sexta-feira, setembro 06, 2013

Resenha Cidade dos Anjos Caídos

Cidade dos Anjos Caídos
Autora: Cassandra Clare
Editora Galera Record
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 364
Tradutor: Rita Susseking

Skoob
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.
Pode conter spoiler dos livros anteriores!
Cidade dos Anjos Caídos se inicia algumas semanas depois da batalha do último livro. Como a série anteriormente era apenas uma trilogia, ao ler, nos sentimos como se estivéssemos embarcando em uma nova história com os mesmo personagens, eu sei que isso ficou estranho por que cada novo livro é uma nova história, mas muito outros problemas vão surgir e o que posso dizer a vocês é que Valentim era fichinha perto do que Clare, Jace e companhia limitada vão enfrentar agora. Este livro é focado no Simon. Como sabemos ele é um vampiro e o fato de ser um Diurno leva o jovem a querer viver sua vida da forma mais normal possível, escola, família e futuramente a faculdade. Mas a sua condição não passa despercebida ao Submundo e ele pode ser um grande aliado para qualquer um dos lados.

Não gosto do Simon, isso não é segredo para vocês, e isso colaborou para que de alguma forma eu não me empolgasse tanto com o livro. Cassandra Clare continua escrevendo maravilhosamente bem, mas a maior parte de Cidade dos Anjos Caídos foi meio monótona. Portanto, demorei um pouco para deslanchar na leitura. Vários fatos suspensos acontecem durante a narrativa e só descobrimos quem é de verdade o vilão nos últimos capítulos o que deveria gerar suspense, mas para mim não funcionou. Não estou dizendo que o livro é péssimo longe disso, mas não me ganhou como os anteriores.

O Romance continua fora de foco, apesar de Clary e Jace estarem namorando agora, no entanto desde o início percebemos que algo está errado. Também senti falta da personalidade do Jace e mais uma vez ele deixou de ser introspectivo para fazer algo completamente não Jace. Quer dizer, putz ele sempre pensa antes de fazer algo é completamente consciente e de repente ele esquece tudo isso e se joga na merda (me desculpem o palavreado, mas isso me revoltou a nível extremo). O que salva é que temos Magnus e Alec, me diverti com a relacionamento dos dois apesar de achar que o ciúmes de Alec ficou meio forçado. Isabelle continua sendo... Isabelle. Há também algo mais sobre Maia, achei que ela apareceu bem menos neste livro mas era constantemente citada. O final da narrativa deixa um pouquinho de quero mais, confesso que eu já imaginava o que iria acontecer, mas não da forma que aconteceu. Isso de certa forma foi surpreendente e eu gostei, acho que no fim das contas o que me ganhou de verdade foi o "fechamento" da história.

A narrativa é em terceira pessoa, o que eu dei graças a deus, porque não iria aguentar viver constantemente na cabeça do Simon. Infelizmente a edição que eu tenho tem um ar de ser econômica, ou seja, folhas brancas, capa sem brilho e as cores não estão no padrão dos outros livros. Mas a diagramação até que não está péssima, no entanto encontrei alguns erros de revisão. Alguém deveria avisar a Record para prestar mais atenção nisso ou contratar um bom revisor. Não que eu seja expert sei que erro bastante também, mas se eu percebi imagina quem entende? Bom é isso, estou com vontade de ler Cidade das Almas Perdidas agora, mas não é algo compulsivo como foi com os livros anteriores. Eu recomendo principalmente se você gosta da série, mas leia todos antes, ok?

Quando um livro é bom, mas não suficiente.

Quotes do Livro:

"Às vezes, Clary, o amor não basta."

"- Então está tentando deixá-la feliz mesmo sabendo que o motivo pelo qual ela está infeliz é você - disse Simon, sem muita gentileza. - Parece contraditório, não? - O amor é uma contradição." 

"[...] mas vejo meus irmãos entregando os respectivos corações e penso "não sabem que não deveriam fazer isso?" Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes."

"A história é escrita por vencedores, é o que dizem - declarou. - Talvez não haja tanta diferença entre os lados da Luz e das Trevas quanto pensa. Afinal, sem as Trevas não haveria nada para a Luz iluminar."


15 comentários:

  1. Não li os demais livros, então, não li a resenha toda com medo de pegar spoilers. =/ Achei os quotes bem interessante, gostei bastante. Principalmente o primeiro e último. hehe ^^ Que chato esses errinhos encontrados nos livros ein? Em algumas leituras eu encontro e fico pensando a mesma coisa Ju, eu que não sou profissional e tô longe de ser perfeita nesse sentido encontro erros grotescos. Imagine quem é profissional?! Sem falar o quanto é chato isso. Algumas leituras até dá pra relevar, tem outras que desestimula. Pelo menos pra mim. rs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que li só o final da resenha com medo dos spoilers. Pretendo ler a série inteira. E pelo que estou vendo todos os livros tem seu encanto e particularidades.
    E pelo que entendi houve uma mudança na narrativa, em terceira pessoa, o que deve ser bom também. Aliás, o que mais gosto em narrativas assim é ter uma visão mais global da situação.
    Estou doida para ler a série e espero conseguir juntar dinheiro logo. rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não teve essa mudança não, eu apenas não comentei nas outras resenhas, mas o fato de o livro ser focado no Simon fez isso saltar aos meus olhos e eu precisei comentar kkkkk. Todos os livros da série são em 3º pessoa!

