segunda-feira, maio 20, 2013

Resenha: Estilhaça-me #SemanaEspecialTaherehMafi


Título: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2012

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Eu não sou um monstro. Juliette está trancafiada em uma cela há 264, sem qualquer interação com o mundo exterior. Considerada perigosa, ela pode matar apenas com um toque. Sem o controle de seu poder e sem ao menos entender direito porque é assim ela só queria poder tocar e ser tocada sem que isso causasse dor nas outras pessoas. Ela se sente como uma planta carnívora prestes a sugar a energia de quem ousar tocá-la. Juliette não fala com um ser humano à muito tempo, até que de repente é informada que terá um colega de cela. O nome dele é Adam, e fez parte do passado de Juliette, mas não parece se lembrar disso. O medo toma conta da jovem, que prefere que ele nunca se lembre ou saiba o quão perigosa ela pode ser. Mas  tudo muda quando a cela é invadida por homens armados que a levam dali diretamente a Warner, o jovem comandante do setor 45. O mundo lá fora está mudado. O Restabelecimento tomou conta de tudo, promessas que garantiam a salvação de todos não estão sendo compridas, e os civis vivem em uma condição sub-humana. E tudo o que eles querem de Juliette é que ela se torne uma arma capaz de amedrontar a todos. 

Desde o início da narrativa Juliette mostra que é uma personagem forte, que não se deixa levar por todo o sofrimento que passou. O livro é narrado em primeira pessoa, o que facilita para absorvermos os sentimentos de Juliette, e confesso que durante muitas passagens me senti angustiada por ela. O sofrimento está estampado em cada página e o que mais angustia é exatamente o que ela não nos diz mas é o que mais deseja. Posso dizer que apesar de ser rejeitada pelos pais e pela sociedade ela é bastante conformada com sua situação, pelo simples fato de se achar um monstro é como se ela se culpasse por ser como é. Quando falo da força da personagem o que me vem a mente são as cenas em que ela enfrenta Warner, sem medo do que ele possa fazer para ela. Juliette luta pelo amor e por sua liberdade e não pretende fazer parte dos planos de O Restabelecimento. A única coisa que realmente me irritou nela é que ela usa muita repetição de palavras e ideias nos seus pensamentos, como se quisesse se afirmar.

Os personagens secundários não deixam de ser importantes para a narrativa, tanto Adam quanto Warner foram muito bem construídos e desenvolvidos. O segundo chegou a me dar arrepios de medo de tão sádico que ele chega a ser, e não que isso compense este fato, mas ele é absurdamente bonito com seus cabelos loiros e olhos verdes. E está obcecado por Juliette e o que ela pode significar para O Restabelecimento, tão obcecado que a quer a todo custo, mas primeiro ela precisa querer estar com ele, é até engraçada a forma como ele a pressiona sem pressionar. E quanto a Adam, ele é o perfeito cavalheiro, que teve um passado obscuro também e que só quer o bem de Juliette.

Em um momento em que encontramos distópicos a torto e a direito nas prateleiras das livrarias, Estilhaça-me conseguiu ser quase único. A forma objetiva como a autora escreve nos envolve na leitura. Seus personagens tão humanos e ao mesmo tempo complexos nos fazem ler o livro sem que nos demos conta do tempo à nossa volta. O romance, é claro, está presente no livro mas não é de forma alguma o tema central da narrativa, acredito que por Juliette estar trancada a tanto tempo e não poder ser tocada faz com que quando isso acontece ela meio que se deslumbre um pouco com a situação. Não que eles não sejam apaixonados, mas acho que a relação não é tão consistente quanto deveria. Mas é obvio que eu tive essa noção apenas agora que reli o livro, em um primeiro momento estava deslumbrada com a "forte" ligação entre o casal de pombinhos.

Por ser narrado por Juliette o livro tem um toque poético característico da personagem, o que ajuda a leitura fluir, apesar de algumas interrupções que chega a dar uma leve irritada, talvez possa classificar isso como uma quebra de clima, ocasionado pelos medos e inseguranças da personagem. As passagens do livro foram quase nítidas para mim, Tahereh Mafi conseguiu que eu me transportasse para o universo que criou, enquanto lia me senti parte do sofrimento e das alegrias dos personagens até mesmo me senti parte da loucura lúcida de Warner.

Quanto a capa eu gostei, mas confesso que sou muito mais a americana, como sempre capas com pessoas não me agradam muito, mas a modelo é bem parecida com a imagem que tenho da Juliette. Como sempre a diagramação está boa e não percebi nenhum erro gritante na revisão, a letra é em um tamanho razoável para leitura, enfim, foi feito um bom trabalho. Recomendo com certeza, este é na verdade o primeiro distópico que li e acabei me interessando pela temática, muitos vieram depois dele, mas com certeza Estilhaça-me é meu xodó!


