Muitos de vocês já devem estar acostumados com o termo. Dentre as obras literárias que se encaixem neste gênero temos: Laranja Mecânica, 1984, A Revolução dos bichos e o que eu julgo mais conhecido no momento Jogos Vorazes, além destes a trilogia Estilhaça-me que é um dos assuntos principais da semana também está classificada nesta categoria. Mas afinal de contas, o que realmente seria uma distopia?
O Gênero mais conhecido como distopia também pode ser chamado de anti-utopia, ou seja, o contrário do ideal que prega a utopia. Geralmente caracterizada por um governo opressor, tecnologias avançadas ou um mundo pós-apocalíptico, mas nem sempre é necessário que todos esses fatores se encontrem em uma obra para que ela seja classificada Distópica.
A narrativa geralmente acontece em um futuro não muito distante, onde a sociedade é dominada e passiva, confiando em uma drástica mudança governamental para que os problemas ambientais e de ética sejam resolvidos, o que nem sempre acontece e favorece apenas uma pequena parcela da população.
A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.
O gênero não é apenas encontrado nos livros, há vários filmes que também retratam este universo, entre eles encontramos Clube da luta (que por sinal é baseado no livro do autor Chuck Palahniuk), Planeta dos Macacos, Blade Runner, V de Vingança, entre muitos outros. Sem contar também os seriados. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar de Fringe ou Continuum, duas séries que abordam o assunto.
Mas porque abordar esse assunto na semana dedicada à Tahereh Mafi? Simples, caro leitores, Estilhaça-me é também uma trilogia distópica, onde um governo opressor tomou o poder e agora obriga os seres humanos a viver em condições de miséria, alegando que a ação do homem tornou escasso os recursos naturais. Estilhaça-me foi o primeiro distópico que li, logo depois me interessei por Destino e alguns outros, o único que ainda não tive oportunidade de ler e está em alta é JV, mas pretendo mudar essa situação em breve.
E aí, o que acharam? Já sabiam o que caracterizava o Gênero Distopia? Espero ter conseguido passar a informação de forma clara, já que não sou nenhuma especialista no assunto. Abaixo deixo para vocês algumas referências que usei na minha pesquisa, lá vocês podem encontrar maiores informações sobre o assunto. Boa Leitura!
Fonte:
WikipediaWho's Thanny?
Júh
Zanotti
Eu não consigo gostar do tema, com exceção é claro de "Laranja Mecânica" que é um dos meus Livros/Filmes preferidos, mas todos os outros que eu li ou tentei ler me decepcionaram e muito, então prefiro manter distância, mas como eu já havia comentado no seu post sobre "Estilhaça Me" eu gostei muito da premissa desse livro e fiquei bastante interessada e quero muito mesmo ler!
ResponderExcluirEu li "Estilhaça-me" (e estou louca para ler o segundo livro rs) e ,bem, eu não sabia que este livro pertencia a este gênero,até pouco tempo atrás rsrsrs e acabei descobrindo que amava distopias mesmo quando era uma completa ignorante no assunto rsrsrs.Eu ainda tinha certas dúvidas sobre o tema e este post acabou com elas por completo.obrigada e beijos.
ResponderExcluirJá conhecia o conceito, meu problema é conseguir gostar das histórias! rs
ResponderExcluirEstou tentando e muito. Já li alguns livros, outros eu abandonei. Estilhaça-me é uma esperança, pelas críticas positivas e resenhas. Espero gostar bastante!
bjs
Amo esse gênero!
ResponderExcluirAdorei saber mais!
Beijos
Rizia - Livroterapias
Eu ainda o que é distopia, já tinha lido alguns livros do gênero, mas ainda não conhecia o conceito. Dos livros que eu li, eu gostei de todos, principalmente estilhaça-me!!
ResponderExcluirAdoro esses livros do gênero, é sempre gostoso de ler. Desse tipo o meu primeiro acho que foi dos livros de Jogos Vorazes...nem lembro, li tantos assim! É muito gostoso. E esse livro dela parece que está ficando bom, pelas resenhas do novo senti que a coisa ficou melhor que o primeiro. Espero ler em breve.
ResponderExcluirAdorei o post! Sabia o que era distopia mas essa postagem me acrescentou muitas coisas!
ResponderExcluirAté agora de livros distópicos só li A seleção, mas tem muitos outros distópicos que quero muito ler: Jogos vorazes, Estilhaça-me (que vou ler em breve), Never Sky, entre outros!
Beeijos,
iSteh
Já sabia o que era, entendi depois que li Jogos Vorazes.
ResponderExcluirO post ta ótimo pra quem não sabia c:
E, de um minuto para o outro, descubro que amo coisas distópicas e estou escrevendo uma história sobre.
ResponderExcluirAmei sua explicação, sério. Nunca soube bem o que se tratava, mas imaginava ser algo legal, que eu gostasse. Pois é, explicado.
Beijos.
Karol,
http://heykarol.blogspot.com.br/
Eu sabia alguma coisa sobre dispotia mas gostei de saber mais.
ResponderExcluirFiquei bem intrigada com o gênero....
Achei esse post ótimo. Já sabia o que é distopia, mas é sempre bom sabermos mais sobre algo. Confesso que nunca tinha parado pra observar esse gênero em outras áreas.
ResponderExcluirJá li "Jogos Vorazes" e amei. Inclusive é a melhor que já li até hoje. Leia que você não vai se arrepender.
@_Dom_Dom
O único livro distópico que li até agora foi Delírio, e adorei!
ResponderExcluirJá estou com Divergente aqui para ler, e espero gostar tbm.
Beijos!
Gostei do post, bem esclarecedor!
ResponderExcluirAinda não li nenhuma distopia. Tô pensando em começar por A Seleção, pois não curto muito essa matança que rola em Jogos Vorazes, rs.