segunda-feira, maio 14, 2018

[Resenha] A Heroína da Alvorada - Alwyn Hamilton

A Heroína da Alvorada
A Rebelde do Deserto #3
Autora: Alwyn Hamilton
384 Páginas


Sinopse: Quando a atiradora Amani Al-Hiza escapou da cidadezinha em que morava, jamais imaginava se envolver numa rebelião, muito menos ter de comandá-la. Depois que o cruel sultão de Miraji capturou as principais lideranças da revolta, a garota se vê obrigada a tomar as rédeas da situação e seguir até Eremot, uma cidade que não existe em nenhum mapa, apenas nas lendas — e onde seus amigos estariam aprisionados.
Armada com sua pistola, sua inteligência e seus poderes, ela vai atravessar as areias impiedosas para concluir essa missão de resgate, acompanhada do que restou da rebelião. Enquanto assiste àqueles que ama perderem a vida para soldados inimigos e criaturas do deserto, Amani se pergunta se pode ser a líder de que precisam ou se está conduzindo todos para a morte certa.
Em A heroína da Alvorada chegamos ao fim da saga de Amani e os rebeldes do deserto, é enfim a hora de se despedir desta protagonista que tanto cresceu e se desenvolveu desde o primeiro livro e também de seus amigos, é o momento de saber o que acontece a Miragi, como os rebeldes podem ganhar essa guerra e como Ahmed pode tornar seu país de origem um lugar melhor. Mas antes que o fim se aproxime rápido demais os rebeldes que não acabaram presos pelo sultão, precisam descobrir como salvar seu príncipe, sua general e uma das garota Demjis que podem fazer a diferença nessa guerra, e infelizmente a como seguir adiante diante das perdas. Mas para chegar a isso e ganhar essa guerra antes é preciso forjar alianças e atravessar o deserto. Chegou o momento em que Amani é obrigada a tomar decisões que podem mudar o rumo de suas vidas para sempre.
"Eu devia saber melhor do que ninguém a distância que separava as lendas da verdade."
Alwyn Hamilton me conquistou logo no primeiro livro da trilogia A Rebelde do Deserto, a forma como ela conta a história passa uma sensação ao leitor de ser um ouvinte ouvindo uma pessoa querida narrar os acontecimentos. A maneira como ela cria mitos e contos de fada no decorrer dos acontecimentos torna a história ainda mais interessante. Além disso seus personagens são tão bem caracterizados e tem um desenvolvimento tão real na obra, que fica impossível não se simpatizar com todos eles. Até mesmo o sultão que deveria ser a peça odiada dessa narrativa, faz com que o leitor se envolva em sua trama pensando se no fundo ele não está certo em querer as coisas do jeito que quer. 

Apesar disso, senti que o núcleo do sultão foi meio negligenciado neste volume, o personagem que passamos a conhecer mais profundamente em A Traidora do Trono, não tem muita vez neste último volume, e aparece quase esporadicamente, é mais como uma sombra que precisa ser derrotada pairando no fim do caminho, o mesmo pode ser dito sobre o Príncipe Rebelde. Porém, a autora abriu espaço para conhecermos mais sobre os Djinnis e sua prole, os Demjis do deserto (humanos com poderes herdados de seus pais celestiais). Tive a impressão que este livro foi não o encerramento da guerra entre os rebeldes e o sultão, mas sim o fechamento da história de Amani e seu desenvolvimento. Isso não é ruim, pois ela com certeza foi uma personagem incrível de acompanhar.

Outro ponto positivo é com relação ao romance, o foco desta série é e sempre foi a aventura, por isso no decorrer da narrativa apesar de o romance estar presente nunca chegou ao ponto de suplantar a história. Assim como os personagens percebemos um certo amadurecimento neste relacionamento, e o principal é que mesmo não estando em foco é perceptível que a história de Jin e Amani tem um quê de real, com o diferencial que eles não colocam suas necessidades e sentimentos acima de tudo, o amor dos dois não se baseia apenas em uma paixão desenfreada, mas em confiança e apoio mutuo, um romance que deixa de ser clichê por sua essência. 
"Eu me desfiz em suas mãos, e ele nas minhas. Ambos se dissolvendo em areia, poeira e faíscas, até sermos apenas estrelas infinitas entrelaçadas na noite."
Dito isto, tenho que falar sobre como a autora não negligência nenhum dos personagens que criou para sua história chegar a um fim satisfatório. Hamilton soube trabalhar todos os seus personagens muito bem e encaixá-los em momentos assertivos no final de sua narrativa. Além disso, o final de sua história não apresenta apenas o que aconteceu no momento em que se encerra, mas vai além, apresentando o futuro e principalmente o destino de cada um dos personagens principais que fizeram parte da série A Rebelde do Deserto. 

Enfim, A Heroína da Alvorada traz um desfecho muito bem escrito e conduzido, que não deixa pontas soltas e que mantém a qualidade dos livros anteriores da série. É uma aventura que vai tocar o leitor e trazer a superfície sentimentos bons e ruins, mas que são necessários para o encerramento intenso que este livro trás. Prepare-se para sorrir, chorar, se enraivecer e amar essa história tanto quanto eu. 
"As histórias seriam imperfeitas, as lendas seriam incompletas. Mas mesmo que o deserto esquecesse nossas mil e uma noites, saber que ele falaria sobre nós já era o suficiente. Que muito tempo depois de nossa morte, homens e mulheres sentados em volta da fogueira ouviriam que uma vez, muito tempo atrás, antes de sermos somente histórias, nós vivemos."

