quarta-feira, novembro 14, 2012

Historiando - Queima de livros em Berlim


Para iniciar as postagens da nova coluna "Curiosidades LiteRatas...Você Sabia?" escolhi começar com um assunto que é de interesse mundial. O Nazismo e suas atrocidades. Como a coluna será voltada a eventos que envolvem Literatura (pois é disso que falamos aqui) vou começar contando a vocês sobre o dia 10 de maio de 1933. O Dia em que os Nazistas quiseram extirpar a Alemanha de livros considerados "não-alemães"

Joseph Goebbels, ministro da propaganda alemão, discursa na noite da queima dos livros. 
Berlim, Alemanha, 10 de maio de 1933.


Neste dia, em toda a Alemanha, estudantes simpatizantes do Nazismo queimaram mais de 25.000 livros em praça pública. O intuito dos Nazistas era fazer uma "limpeza" da literatura. Tudo o que não condizia com as ideias do governo, ou que fosse de alguma forma crítico, foi destruído.

As autoridades internacionais da época, o público e a imprensa mantiveram um distanciamento velado dos acontecimentos, classificando o evento como "fanatismo estudantil". Poucas foram as pessoas que se manifestaram contra esta atrocidade literária.

  


Neste dia foram queimados livros de autores conhecidíssimos, como Albert Einstein, Stefan Zweig, Heinrich e Thomas Mann, Sigmund Freud, Erich Kästner, Erich Maria Remarque e Ricarda Huch.

O intuito de usar o fogo era "purificar" radicalmente a literatura alemã. Em um dos muitos discursos da noite, Joseph Goebbels disse: "Esta noite vocês fazem bem em jogar no fogo essas obscenidades do passado. Este é um ato poderoso, imenso e simbólico, que dirá ao mundo inteiro que o espírito velho está morto. Destas cinzas irá se erguer a fênix do espírito novo". 

Em 1934, a "lista negra" incluía mais de três mil obras proibidas pelos nazistas.

Vale recordar que no livro "A menina que roubava Livros", Markus Zusak escreveu uma passagem que refere-se a este mesmo dia, e é neste dia que Lizel Meminger rouba um de seus queridos livros.

Fonte: DW

Júh
                 Zanotti 

2 comentários:

  1. Ju, não tinha reparado que compartilhamos o mesmo gosto por História e curiosidades... vou explorar melhor esse teu marcador Historiando...

    No meu blog antigo eu quase só postava sobre História Geral, com o intuito de começar desde a Antiguidade até a Idade Contemporânea, explorando principalmente as duas guerras mundiais... como tava me dando trabalho demais, comecei esse blog novo bem descontraído e aos poucos estou postando novamente o que salvei do outro blog (está nos rascunhos)... bom ver mais blogs com postagens diversificadas assim, adorei!

    ResponderExcluir
  2. A Segunda Guerra mundial e suas atrocidades. Muito triste ver essa parte da história. Sou apaixonada pela história da humanidade, me graduei em História e amo tudo que se relaciona com a antiguidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)