segunda-feira, maio 13, 2013

Resenha O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza


Título:
O Eterno Barnes
Autor: Salustiano Luiz de Souza
Editora: Novo Século
Lançamento: 2013
Skoob
Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?
Barnes é um neurocirurgião. Ele foi diagnosticado com um Câncer e ao invés de utilizar seus últimos esforços para o tratamento adequado a sua doença ele resolve que quer viver para sempre. Para isso realiza diversos estudos e descobre enfim um meio de transportar sua consciência e memória para um outro corpo utilizando processamento de dados em um computador. Ele sabe que isso exigirá sacrifícios de sua parte, mas o que é a morte de um paciente quando sua vida está em jogo? Para realizar seu intento o médico não mede esforços e atropela pelo caminho algumas pessoas inclusive as que o amam.

Ao ler o primeiro capítulo do livro fiquei bastante intrigada, a narrativa envolve um grande suspense logo no início, mas confesso que depois disso esperava mais do que me foi apresentado. A história em si tem um foco bacana e o autor soube utilizar alguns elementos a seu favor. Mas infelizmente achei que há pouca história e muita reflexão. O personagem principal é um homem bastante inteligente que vive a citar frases de efeito ou de grandes pensadores e escritores.

Em certo momento há pessoas demais envolvidas na história, algumas querendo se aproveitar dos estudos de Barnes, essas são completamente oportunistas e outras apenas vendo o bem que faria revelar sobre o conhecimento que o doutor adquiriu durante todo o seu estudo. Afinal de contas essa pesquisa pode ajudar milhares de pessoas e ser um grande avanço na medicina moderna. Mas Barnes não quer compartilhar seus conhecimentos seja para o bem ou para o que quer que for. O médico está obcecado pelos resultados que pode alcançar e para isso está disposto a não dar importância à ética e a moral.

Apesar da ressalva sobre as várias reflexões encontradas no livro acredito que todos os personagens foram bem trabalhados e seguem suas características de acordo com o planejado. A narrativa é em terceira pessoa e se alterna conforme o capítulo, mas por ser tão cheia de reflexões deixou a leitura um pouco enfadonha e carregada. Mas acredito que uma boa parte do público que pegar a história para ler irá gostar, ela é intrigante e cheia de suspense. Acredito que valha a pena dar uma chance.

A diagramação é simples, e a letra um tanto quanto boa para ler, as paginas amareladas também ajudam e a capa que na minha opinião não é muito chamativa tem um sentido próprio. Para quem não conhece, as mãos se tocando remetem ao quadro de Michelangelo “A Criação de Adão” e a achei bastante sugestiva. Achei que a Novo Século fez um excelente trabalho com o livro.

Ação prejudicada pela reflexão!

Quotes do Livro:

"Meu sorriso, minha voz, meus pensamentos, meu eu, tudo em mim é único. E esta singularidade a morte ceifa e se acaba para todo o sempre. Mas agora isto acabaria. Pelo menos para si. Detinha a chave da eternidade."

"Na cabeça Barnes, agora seu projeto estava muito claro. Buscava a eternidade e cada vez mais encontravam os meios de conseguir encontrá-la. Era um alquimista e iria em busca de sua pedra filosofal."

"Aquelas minúsculas pontas seriam a porta de entrada do cérebro de Alexandre, seriam o elo entre duas pessoas, uma conexão com o divino, fator que fundiria o criador com sua criatura."

"Eu sou alfa e ômega, o princípio e o fim, eu apenas sou e estou e a música era por demais divina."
Júh
              Zanotti

25 comentários:

  1. Não gostei da capa e a história não é lá das melhores pra mim, não deu vontade de ler :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bianca, eu me empolguei bastante com o primeiro capítulo, mas depois percebi que não era lá muito meu estilo de leitura, apesar de não ser horrível. Achei que foi uma boa ideia só que poderia ter sido melhor desenvolvido

      Excluir
  2. Eu não tinha me interessado muito no livro, até ler uma resenha que falava sobre alguns aspectos de filosofia que aparecem na história. Aí me pegou.
    Talvez o ponto que você citou como negativo, seja positivo ao meu ver. Gosto muito de reflexões, acho que tornam a obra mais significativa.
    Mas também depende de como são colocadas. Se ficar só nisto e o propósito não foi uma dissertação filosófica, aí realmente é chato! rs
    De qualquer forma, gostaria de ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como disse na resenha Ana tenho certeza que alguns vão gostar bastante do livro, principalmente o público que gosta desse tipo de artifício em uma obra, mas confesso que não faz meu gênero

