sexta-feira, maio 24, 2013

Resenha: Liberta-me - #SemanaEspecialTaherehMafi


Título: Liberta-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2013
Skoob

Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
Juliette se encontra finalmente a "salvo" no Ponto Ômega, lá ela descobriu que existem mais pessoas como ela e finalmente sente que pode ser aceita e feliz, é assim que acreditamos que será desde o fim de Estilhaça-me. Infelizmente as coisas não correm tão bem assim. Depois de perceber que mesmo entre os seus ela é considerada um monstro a jovem se isola e se sente incapaz de superar as expectativas daqueles poucos que confiam nela. O Restabelecimento está na ofensiva, a procura do quartel general da resistência e cada vez mais perto de atingir seu intento. A guerra é eminente e Juliette precisa aprender a controlar seus poderes e de certa forma tornar-se o monstro que nega ser desde que tudo isso começou. No meio de tudo está seu amor por Adam e a possibilidade de tudo ter que acabar. E um inesperado refém pode chegar para balançar mais ainda o que já é incerto.

Lembram-se daquela Juliette forte e destemida que descrevi na resenha de Estilhaça-me, pois bem, ela se foi e deve estar trancada em um lugar bem escuro e inacessível, pelo menos em boa parte da narrativa de Liberta-me. Com o conhecimento de que é tida como altamente perigosa até mesmo entre pessoas como ela Juliette se fecha completamente em seu mundo. Um lugar onde apenas Adam é capaz de chegar e talvez Kenji com sua agradável irreverência. O início da narrativa é um pouco lento, já que ele se desenrola em torno da comiseração da personagem com relação a si mesma. Posso dizer isso só começa a melhorar depois de umas cem páginas e ainda não chega a ser suficiente. É necessário que ela leve uma boa de uma sacudida para perceber que não é a única pessoa no mundo com problemas e que se ela quer ser melhor ela precisa se erguer e parar com a autopiedade.

“[...]todo mundo tem uma história triste, ninguém está aqui de férias.”

Nesta segunda parte da história também vemos Adam perder um pouco de espaço. Depois de descobrir porque é capaz de tocar em Juliette ele se concentra em se controlar para poder estar junto dela, o que faz com que os dois se afastem um pouco, isso piora ainda mais quando a própria Juliette descobre o motivo. Em compensação temos doses extras de Warner. Para quem já leu destrua-me e está mais familiarizado(a) com essa nova faceta do personagem não será uma grande surpresa, mas ele se torna mais e mais cativante com o decorrer da narrativa. Chega a dar um tilt na mente, já não sei mais se sou Team Adam ou Team Warner. Descobrimos várias coisas sobre seu passado, o que ele precisou suportar nas mãos do pai, o por que de ser assim como é e o fato de que ele foi criado para a ação e não para emoção. E, por isso, já podemos ter uma ideia do quão doloroso deve ser para ele amar Juliette tão intensamente.

Com a guerra tão em eminencia neste segundo livro, somos apresentados a um governo mais ofensivo. Nas cenas em que Warner aparece com o pai imaginei sinceramente o pobre coitado com o rabo entre as pernas. O Comandante Anderson é muito pior do que o filho demonstra ser no primeiro livro. Ele é realmente sádico e cruel e adora se divertir as custas do sofrimento dos outros, principalmente do próprio filho. Este livro é muito mais cheio de ação e o envolvimento de novos personagens trás uma nova perspectiva a história, que por sua vez é cheia de reviravoltas e revelações surpreendentes. Pode ter certeza que você vai ficar de cara com algumas!

Enfim, apesar de no começo ter me irritado profundamente com algumas cenas de Juliette, com o decorrer da narrativa a história vai ficando mais empolgante até chegar o momento em que você não conseguirá mais largar o livro. Eu fui maravilhosamente surpreendida por Tahereh Mafi conseguir manter o ritmo e a escrita do livro anterior e fazer dessa parte da história algo muito mais rico e humano. A angústia ainda está estampada por todos os poros de Juliette o que faz com que entremos de cabeça em seus pensamentos e dúvidas. E o fim, ah meus queridos, esse vai deixar você prostrado ao chão desejando desesperadamente o próximo volume.