Envolvente e Poético.

Quotes do Livro:


"Estávamos nos matando na tentativa de permanecermos vivos. O tempo, as plantas e a sobrevivência humana são indissociáveis. Os elementos naturais estavam em guerra uns com os outros porque abusávamos de tudo. Abusávamos de nossa atmosfera. Abusávamos de nossos animais. Abusávamos de nosso semelhante."

"O mundo é achatado. Sei porque fui atirada da margem do planeta e há dezessete anos ando tentando me segurar. Há dezessete anos tenho tentado escalar de volta, mas é quase impossível quando ninguém está disposto a lhe dar a mão."

"O colapso da sociedade humana não deve vir como uma surpresa. Nós o causamos a nós mesmos."


"- Não quero que você toque em mim - minto.

- Você não tem escolha. - Ele olha para mim.
- Sempre tenho escolha."

Júh
              Zanotti

13 comentários:

  1. Nossa, adorei sua resenha, é o primeiro livro na temática que me interessei, fiquei de verdade com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Doida para ler esse livro!!!!
    Beijos.
    www.diariodostreze.blogspot.com visita?

    ResponderExcluir
  3. Já tenho o livro, mas não o li ainda e acredite não lê-lo é uma tarefa difícil, pois vejo várias resenhas o elogiando é uma opinião quase que unanime, mas como quero esperar até ter a trilogia completa acho que a minha leitura ainda vai demorar um pouco, a capa de Estilhaça-me é bem mais bonita pessoalmente, mas nunca gostei muito dela, já a de Liberta-me em relação a Estilhaça-me é bonita, mas em relação as capas norte-americanas tbm é bem feinha.

    ResponderExcluir
  4. 5 estrelas? Que beleza.
    Não sei porque estou enrolando tanto para começar esta leitura. Tenho o livro há um bom tempo, mas sempre passo algum na frente. Na verdade, acho que é pelo fato de não estar me "acostumando" muito bem com as distopias.
    Mas aparentemente Estilhaça-me tem um brilho próprio, é diferente. Além disto tem uma personagem forte, e gosto disto.
    Vou ler!! Valeu pela resenha inspiradora. =)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha que eu vejo desse livro, adorei. Gostei mais porque o romance não é o foco ( eu acho muito chato quando é assim).
    Não gostei da capa também, ainda não vi a edição americana mas provavelmente irá me agradar mais c;

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler esse livro!!!!
    Assim q terminar A Seleção vou começar a ler ele!!!!
    Me apaixonei ainda mais depois de ler a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa resenha expressou muito bem minha opinião a respeito de Estilhaça-me! A única coisa que me incomodou foi a repetição de palavras. Não me importei com o riscos mas aquela repetição repetição repetição, isso sim me incomodou. Eu gostei muito do Warner e agora estou louca pra ler Liberta-me mas antes quero ler Destrua-me pra conhecer mais do Warner.

    ResponderExcluir
  8. Quando li achei meio fraco, mas é bem bom. Tem tudo para ficar melhor, só espero que o próximo suba de nível. Esse foi bom para um começo de trilogia, mas não senti aquela coisa doida, aquele clima de quero mais. Quando acabei queria mais pra saber no que dava, curiosidade mesmo....E é meio chato essa coisa das repetições e troços riscados..me senti doida lendo! xD

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li, pois como se trata de uma trilogia, prefiro começar a ler quando estou com todos os volumes em mãos. Está sendo uma tarefa difícil, pois como gosto de "X-Men", e sei que a autora bebeu dessa fonte, não lê-lo está fogo. Rsrsrs
    Gosto de protagonistas fortes e que não ficam de mimimis. E gosto também de personagens secundárias interessantes, e pelo que li aqui, isso não falta no livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. A Juliette ser uma personagem forte é bastante animador!
    Eu acho a capa bonita, mas não sei, tem algo na história que não me agrada, deve ser por ter dois "mocinhos", o que pode levar facilmente a um triangulo amoroso, que eu não suporto :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Também não sou muito fã de capas com modelos, mas algumas são bonitas, como essa por exemplo.
    Ainda não me aventurei pelo mundo distópico, mas estou pensando seriamente nesse assunto, rsrs. Mas prefiro algo mais light para começar.
    A Juliette lembra um personagem dos X-Men.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da capa é muito bonita. Estou bastante ansiosa para ler esse livro, pois sua sinopse me deixou muito curiosa sobre esse mundo distópico que foi criado nessa serie.

    ResponderExcluir
  13. Ai gente, só eu to ODIANDO o livro :(

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)