      Excluir
  3. Gostei dos quotes mas não me empolgou muito a história do livro, até me interessei pela sinopse mas no meio da resenha perdi o interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuha nossa te desanimei tanto assim, bom a verdade é que não é um dos melhores livros que eu li, mas não é de todo péssimo :)

      Excluir
  4. A capa podia ser mais atraente não é?
    Achei a ideia do livro em si bem diferente e instigante, mas não sei se gostaria muito depois de ler sua resenha, provavelmente daria a mesma nota para ele que vc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É também achei isso sobre a capa Ketelin, mas como disse ela tem todo um significado. Bom de uma chance ao liveo, vai que gosta mais do que rs

      Excluir
    2. É como disse para Ketelin acima apesar da capa ter um significado tbm achei que deixou a desejar. Bom leia e depois me conte o que achou :)

      Excluir
  5. Tô bastante curiosa para ler esse livro, já havia lido uma resenha antes e realmente me interessou, a sua só aumentou o interesse. Só não gostei muito da capa :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, que bom que ficou com vontade mesmo a resenha sendo um pouco negativa :)

      Excluir
  6. Muito interessante esse livro dele, só vi resenhas positivas, deu pra perceber que é um ótimo trabalho. Mas confesso que não é meu tipo de livro, por enquanto não tive muita vontade de ler =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, bom a hsitória é interessante sim, mas não diria que a resenha foi totalmente positiva, acredito que exista publico para essa narrativa, mas depois do 1º capítulo ela não me agradou muito não :/

      Excluir
  7. Eu até que me interesso por esse tipo de história. O grande problema é essa questão da narrativa ser um pouco reflexiva. Gosto mais das narrativas mais diretas e com um ritmo mais acelerado. Mesmo assim, se tiver oportunidade, darei essa chance.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois Dom, eu tbm não gosto de narrativas que se arrastam em reflexões, mas acho que deveria sim dar uma chance ao livro, vai que vc gosta :)

      Excluir
  8. Já li várias resenhas positivas dessa trama.
    A premissa é diferente, mas não conseguiu despertar meu interesse...

    ResponderExcluir
  9. Fiquei em duvida se vou gostar ou não, por isso fiquei ainda mais curiosa para ler!! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Só no comecinh da resenha eu já não curti muito, mas depois fui ficando curiosa, e depois dos quotes então.. morrendo de vontade!
    Bacana o protagonista ser neurrocirurgião e envolver ciência no livro, são temas tão pouco abordados nos livros que eu andei lendo que vai sre bacana ter algo diferente.
    Gostei da resenha.

    beijos

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha, n gostei muito da capa, mas a historia parece ser muito interessante...

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, o livro parece ser muito interessante, mas cá entre nós eu tenho um certo preconceito com a NS >.<

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tudo bem que é uma ficção, mas ja imaginou guardar suas memorias em um pc... muito louco isso... agora viver eternamente é demais pra mim!
    Mesmo assim eu gostei bastante do enredo, tudo que envolve neuro mesmo que em ficção me chama a atençao. Tenho um motivo pra isto, é logico... mas outro dia eu te conto ;)

    participando da promo com certeza...

    Bjs
    Val.......

    ResponderExcluir
  14. Entendo que a reflexão possa ter sido excessiva no livro, mas sabe que me interessei pela história? Isso porque vemos com tanta frequência oportunistas tirarem vantagens das pessoas que é interessante ler uma obra na qual o protagonista tenta enfrentar isso em nome... Em nome do medo de morrer? (rs) Lidar com o luto de si mesmo, ainda que esteja vivo, parece render uma ótima história. :) Gostei da ousadia do autor.

    ResponderExcluir
  15. Não gostei muito da capa sendo sincero..
    Mas gostei da resenha e me interessei muito pelo livro espero ser o ganhador!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Não gostei muito da capa, e a estória em si parece ser boa,
    mais tenho que confessar que não eh um dos meus temas favoritos :/ mais parece interessante :]

    ResponderExcluir
  17. Estou bastante curiosa a respeito desse livro e quero muito ler. Adorei saber mais um pouco dos personagens e da história. Vou experimentar ler e saber o desfecho dele.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)