O que não mudou muito é que a autora ainda utiliza do recurso de repetição de palavras, mas não tanto quanto em Estilhaça-me, o que eu sou absurdamente grata, porque as vezes aquilo me irritava profundamente. A diagramação está perfeita, e a Novo Conceito fez um bom trabalho, encontrei alguns errinho de digitação, mas nada que chegue a ser gritante (provavelmente vocês encontrarão alguns na resenha também). A capa, apesar de não ter agradado praticamente ninguém, não me incomodou, mas ainda prefiro a americana que é cem vezes melhor. E se eu já havia recomendado Estilhaça-me para esse eu sugiro que você abandone todas as suas leitura e se agarre a ele assim que possível, não vai se arrepender pode ter certeza. 

Perturbador e surpreendente!



Quotes do Livro:



"É o beijo dos beijos que nos faz perceber que o oxigênio não é tão importante quanto dizem."

"Os Livros... Eles me ajudam a não perder completamente a cabeça."

"Não sei mais como odiá-lo. Embora eu queira. Quero mesmo e sei que deveria, mas não consigo"

"Amizade não é uma coisa que eu já vivenciei. Nem como criança, nem agora."

Júh
              Zanotti

11 comentários:

  1. Adorei! Já estava super animada para ler Estilhaça-me, mas fiquei mais curiosa com Liberta-me. Acho que é bacana a autora ter aperfeiçoado alguns pontos e mantido o que já era bacana. O que mais gosto é deste clima constante de tensão e angústia passados na história através da personagem principal.
    Não vejo a hora de ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quero ler mas não está entre os primeiros da minha enorme lista kkkk não gostei muito da capa também mas ainda prefiro essa do que de Estilhaça-me.

    ResponderExcluir
  3. Não li a resenha!!!
    Comecei a ler Estilhaça-me e estou gostando muito!!!
    Não quero saber nada!!! Assim q ler os dois volto para comentar!!

    ResponderExcluir
  4. Adoreii a resenha. Ainda não li Liberta-me, só Estilhaça-me. E a cada resenha que eu vejo de Liberta-me, está me deixando mais curiosa. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha. eu ainda não li o primeiro livro Estilhaça-me e agora tem mais esse que já estou marcando na minha listinha para ler. Espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que esse segundo volume não decepcionou em nada. É até legal essa abertura de espaço para outras personagens que são tão interessantes quanto as protagonistas. Aliás, esse Warner já chamava a atenção desde o primeiro livro.
    Enfim, super curioso pra ler a trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Já é a segunda resenha que vejo com 5 estrelas e só elogios. Até agora a coisa está bem boa pra ele heim? Pensei que não ficaria muito bom, tinha esperanças que sim mas já viu né, espera demais e depois quebra a cara. Mas até agora não parece que decepciona. Doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
  8. Não sei se leio essa trilogia, talvez eu espere lançar o último para comprar toda ela de uma vez só. Não gosto quando uma personagem muda dessa forma de um livro para outro (em um forte e no outro chorona..haha), mas pelo menos a autora conseguiu recuperar a Juliette até o final do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Lembro bem da comoção que rolou no twitter por causa dessa capa. Achei um exagero, afinal essa capa não é horrível, mas concordo que a americana é mais bonita.
    O livro te ganhou heim!

    ResponderExcluir
  10. Consegui terminar de ler e <3 KSDKHSDKFHS WARNER/AARON E JULIETTE <3 capítulo 62? O que foi aquele capítulo? Eu amo a escrita da Tahereh, algumas pessoas se incomodam, mas eu acho super diferente e legal:3 E o final! Só estou me perguntando COMO ESPERAR ATÉ JANEIRO? QUERO A CONTINUAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk pirou na batatinha igual a mim. Gente o qpue esse tal de Aaron hein, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh PQP, quero o livro três para ontem!!!!!!!!!

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)