segunda-feira, fevereiro 19, 2018

[Resenha] A cruz de Fogo - Parte 1 - Diana Gabaldon

A cruz de Fogo - Parte 1Outlander #5
Autora:
Diana Gabaldon
Editora Arqueiro

720 páginas
Skoob
Sinopse: Uma história sobre lealdade.

O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína.

A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação.

A Cruz de Fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.
Outlander foi uma série que me causou curiosidade a primeira vista, eu me apaixonei pelo primeiro livro, contudo a partir de " A Libélula no Âmbar" eu passei a ter certo receio da série. Este receio se deve muito a escrita da autora, Gabaldon é uma escritora que preza por minúcias e acaba pecando algumas vezes na extensão de seu enredo tornando a narrativa massiva e cansativa. Ainda assim até o momento a autora tem conseguido me manter curiosa com o destino dos personagens... bom, como eu disse: só até este momento.

Outlander - A cruz de Fogo - Parte I é o livro mais decepcionante até aqui, visto que a autora se apegou muito a introspecção e houve pouca ação. Os personagem se pegam divagando demais, pensando demais em seus sentimentos e experiências do que efetivamente fazendo algo. Um exemplo do quanto isto ficou maçante na narrativa é que a autora narra um único dia apresentando apenas um fato relevante em 250 páginas.

Além disso Gabaldon não abre mão do recurso de se utilizar de muitos personagens, alguns os quais ela retoma de outras fases da narrativa e outros que acabam adicionados no enredo. O problema disso é que muitos deles nem são tão importantes e o leitor não consegue recordar ou encaixá-los na obra. E a meu ver a narrativa expressa boa parte pelo ponto de vista de Claire só piorou tudo, teria sido interessante ver algumas situações pelos olhos de Jaime ou outro personagem, não que isso não aconteça, mas é bem esporádico. Claire é muito introspectiva e não colabora para a agilidade da obra, principalmente quando a autora se envereda pelo lado científico e biológico da profissão de Claire. Tudo muito chato e irrelevante para a série como um todo.

O que pode ser considerado interessante é a forma como a autora apresenta a cultura da época, como explora os problemas e a politicagem das colônias escocesas na America. Também não posso deixar de dizer que Gabaldon sabe trabalhar um enredo crítico e provavelmente deve ter estudado muito para chegar a conclusão desse livro, já que ele é basicamente uma preparação para algo maior, uma guerra que se aproxima. Mas uma coisa eu digo, quando se trata das primeira partes de um novo romance da autora é preciso muita paciência e perseverança para não desistir da série, cheguei a ficar esgotada com o excesso de criatividade da autora para não narrar nada interessante.
"Quando um chefe das Terras Altas convoca seus homens para a guerra [...] ele faz uma e a queima. O fogo é apagado imediatamente, com sangue ou com água, mas ainda assim ela é chamada de cruz de fogo e é levada pelos vales como um sinal para que os homens do clã peguem suas armas e se encaminhem para o local da reunião, preparados para a batalha."
Enfim, Outlander - A cruz de Fogo - Parte I é basicamente uma introdução muito longa para eventos maiores que estão por vir, fato que torna a narrativa cansativa e maçante. Ainda assim chegar ao fim da obra além de ser um alívio é importante do ponto de vista dos acontecimentos finais, visto que um personagem muito importante da as caras e aguça a curiosidade do leitor com o desenvolvimento da sequência. Espero que no próximo Diana Gabaldon não volte a me decepcionar com passagens totalmente descartáveis.
"...Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete o homem. E a lei da coragem era a que ele seguia havia mais tempo."

11 comentários:

  1. Oi Ju!
    Ainda não li os livros exatamente pelo medo de se tornar cansativos, a série de tv até então vem me conquistando.. Minha maior curiosidade quanto a leitura é exatamente a parte da cultura da época e do local, nesse caso é até bom que a autora narre de forma complete.
    Espero que continue curtindo os próximos livros...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    É uma das séries que mais desejo ler, porque ando acompanhando no Netflix os filmes.
    Quero muito um dia poder ler os livros dessa série, mesmo que grandes, eles abordam viagem no tempo e romance, tudo que mais gosto em um livro.
    Bom ver que finalmente eles se estabeleceram.
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma série que já me despertou curiosidade, mas o fato de ser tantos livros e com muitas páginas me desanima. Eu gosto de livros grandes, mas como não conheço tanto a série, fico com receio de ser cansativo.
    E por essa resenha, é o que me parece... uma história cansativa. Espero que os próximos sejam mais motivadores e envolventes.
    Acho que a autora tem muitos pontos negativos, então é certo que não vou ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!
    Sou louca pra conhecer essa série, estou me segurando pra não assistir, qria mto ler primeiro, não sei se vu conseguir mas, vou tentar, espero mto em breve conseguir...
    As capas e enredos estão cada vez melhor.
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que do livro 3 pra frente achei muita coisa arrastada, mas ainda adoro esses livros. Não teve mais aquela graça toda dos primeiros mas até vale a pena. Ela divaga pra caramba, arrasta muita coisa, mas é legal. Gosto de como vai inserindo coisas da história e misturando personagens, a cultura e o tempo e essas coisas. E saber do destino de todos é o que mais impulsiona a gente pra ler. Qual a próxima aventura, o próximo problema e etc. Uns pontos de vista a mais não cairiam mal também, mas até gosto do jeito como ela conta. Dá curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que a história me chama muita atenção e me dá vontade de devorar. Mas infelizmente estou numa fase da vida que estou priorizando livros avulsos e mais curtos, não estou podendo me comprometer com uma série agora justamente pela falta de tempo. Mas está aí uma ótima dica de leitura, obrigado!

    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Ainda não tive coragem de ler o primeiro livro dessa longa série. Mas adoro a série da Tv, principalmente por que gosto bastante da atuação da Caitriona Balfe e do Sam Heughan!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Que pena o que livro tenha te decepcionado tanto.
    Eu quero muito ler essa série, mas ainda não tive coragem, por isso estou assistindo a adaptação para a série de tv e confesso que estou adorando. Um dos pontos que eu acredito que será um problema para mim na escrita da autora, é o dato dela se apegar muito aos detalhes, isso me deixa bem desanimada nas obras, espero muito que isso não aconteça nessa série.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Eu pretendo começar a ler a série antes de assistir. Não tinha visto comentários desse livro ainda, e é chato quando algum livro da série é maçante e diferente do ritmo dos outros. Sempre tem um que tem o ritmo mais lento, realmente. Espero amar muito Outlander!

    ResponderExcluir
  10. Ai Ju, me desculpe, mas provavelmente não lerei! kkkk
    Concordo com você, a Gabaldon , enrola muitooooooooo!
    Eu li o primeiro só pelo sangue de Jesus! kkkkkk demorei quase 1 mês inteiro, e não gostei das histórias, não gostei da Claire, achei ela muito introspectiva mesmo, e como eu tinha ganhado o segundo, comecei, mas era muita explicação e pouca ação. Aí parei, dei de presente meus exemplares. Não quero mesmo continuar a série.
    Mas quem sabe A Cruz de fogo 2 não seja melhor né?
    beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito tempo querendo começar a ler essa série eu até ganhei o livro 5 a parte um e dois mas me falta o tempo e também eu não tinha os primeiros livros então acabei trocando eles mas eu gosto muito da ideia do livro uma série medieval que envolve viagem no tempo impossível não conquistar alguém

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)