      Excluir
  3. Confesso que não li, pois pretendo ler essa série em breve!
    Adorei a dica
    Beijos!
    Rizia - Livroterapias - Promoção Marcadores Personalizados

    ResponderExcluir
  4. Olha, vou confessar pra vc Juh, não li a resenha, eu quero realmente MUITO ler esta série e ter varias surpresas, então, não quero nenhum spoiler rsrsrs

    Bjs

    http://my-beautiful-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pois leia Cidade das Almas Perdidas e venha resenhar aqui, pois quero saber o que você achou.
    Confesso que acho que a série perdeu um pouco da essência depois de CoG. Eu gosto do Simon, mas o que eu gostei mesmo nesse livro foi da Camille. Gostei bastante dela, o que só aumentou quando li Anjo mecânico.
    O livro é realmente meio parado, mas nas últimas páginas não dá pra desgrudar.
    E se você tem grandes expectativas com CoLS esqueça, pois ele segue esse mesmo ritmo. Mas vale super a pena ler, a CLary começa a agir como uma verdadeira Shadowhunter e temos mais Maia, o que eu adorei pois gosto bastante dessa personagem e do jeito dela.
    Falaria sobre o Jace, mas não quero soltar spoilers.
    Aguardando a resenha de CoLS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tudo que vc está me deixando compulsiva! Sei que o Jace não vai estar bonzinho mas tenho a sensação que vou amá-lo mais ainda. Desde que não tenha muito de Simon e exageradamente de Clary eu vou gostar ( Não gosto da Clary tbm). Estou louca para ler!!!!

      Excluir
    2. Temos mais Alec e Magnus também. A Clary aparece bastante, mas a impressão que tive é que as cenas fora do "círculo" Clary-Jace-Sebastian saíram melhores.
      O Simon ainda aparece bastante, mas em compensação outros personagens também entram em um foco principal.
      :)

      Excluir
  6. Não li a resenha, só li a sinopse, os quotes são bem legais também. Esse não me parece ser o melhor livro da coleção, mas continuo ansiosa pra ler loogo kkk

    ResponderExcluir
  7. Ok, não li essa resenha porque ainda nem li Cidade dos Ossos, desde aquela vez não chegou pelos correios ainda, então não quero arriscar minha leitura. Nem sei mais o que dizer, a capa é bonita?! Rsrsrs, sério, só posso fazer comentátios decentes nessas resenhas depois que ler pelo menos o primeiro...

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da série e gostei de Cidade dos Anjos Caídos, apesar de concordar com você que tem certos momentos bem monótonos. Também sinto falta do Jace mais "escrachado" e espero que ele volte a ser assim nos próximos. Mas gostei do final e do gancho que ficou para o próximo livro.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha! E achei bem legal cada livro conter uma história diferente, além do mais se tiver algum vampiro envolvido! Confesso que prefiro descobrir quem é o vilão da história só no final do livro, isso da um ar de mistério, de suspense e faz com que me sinta empolgada ao ler o livro e querer ver o final o mais rápido possível! Fiquei triste em saber que a personalidade do Jace não ser a mesma dos livros anteriores, porém fiquei bem feliz que ele está namorando a Clary! E livro que é livro deixa um gostinho de quero mais, não concorda?! Ju, você não estava brincando quando disse que a resenha continha spoilers, eu apesar de não ter lido os primeiros livros descobri várias coisas! :p Em relação aos quotes amei os dois últimos, eles com certeza falam a verdade!

    ResponderExcluir
  10. Querida serei bem sincera, como já pedi os livros, fiquei com medo de ler a resenha, mas assim que ler todos eu volto e leio tudinho!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Eu posso confessar que li a resenha inteira? kkkkkkkkkk
    Ju, não sei se você tirou todo o tesão que eu tava quando li a resenha do primeiro livrou ou só diminuiu a curiosidade.
    Você tem o dom de escolher quotes lindos e curiosos!
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não apenas a Record, mas uma boa parte das Editoras estão pecando um bocado com essas revisões. Mesmo que a gente não seja expert nesse assunto, o revisor é, e me desculpem, mas eu acho inadmissível um livro ser lançado com alguns erros. O cara é pago pra isso, só precisa ter atenção e fazer seu trabalho direito.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)