê minha morte? Isso a preocupa? Não, não tenha medo disso. Às vezes, eu mesmo penso que seria bom se eu morresse.
- Pois você deveria se preocupar - eu disse, agora em voz calma. - Morrer sem conhecer a si mesmo é a pior coisa que pode acontecer"

"Ele é meu, disso estou tão certa quanto sei que o sol segue a lua no céu. Já era meu mesmo antes de eu saber de sua existência. E será meu até o fim de sua vida, e depois da morte também"

"- Sou o bater das asas de um cisne no ar.Sou o segredo das pedras. Sou a ilha no meio do mar agitado. Sou o fogo que paira sobre a cabeça do profeta. Não pertenço a este mundo nem ao outro. E, ao mesmo tempo, sou um homem. Tenho sangue em minhas mãos. Já amei e já perdi. Sinto sua dor e conheço sua força." (♥)

16 comentários:

  1. Não estava interessada nos livros, mas depois dessa resenha acho que mudei de ideia. Gosto de autores "cruéis". rs
    Eles sabem escrever uma história boa e coerente, com personagens cativantes e depois, destruir nossos corações. rs
    Não é um estilo que estou acostumada a ler, então espero me surpreender e gostar demais!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Caramba, o livro deve ser mesmo incrivel... Mas não nego que suas palavras, usadas de maneira tão clara e poética, tenham ajudado a me encatar pelo livro... adorei

    ResponderExcluir
  3. Ju assim como você eu não gosto muito de capítulos descritivos nem muito longos, acho que cansam demais e são desnecessários em alguns pontos. Não conhecia o livro, até porque não faz parte do meu rol de leituras preferidas, como vc aponta quem curte o gênero está com um prato cheio!

    ResponderExcluir
  4. Já eu não gostei da capa, rsrs, cada um com seu gosto. Eu tenho até interesse nessa trilogia, porém os preços são bem altos e isso complica um pouco a situação, afinal de contas não recebo cortesias nem nada. Geralmente eu não gosto muito de detalhes, acho que isso deixa, muitas vezes, o livro maçante e pelo que vi eles são bem grossos. Capítulo grande tbm não é pra mim :/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido a resenha do primeiro livro e dei uma olhada agora, achei os dois livros bem legais mas a história não me "encantou" sabe? kkk não sei se vou ler.
    Prefiro a capa do primeiro livro, por mais que eu não goste de pessoas na capa eu achei linda c;

    ResponderExcluir
  6. Oie..

    Acho que vou gostar! Bem legal a protagonista, apesar de aceitar os costumes, ser impetuosa e apaixonada, sem deixar de proteger quem ama, e personagens reais tbem nem tem o que falar... são essenciais para qualquer livro! Gosto tbem quando os personagens de outros livros aparecem nesse, soa mais familiar, como se fossem velhos amigos meus!
    Mas o mais legal, foi a descrição da autora "cruel" rsrssr adoro autores assim, que nos prendem em sua historia!
    Não tinha lido ainda a resenha da filha da floresta e gostei bastante tbem, será que vou começar mais uma trilogia? *-*

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Diferente de você a capa não me cativou! :x Se fosse pra ler o livro pela capa, não leria esse. Achei bem interessante os pontos ressaltados do livro na resenha, me deixaram com aquela vontade de saber mais. Apesar de já não ter curtido o lance da autora ser detalhista demais, outros motivos me deixaram bem fascinada como os personagens bem construídos. Não sei se lerei um dia a série, mas fiquei curiosa. Quem sabe um dia? rs

    ResponderExcluir
  8. Certamente vou querer ler essa série, também não tinha lido nada a respeito ainda, e adorei, prefiro livro narrados apenas por uma pessoa. Gostei. E a classificação excelente me deixou mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, eu já tinha lido outras resenhas sobre Filho das Sombras e também Filha da Floresta, mas nenhuma delas tinha me despertado interesse nos livros, ao contrário da sua que me deixou com uma baita curiosidade! Eu gosto muito dos autores “cruéis” como você disse, eles conseguem fazer com que os leitores passem quase que por todo mistério, todo o sofrimento, todas as sensações dos personagens, fazendo com que nós de alguma forma, fossemos também personagens!!! A capa é maravilhosa, e na minha opinião é bem chamativa para o mistério!!! Fiquei super derretida com os quotes, são tão... não sei como explicar só sei que são maravilhosos principalmente o último que é tão poético...

    ResponderExcluir
  10. Estou louca por essa série, e não dava nada pelo livro ao ter lido a sinopse do primeiro, e jamais imaginei que as resenhas que lia a respeito da obra iriam me conquistar tanto assim.
    Gosto de histórias que nos trazem lições e esta série parece ser regada a isso. O amor incondicional pela família e o fato de querer protegê-los a todo custo.
    Estou ansiosa pra ler, e esta série já entrou para a minha lista de compras do ano que vem.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a série e como a sua foi a primeira resenha que li, ainda estou meio perdida no enredo. Mas gostei bastante da história e do assunto que aborda. Também fico incomodada quando o livros traz detalhes demais, que às vezes nem seriam necessários ser mencionados com tanta descrição e capítulos longos também acho cansativos, parecem que deixam a história sem ritmo.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro fantasia, misticismo e aventura. Então essa trilogia é um prato cheio. O que acho que me atrapalharia um pouco, é essa questão de capítulos muito grandes e a narrativa detalhada demais. Gosto de coisas mais diretas ao ponto. Mesmo assim, acho que vale a pena dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Rolo aquele pedido indecente no primeiro livro e assim que acabar a minha lista gigante vou tentar pegar os livros. Como sou esquecida não sei se o terceiro livro já foi lançado, então vou adiar um pouco mais até ser lançado OU continuo com o lance da lista de leitura gigantesca. *-*
    Amei a resenha, parabéns. kkkkk
    verdade seja dita quero ler sobre o Bran e esse malvadinho ai que não parece ser tudo isso.. *hmmm
    será que rola um bom romance? :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaya o romance é a parte mais up do livro, mas sério todo ele é perfeito, vale a pena dar uma chance e quanto ao pedido anterior acho que já estamos resolvidas sobre ele. Não, o terceiro não foi lançado ainda a editora disse que só em 2014 e eu to tendo espasmos de ansiedade aqui, não tá fácil kkk

      Excluir
    2. aiai.. esses espaços enooormes entre um lançamento e outro me matam! ¬¬'
      passei a esperar terminar a série ou ter bastante lançado pra não esperar muito. u.u'
      já te falei que adoro romance? acho que é porque não tenho mais romance T____T
      bjs bjs e oooooooooooooooooooooooooooooooooointefofo! vc me respondeu três vezes só hoje!

      Excluir
    3. Odeio demora em lançamentos tbm, fico aqui roendo as unhas enquanto espero. To na mesma que você necas de romance por isso que eu amo!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)