17 comentários:

  1. Ju, passei correndo pela sua resenha, desculpa. 🙈
    Mas estou com A rebelde do deserto para ler e estou evitando saber informações. Quero me surpreender...
    Mas essa capa está maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amani minha nova heroína literária!
    Como eu ameiiiii esse livroooooo!
    Alwayn conseguiu manter a história dinâmica ágil coesa. Não correu com nada deu espaço para todos os personagens e teve tempo para o amor.
    Demorei pra começar a trilogia mas depois que comecei não quis largar até terminar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju.

    Pelo visto, mais do que nunca, a Amani terá que mostrar ser sábia em um confronto como esse, e que coloca muita coisa em risco, né?

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Muito bom quando uma trilogia termina a contento e bem estruturada, mesmo com alguma ressalva que tenha feito, acredito que a autora trouxe um final para Amani bem fechadinho, sem nenhuma falha.
    Uma ótima semana!
    “Moral é o que te faz sentir bem depois de tê-lo feito, e imoral o que te faz sentir mal.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Tenho acompanhado essa trilogia desde o início e não vejo a hora de poder começar a ler o primeiro livro.
    Amani com certeza é uma das personagens mais fortes dos últimos tempos e seu crescimento é nítido demais desde que lhe foram impostas coisas que ela nem imaginava.
    E o melhor de tudo isso é que o autor acertou na medida nos três livros.
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!
    A edição assim como as outras está lindona, eu adorei conhecer mais um pouquinho do livro, eu li esses dias o primeiro volume e me encontro ansiosa pra continuar essa aventura junto com Amani, amei a escrita da autora tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Vi tanta coisas boas desses livros e deve ser maravilhoso chegar ao fim dessas histórias. A personagem é uma que sempre vejo falando muito bem e pelo jeito dela acho que iria amar. Os outros personagens parecem bem feitos também, isso é legal. Ver o final de cada um já deve chegar a dar aquela saudade, ainda mais por como a autora conta a história tão bem. Adorei isso do romance não ser o foco na história também. Acho que estragaria se focassem muito, tem tanta série que vi fazendo isso quando podia explorar outras coisas que até me desanimaram...
    Bom que a série se manteve forte do inicio ao fim. Tô doida pra ler ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Como não tenho interesse em ler a série A Rebelde do Deserto não conheço o universo que a Alwyn Hamilton criou, talvez por isso eu fiquei meio que perdida ao ler sua resenha de A Heroína da Alvorada... Mas pelo que eu pude entender a saga possue vários personagens, né?! O que confesso não ser uma característica que eu curta em um livro, sem falar que não gosto quando o romance não é o foco da história...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju.
    Eu li a metade do primeiro livro, todavia tive que parar, para dar prioridades a outros livros, mas, depois de ter lido sua resenha, confesso que bateu um certo arrependimento por ter parado, eu gosto que o romance não é o enfoque dessa trilogia e que apesar de tudo ele é desenvolvido, outro ponto que eu também gostei de saber é que a autora trabalhou bem todos os personagens, inclusive os secundários, que na maioria dos livros acabam sendo negligenciados, enfim, não vejo a hora de ler.
    P.S essa capa é linda, assim como as outras duas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!!
    Para ser bem sincera fiquei bem perdida na sua resenha por que não li nenhum dos livros da trilogia A Rebelde do Deserto. Mas tenho muita vontade de ler esses livros da Alwyn Hamilton, principalmente por que adoro histórias que tenham muita aventura.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!

    Ainda estou no primeiro livro e não estou querendo pegar spoiler, mas me anima que você deu 5 estrelas e favoritou. Por enquanto to curtindo bastante a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente não conhecia essa série. Para essa primeira resenha posso dizer que gostei, é um livro que leria com facilidade. Vou tentar conhecer os demais livros.

    ResponderExcluir
  13. Olá, adoro quando os livros de uma série só melhoram a qualidade a capa volume, e aqui temos o livro mais intenso da trilogia, com um desfecho satisfatório que deixar o leitor ansiando por mais do mundo de Miragi, um universo muito bem construído pela autora. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. An-nyong-ha-se-yo!!
    Como peguei essa série logo pela terceira resenha, acabo que estou meio perdida. Vou dar uma lida nas outras pra ver se me interesso mais.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia essa história nem a autora mas fiquei encantada aqui. Pela resenha achei esse livro bem real, daqueles que você vai lendo e se imaginando dentro dos lugares descritos na leitura. Amani é realmente uma heroína né ? ela é extremamente forte, tentando sobreviver salvar os amigos e seu povo com toda a responsabilidade que esses poderes que herdou do pai tem sobre ela. Acho que ele traz uma mensagem de perseverança, de ir em frente independente do desafio que você irá enfrentar. E sem esquecer da força feminina, acho que temos cada vez mais livros retratando isso o que é muito importante, Fiquei curiosa por essa história e com certeza vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não comecei a ler a trilogia, mas estou bastante empolgada com a trama já que Amani parece ser o tipo de personagem que vou amar.
    Adoro quando autora consegue manter a qualidade de todos os livros e ainda dar um desfecho satisfatório a série sem deixar pontas soltas.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Não quero correr o risco de pegar muitas informações sobre esse livro porque ainda não li o primeiro livro e apesar de não ser de um gênero que eu leio muito eu achei a história interessante e tenho pensado em dar uma chance para essa trilogia. Achei legal ver que você deu cinco estrelas e ainda favoritou, sinal de que foi bom mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)