terça-feira, fevereiro 20, 2018

[Resenha] Sonhos em Flor - Estelle Laure

Sonhos em Flor
Essa Luz Tão Brilhante #2
Autora: Estelle Laure 
272 Páginas

Sinopse: Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina. Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando. Mas o destino achou que isso não era o bastante. Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida. As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.
Sonhos em Flor é continuação de Essa Luz tão Brilhante, nesta nova história vamos saber o que aconteceu a Eden Jones depois do fatídico final do primeiro livro, em que Eden acaba sofrendo um acidente que pode prejudicar toda sua vida planejada e certinha. Em meio a frustração de não se sentir completa a personagem conseguiu me mostrar que não é egoísta como eu imaginava antes, mas para isso ela teve que trabalhar um pouco seu gênio tempestuoso depois da terrível experiência pela qual passou.
"Depois de tudo o que aprendi, já não acredito em finais definitivos. As coisas simplesmente mudam. Tornam-se outras coisas.
Nós nos adaptamos.
E as vezes adquirimos asas."
Se já não simpatizava muito com Eden antes desse livro eu passei a ter um ranço ainda mais forte da personagem no início de Sonhos em Flor. Após passar por tudo o que passou Eden se torna ainda mais egoísta do que eu imaginava, com uma atitude combativa que não é nada legal ela passa a se afastar cada vez mais das pessoas que se importam com ela. Por um lado isso é bastante compreensível, já que com o que aconteceu ela não perdeu apenas o controle de seu futuro, mas trouxe consigo "do outro lado" algo que parece inexplicável, mas ainda assim se torna cansativo todas as brigas e a atitude de autopiedade representadas pela protagonista.

São justamente as coisas que ela trouxe "do outro lado", as alucinações com flores negras e os sonhos com a garota que estava em coma ao lado do seu quarto de hospital e que ela nunca nem sequer tinha visto antes de se recuperar, que a levam até Joe, uma rapaz que já passou por sua cota de dores na vida e que apenas queria que as coisas fossem diferentes pelo menos dessa vez.  É através dele que Eden vai descobrir mais sobre "Vasquez", nome que ela cria em suas fantasias para a garota do quarto ao lado, e irá aprender que as vezes não ter controle sobre tudo é libertador. A partir disto vamos conhecendo uma nova Eden, uma garota mais relaxada que ainda tem seus sonhos e que planeja alcançá-los mas que não se deixa mais governar pela excelência, uma garota que finalmente aprende a viver.
"Ás vezes, não ter o controle é libertador." 
Além disso também podemos dar uma boa olhada nos protagonistas do livro anterior, Lucille e Digby passam de dois adolescentes tentando enfrentar os próprios erros para dois jovens praticamente casados, achei tudo meio exagerado, mas levando em conta a situação apresentada no livro anterior até que é justificável, mesmo porque querendo ou não o início de um namoro sempre é um mar de rosas.

Quanto a escrita da autora devo dizer que ela valoriza a história não tornando o enredo, que poderia ser repetitivo, algo cansativo. Através de Estelle Laure podemos dar uma chance a Eden, antes de desistir de conhecê-la um pouco melhor, o que ficaria bastante difícil se a narrativa da autora não colaborasse.

Enfim, Sonhos em Flor era um livro bastante esperado por mim e acho que justamente por isso não me agradou tanto quanto eu esperava. Ainda assim foi interessante ver como tudo aconteceu após o fim do último livro, mas não dá para negar que Essa Luz tão brilhante continua sendo melhor e mais envolvente. Li o livro em e-book, que foi cedido pela Editora Arqueiro e não tenho do que reclamar quanto a edição, no mais, se você gosta de romances leves com tendências dramáticas deveria sim dar uma chance a essa duologia.
"Para dizer a verdade, a parte mais assustadora de tudo não é o que aconteceu; é o que teria acontecido se não tivesse sido daquele jeito."

10 comentários:

  1. Ju!
    Pena ter achado alguns trechos exagerados e não ter atingido suas expectativas.
    Já gostei que pode ser lido de forma independente.
    Achei bem interessante o fato da autora trazer a baila o tema 'corpo perfeito' para a função de bailarina e ainda mais porque a personagem cresceu durante toda a trama.
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente apaixonada por esta capa!
    Gostei muito da resenha. Já tinha lido alguns comentários sobre, e todos eram só elogios; foi bom ver uma outra visão da história.
    Me parece que terá um amadurecimento dos personagens ao longo da história, e isso é bem interessante.
    Ainda não li o primeiro livro, então... Mas espero ter a chance de ler ambos algum dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Nao conhecia a autora, mas já me encantei com esse livro, no começo achei que seria bem adolescente, com drama fofo sabe? Mas percebi que a história é mais profunda, principalmente os toques sobrenaturais, coisa que eu gostei bastante pois acredito no que a protagonista está vivendo na história.
    Mesmo ainda não lendo o primeiro, esse livro é uma das leituras que quero fazer em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muita expectativa nesse livro porque ainda não consegui ler o primeiro, mas vontade de ler esses dois tenho e muito. A trama do primeiro foi bem falada demais e gostei de muito do que vi. Parece envolvente mesmo e pega a gente, é uma história que conquista fácil. Ver mais aqui pode ser bem legal. Talvez não chegue a ser melhor ou no mesmo nível que o primeiro mas parece bom. A autora parece escrever de uma forma que nos ganha fácil. E rever uns personagens não é nada mal também.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu li algumas resenhas do livro e de cara já me interessei, agora que conheci um pouco mais sobre ele vou add aos desejados e torcer mto por uma oportunidade para ler, assim como o primeiro tbm...

    Bjs@!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!!
    Que pena que a continuação tão aguardada por você não foi tudo aquilo que imaginou. Não li o primeiro livro e por causa disso não estou familiarizada com a história. Mas valeu a indicação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Achei uma pena o livro não ter correspondido as duas expectativas, isso é realmente ruim quando acontece. Eu não sou muito chegada a personagens egoístas, por isso acredito que esse possa ser um ponto que colaboraria de forma negativa para mim, por outro lado a premissa desse o do primeiro livro me chamou muito a atenção, por isso, pretendo dar uma chance.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que quero ler Essa Luz Tão Brilhante, mas ainda não tive a oportunidade.
    Personagens egoístas não me cativam. Não sei se isso ajuda a história ou se ela desenvolve de outra forma, mas sinto que talvez não goste desse livro :/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa pra ler Essa luz tão brilhante, depois de ler umas resenhas positivas, mas não sabia que havia uma continuação.
    Ai, pena sua resenha, não gostei muito não kkkk
    A Eden parece ser bem chatinha e cansativa, embora pareça ter crescido um pouco no final do livro.
    Acho que lerei o primeiro, daí, só se gostar, pego esse! kkkk
    beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse livro ele é tão delicado e Sutil que foi fácil para mim me apegar a ele e eu e em certos momentos eu odiei a Éden O bom é que pelo menos ela amadureceu no decorrer da história mas ela me foi um pouco frustrante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)