É isto um Homem?Autor: Primo LeviEditora: Rocco176 PáginasSinopse: 'É isto um homem?' é um libelo contra a morte moral do indivíduo. No livro, o escritor e químico italiano Primo Levi relembra seu sofrimento num campo de extermínio, sem, contudo, invocar qualquer resquício de autopiedade ou vingança. Deportado para Auschwitz em 1944, entre outros 650 judeus italianos, Levi foi um dos poucos que sobreviveram, retornando à Itália em 1945.É isto um Homem?, conta a história de Primo Levi durante o tempo que passou no campo de concentração Auschwitz-Monowitz, o Judeu Italiano foi capiturado pouco tempo depois de se juntar a um grupo de guerrilheiros ligado ao Movimento "Giusticia e Libertà", ao se declarar Judeu foi mandado ao campo de concentração e como muito outros submetido a condições extenuantes.
A Narrativa de Primo Levi é feita com certo distanciamento emocional, o autor busca narrar tudo o que lhe aconteceu sem se envolver emocionalmente, contudo é impossível não sentir e analisar as atrocidades que ele descreve. Seu relato é cru e através dele vamos descobrindo a que ponto o ser humano chega, a perda da esperança, o viver e lutar apenas para se "manter em pé". É visceral essa história.
O autor esmiuça as covardias perpetradas contra os prisioneiros do campo. Em determinado momento ele traça o perfil dos que tem mais chance de sobreviver e também a "política" monetária do campo. Divide em suas próprias palavras os prisioneiros entre: afogados e sobreviventes, os primeiros enfraquecidos pela fome e exaustão e os sobreviventes os que conseguiram certa posição de autoridade no campo, tendo pouca superioridade em relação aos demais.
Primo Levi chega a dizer que sobreviveu apenas por sorte e pelos companheiros que encontrou no caminho. Seu relato é cru e através dele vamos descobrindo a que ponto o ser humano chega, a perda da esperança, o viver e lutar apenas para se manter-se em frente sem expectativas e esperando a morte, porque de uma forma ou de outra ela viria.
O título da obre é exatamente o que deveria, pois diante das histórias contadas por Levi, as quais ele afirma nenhuma ter sido inventada, nos perguntamos: É isto um Homem?. Através de seus relatos somos capazes de sentir o constrangimento, a penúria e a falta de esperança dos personagens que vagueiam pela sua história.
Quando terminei a leitura desta obra, senti que faltava algo, cheguei a conclusão que o que eu necessitava era a libertação concreta, o futuro do autor, mas se durante toda a narrativa o mesmo não esperava ter um futuro porque dar isso ao seu leitor? Enfim, até agora li histórias sobre o Holocausto que acraditava serem o âmago da questão, mas ao ler, Isto é um Homem? cheguei a conclusão que não sabemos nem a metade do aconteceu naquele local.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)