quinta-feira, outubro 11, 2012

Resenha: O Portal - Eddie Van Feu


Olá gente,
Hoje voltei até aqui para lhes apresentar um amigo. Conheço o Gaspar há alguns anos e sempre dividimos o gosto por literatura, e a partir de hoje ele estará por aqui com resenhas semanais que serão postadas às quintas-feiras. Espero que gostem e que dê tudo certo. Deem as boas vindas ao Gaspar.


Título: ‘’O Portal’’
Autora: Eddie Van Feu
Editora: Linhas Tortas
Ano de Lançamento: 2004
Número de páginas: 253 
Skoob
Sinopse:Três jovens, sem querer, atravessam um portal e vão parar numa esquecida cidade francesa do século XVII, onde um padre está sendo julgado por bruxaria. Eles se envolvem e tentam sobreviver numa época de trevas, enquanto buscam desesperadamente um jeito de voltar pra casa. As descobertas que fazem, no entanto, de quem são, onde estão e do que podem fazer, pode tornar tudo um pouco mais complicado. O Portal é uma história sobre pessoas e como elas podem se tornar elas mesmas quando não tem outro jeito.




E ai bonitas, tudo certo? Começo hoje aqui no blog da Jú, amiga queridíssima minha, a trazer semanalmente uma nova resenha.

E pra minha estréia, começarei falando de um dos livros de uma das minhas escritoras preferidas, que é a bruxa Eddie Van Feu. Vocês vão perceber que eu não falarei muito sobre erros do livro. O motivo é simples... as coisas que eu não gosto nos livros da Eddie são tão poucas, que eu até me esqueço depois. Mas vamos ao que interessa.
É sempre um prazer enorme, uma aventura cheia de emoções e uma viagem incrivelmente mágica ler os livros da Eddie Van Feu.

Em ''O Portal'' três amigos atravessam um portal mágico para a França do século XVII e é ai que toda a grande aventura começa. Você não vai ver belas moças em belos vestidos antigos, carruagens e todo aquele glamour que nos remete quando pensamos na França. Você vai conhecer uma esquecida cidade francesa, numa época de trevas, ódio e violência. Porém vai conhecer, também, amizades verdadeiras e leais, amor e descobertas de quem somos nós (ou eles). Conhecemos (com novos olhos e rumos diferentes) a história que é contada no livro ''Os Demônios de Loudun'' (de Aldous Huxley), onde o padre Urbain Grandier está sendo julgado e torturado por crimes que não cometeu.

Você vai conhecer Lorena, que quer ser mais do que é. Que não está inteiramente feliz com sua condição de ''eu'' atual, e que é uma grande surpresa (bem agradável) no decorrer do livro.

Marcel, que acha que já é o bastante (mas como todos que pensam assim, está enganado, pois estamos sempre mudando, evoluindo; ou esta pelo menos devia ser a intenção de todos nós). Confesso que não foi sempre que gostei dele. Foi um personagem que me fez mudar de opinião sobre ele várias vezes.

Já Marcos... esse não tem como não gostar. O palhaço da turma, sempre com algo engraçado para se dizer e para se tirar de cada situação (seja ela qual for, boa ou ruim). Porém é um amigo leal, e de um grande coração.
O padre Urbain Grandier, a própria escritora diz que, ou você o ama ou você o odeia. Eu não consegui ter uma opinião concreta sobre ele. Às vezes gostando, e às vezes o achando chato.

Esses três amigos se envolvem diretamente na história do padre que está em julgamento, tentando salvá-lo e tentando ao mesmo tempo, salvar suas próprias peles, enquanto tentam desesperadamente voltar para casa. A partir daí são cenas de lutas, de comédia, cenas pra rir, pra chorar e pra se assustar. Se assustar por ver até onde o homem, cego pelo ódio e ignorância, pode e pôde chegar.

O livro é narrado em terceira pessoa, e tem uma narrativa gostosa, rápida e bem escrita. Como eu disse no começo da resenha, eu sou suspeito pra falar dos livros da Eddie, já que sou super fã dela. Mas não tem como fechar os olhos pra algumas coisas, e uma delas são erros de revisão. O livro tem muitooooos deles.

Mais em um todo, o livro é ótimo. Uma história que você consegue rir, se divertir e ficar com medo pelos personagens. Se emocionar e se sentir bem ao lê-lo.

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Um beijo e até a próxima.



[Porque Revisão conta ponto]


Quote do Livro:

''A necessidade de ser amado pode ser considerada a maior de todas as necessidades humanas. Mais do que comer, mais do que beber, mais do que fazer sexo, o Homem precisar ser aceito e amado e, para isso, ele é capaz de qualquer coisa.''

Gaspar

3 comentários:

  1. Obrigada, Gaspar e Jú, pela resenha! Espero que os leitores do blog curtam o Portal! Ele está à venda no site www.linhastortas.com, com frete grátis! Beijos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)Ae pessoal uma boa oportunidade para aproveitar e comprar o livro!!!

      Excluir
  2. É isso ai pessoal. O livro tem um preço hiper acessivel, vc recebe autogrado pela autora e se diverte com essa encantadora história!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)